DR. UP E O MONSTRO DA RESSACA

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Atenta às inovações, a empresa Ultrapan lançou a primeira bebida da categoria antirressaca do Brasil, o DR. UP, um produto pioneiro com atributos que aliviam os efeitos do consumo excessivo de álcool e abusos alimentares. Depois do processo de pesquisa e desenvolvimento, o marketing da empresa se deparou com uma preocupação. Como divulgar todos os benefícios do DR. UP sem prometer a cura e, principalmente, não incentivar o consumo do álcool?

A agência Ígnea, localizada em Campinas, aceitou o desafio e acertou o conceito da campanha. “Domine o monstro da ressaca” foi definido como apelo central da campanha, cuja ideia inicial partiu da personificação da sensação provocada pelo excesso de álcool. “Quem já passou por essa experiência sabe que os sintomas da ressaca transformam até a nossa fisionomia. Você muda, vira outro. Por isso, a escolha da aplicação de faces de monstros em imagens de pessoas”, explica o Diretor de Criação da Ígnea, Tadeu Brettas.

Por outro lado, a estratégia da representação dos monstros foi cautelosa. “Não queríamos apresentar figuras agressivas, repugnantes. Por isso, optamos por expressões bem humoradas, que conquistam o olhar sem sustos. De terror, já basta a própria ressaca”, brinca Tadeu.

Além disso, havia uma preocupação para que a campanha não desse margem para uma possível interpretação de incentivo à bebida ou, ainda, de uma cura efetiva dos sintomas, uma vez que o produto não deve ser confundido com um medicamento. “O apelo não é vender o DR. UP como uma salvação, longe disso, mas sim como uma luz no fim do túnel para aqueles dias marcados por excessos”, ressalta.

A combinação de ingredientes do produto, formada por vitaminas do complexo B, água, sais minerais, cafeína e glicose, atua para acelerar a recuperação do organismo de sintomas como: dor de cabeça, náusea, desidratação, fraqueza muscular e cansaço. “Para completar esse raciocínio, assinamos as peças com ‘Você de volta’, uma frase curta e direta, que reforça os benefícios da bebida”, diz Tadeu.

“Optamos pela cor azul de fundo, para dar a sensação de bem estar, assim como os cubos de gelo, que indicam também que o produto deve ser consumido gelado”, destaca o Diretor de Criação e Planejamento da Ígnea, Marcelo Palma. Com leve toque de abacaxi, o produto deve ser consumido no dia seguinte ao “abuso”.

Segundo o Gerente de Marketing da Ultrapan, Fábio Alcala, por se tratar de uma nova categoria de bebidas, a campanha deve comunicar-se de maneira eficaz com seu público-alvo. “É preciso apresentar as funcionalidades e benefícios do DR. UP  de forma inovadora e sem ruídos”, explica.

O próprio rótulo do produto já é informativo sobre a categoria da bebida. Portanto, os materiais para os pontos de venda valorizam a própria embalagem.

Região

Nesta primeira fase, a campanha será veiculada na região de Campinas com outdoors em pontos estratégicos, além de patrocínio de alguns programas de rádio, portais e mídias sociais. Posteriormente, a campanha será levada a outras regiões do país.

Sobre a Ultrapan:

Fundada em 1990, a Ultrapan, localizada em Valinhos (SP), possui um portfólio diversificado composto por néctares, energéticos, isotônicos, bebidas mistas e doces infantis. Com uma trajetória marcada pelo dinamismo e pela busca por novas tecnologias, a Ultrapan é pioneira no mercado de bebidas, com o uso de ingredientes inovadores, que possuem macro e nanotecnologia em suas composições. Há 25 anos no mercado, a Ultrapan está consolidada como uma organização com instalações modernas e um rigoroso controle de qualidade e de processos. Estão entre as marcas da Ultrapan: Power Bull, Frutaria, Dr. Up, Ken Up, Energil Sport, Tampico, HP, K2, Teko Toy, Teko Candy, Spray Candy, e Mr. Crok.

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