FAMÍLIAS AL MARE NA ILHABELA SAILING WEEK

0

Ilhabela (SP) – É comum na Ilhabela Sailing Week as tripulações serem formadas por alguns amigos e familiares. Neste ano, por exemplo, Lars Grael comanda o Magia Energisa, ao lado de esposa, filha e cunhada. O veleiro Áries III, que pertenceu à tradicional família Zarif, compete em Ilhabela entre os Clássicos, comandado por Alex Calábria, com tripulação 100% familiar.

O Frers de 43 pés (13 metros) construído em 1972 se tornou lendário sob comando de João Zarif, pai do velejador olímpico Guga Zarif e avô do mais jovem campeão mundial de Finn, Jorginho, classificado para os Jogos Rio 2016. Hoje com o casco azul-marinho, o atual comandante manteve um fio amarelo próximo ao convés para remeter à cor amarela, principal marca do veleiro do seo João.

“O barco está envolvido por energia muito positiva por ter pertencido à família Zarif, sempre dedicada à vela. Não tive contato com o João, mas lembro-me dele, quase sempre sozinho, no barco ou na varanda do Iate Clube de Santos. Sinto a raça e a determinação dele a bordo”, revelou Alex. “Poderia correr em Ilhabela com uma tripulação formada, mas optei pela família e está sendo gratificante”, disse o comandante.

Pequenos guerreiros – A tripulação do Áries III é formada por cinco familiares, sendo apenas dois adultos e três crianças: Alex, a esposa Roberta, dois filhos homens de 10 e 7 anos e um sobrinho com 12 anos. “Na regata de abertura, sábado (4), Ilha de Toque-Toque, os meninos foram guerreiros. Com o vento aumentando e o mar crescendo, cogitamos desistir por uma questão de segurança. Eles ficaram super bravos. Mesmo preocupados, fomos cautelosos e praticamente obrigados a seguir até o fim”, contou Roberta.

O Áries III ficou em terceiro lugar no tempo corrigido entre os Clássicos e cruzou a linha de chegada atrás apenas do Atrevida. “A inclusão da classe no evento ofereceu uma grande oportunidade para velejarmos em família. Além de divertido, a briga está muito boa. Todos fazem de tudo na equipe. Os meninos estão trabalhando muito. Regulam as velas, caçam os cabos e encaram qualquer tarefa. Ontem, um deles queimou a mão ao tentar segurar um cabo. Passou um gel no ferimento e hoje vai para a regata”, enalteceu o timoneiro.

O incidente, considerado normal em regatas, foi um dos temas da preleção do dia seguinte, organizada diariamente às 10h na própria embarcação. “Eles ainda estão aprendendo. Recorremos sempre às experiências vivenciadas na véspera para corrigirmos os erros. Tudo é aprendizado. Costumamos correr regatas menores em Ubatuba (SP), mas o importante é que agora estão respirando o ambiente de uma competição internacional e, pelo jeito, já se apaixonaram”, orgulhou-se Alex, pai e comandante.

Chefe de família, tripulação e torcida – Em competição, o chefe de família e de tripulação, esforça-se para manter o clima a bordo o mais tranqüilo possível, mesmo nas situações mais estressantes. “Quando o barco precisa andar mais rápido, dou uns berros, é assim mesmo, mas depois da regata sempre acabo pedindo desculpas. Se começo a gritar, eles entram na pilha e também gritam e a gente perde a harmonia a bordo. Preciso manter o equilíbrio”, considerou Alex.

O timoneiro encontrou-se com o neto do seo João nesta semana no píer do Yacht Club de Ilhabela e garantiu ao representante brasileiro da classe Finn que a energia do avô estará bem perto dele durante as regatas olímpicas. “Disse ao Jorginho que estaremos com o Áries III no próximo ano, no Rio, durante a Olimpíada. Iremos para assistir às regatas de Finn e levar a bordo uma torcida organizada especialmente para o Jorginho. Ele merece. E ficou bem feliz”, exclamou o chefe da torcida uniformizada, Alex.

Finalmente barla-sota – As condições do vento leste, com rajadas de até 15 nós permitiram pela primeira vez na semana regatas entre boias, barla-sota, conforme desejavam as tripulações. Magia Energisa, na ORC, e Montecristo na RGS dominaram as provas ao norte do Canal de São Sebastião no tempo real. Na C30, Zeus Team e CA Technologies venceram as duas primeiras regatas do dia. Neste sábado (11), as regatas decisivas serão disputadas a partir de meio-dia.

Desfile junto à orla – Várias ações desenvolvidas neste ano pela parceria entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Prefeitura Municipal contribuem para aproximar o público da principal competição de oceano do País. No sábado (11), dia das regatas decisivas, os veleiros sairão às 10h do YCI em percurso de ida e volta até o centro histórico do município.

A passagem da flotilha próxima ao pier da Vila será narrada por locutor que levará ao público local e aos turistas as informações sobre a competição, barcos e tripulações. Quem estiver em terra poderá acompanhar e entender a movimentação dos veleiros no Canal de São Sebastião. O desfile de competidores é tradição em cidades do mundo todo que tenham vocação náutica, conforme a Capital Nacional da Vela.

Programação esportiva
– 11/07 (sábado), 10h: Desfile de barcos entre o YCI e Pindá, com locução no Píer da Vila
#12h: Regatas para todas as classes
# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos

Programação Cultural
Praça das Bandeiras, na Vila
11/07 (sábado) – 20h – Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week
22h – Simoninha
12/07 (domingo) – 19h – Dani Mattos Quarteto
21h – Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP