EQUIPE 100% BRASILEIRA

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A BMW do Brasil está prestes a ter um novo marco no automobilismo mundial. Relembrando um pouco da história da BMW nesse segmento e de como os pilotos brasileiros fazem bonito nas pistas, a marca já esteve presente na Fórmula 1 pelas mãos de Nelson Piquet, no campeonato DTM na Alemanha,  com o piloto Augusto Farfus e a estreia bem sucedida no Campeonato Brasileiro de GT em 2012. Hoje a BMW do Brasil anunciou sua equipe 100% brasileira no campeonato mundial de turismo, o FIA GT Series. Comandada por Washington Bezerra e Antonio Hermann preparando os carros, duas fortes duplas irão acelerar nas pistas europeias.

No BMW Z4 #0, o pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno, estará ao lado de outro grande nome do turismo nacional, Allam Khodair. No outro carro da equipe (BMW Z4 #5), o ex-piloto de F-1 e campeão mundial de FIA GT em 1998, Ricardo Zonta, vai dividir a pilotagem com Sergio Jimenez, multicampeão no kart e com vitórias em diversas categorias nacionais e internacionais.

„A BMW tem uma forte ligação com o automobilismo. Esse nosso histórico em corridas funcionam como um laboratório para melhorarmos os nossos produtos e testar novas tecnologias, para garantirmos aos nossos clientes, o mais puro prazer em dirigir. A estreia do BMW Team Brasil no Campeonato Brasileiro de GT do ano passado foi excelente e por isso, decidimos encarar este novo desafio no FIA GT Series, que é ainda mais competitivo, mas acreditamos na qualidade e no talento da equipe e dos pilotos e na capacidade de mobilização que uma equipe brasileira, com pilotos brasileiros terá, competindo num dos mais importantes campeonatos de turismo no mundo”, diz Herlander Zola, diretor de marketing da BMW do Brasil.

Organizado pela FIA e pela SRO (Stéphane Ratel Organisation), o FIA GT Series é na verdade o Campeonato Mundial de Gran Turismo. O primeiro desafio das seis etapas da temporada acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, em Nogaro, na França, mas o campeonato também passará pela Bélgica, Holanda, Espanha e a última rodada será no Oriente Médio.

Para quem quiser acompanhar de perto todas as etapas do campeonato, as corridas serão transmitidas ao vivo pela SporTV.

Calendário da FIA GT Series:

1º de abril – Nogaro (Fra)
21 de abril – Zolder (Bel)
14 de julho – Zandvoort (Hol)
18 de agosto – Eslováquia (Esq)
13 de outubro – Navarra (Esp)
16 ou 23 de novembro – Oriente Médio
 

Para saber mais sobre o campeonato, acesse: www.fiagtseries.com

Ficha Técnica do BMW Z4 GT3:

Comprimento: 4.387 mm
Largura: 2.012 mm
Altura: 1.210 mm
Distância entre eixos: 2.509 mm
Distância entre rodas: 1.623 mm (dianteiras) 1.667 mm (traseiras)
Peso: aprox. 1190 kg
Capac. do tanque/combustível: 105 litros, Super Plus Unleaded (98ROZ)
Chassi/carroceria: Carroceria de aço de construção única, com célula de segurança soldada, feita de tubulação de aço extremamente rígida de precisão
Transmissão: Caixa de transmissão X-TRAC sequencial de 6 velocidades
Suspensão: Suportes absorvedores de choque com conjunto de mola de baixa fricção, barra estabilizadora tubular com lâminas de ajuste (dianteiras), eixo de ligação longitudinal (traseiro), barra estabilizadora tubular com ajuste
Amortecedores: KW ajustáveis de 4 vias

Motor

Tipo de motor: V8
Capacidade: 4.361 ccm
Diâmetro x curso: 92 x 82 mm
Compressão: 13,0 : 1
Potência máx.: aprox. 560 bhp a 8.600 rpm
Torque máx.: aprox. 515 Nm a aprox. 5.500 rpm
Rotações máx. do motor: 9.000 rpm
Bloco de cilindros: Alumínio
Controle Eletrônico do Motor

BMW ECU408 com dois microprocessadores de alto desempenho, injeção de cilindro individual, função limitadora de velocidade no box, função de mudança rápida, EM, controle integrado de tração, unidade de controle VANOS, monitoramento eletrônico de rede

Carroceria

Carroceria de competição em alumínio e fibra de carbono, com estrutura protetora de segurança soldada
Tanque de combustível de segurança FT3 com rápido abastecimento
Sistema de macaco pneumático
Portas e capôs de carbono
Para-brisa aquecido Macrolon, vidros laterais e traseiros Macrolon
Assento de corrida RECARO com sistema HANS
Crashpad

Sistema de transmissão

Motor V8 com lubrificação por cárter seco
Embreagem sinterizada de 3 discos
Caixa de câmbio X-TRAC sequencial de 6 velocidades com comando no volante e arrefecimento de óleo
Transmissão final com deslizamento limitado e arrefecimento de óleo
 
Suspensão e Chassi

Suspensão de competição com absorvedores de choque ajustáveis e barras de torção e amortecedores KV de quatro vias
Rodas BBS 12×18" (frente) e 13×18" (atrás) com cubo rápido e bloqueio central
Sistema de freio de competição AP com 6 pistões 378 mm (frente) e com 4 pistões 355 mm (atrás)

Opções

Pacote de peças para corridas de longas distâncias (abastecimento, razão da caixa de câmbio, freios, sob chassi)
Sistema de registro de dados opcionais
Luzes noturnas

Para mais informações acesse:
 

www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
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