FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE TERMINA HOJE

0

Atriz estaciona carro importado no Leblon”. Essa poderia ser mais uma das notícias compartilhadas à exaustão nas redes sociais, mas é na verdade uma das peças da campanha assinada pela agência Bonaparte para divulgar a 62a edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que termina hoje, 15.  

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada neste ano, 44% da população não lê. No entanto, dados da pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015 apontam que os brasileiros gastam 650 horas por mês nas redes sociais. A Bonaparte usou esse contexto, e sua expertise com marcas voltadas ao público jovem como Converse e Youcom, para rejuvenescer a imagem da Feira e criar a campanha “Leia o que quiser. Só não se esqueça dos livros” – veiculada em comercial para a TV, anúncios e peças de mídia externa e uma ação online.

O “clickbait” (“isca de cliques”, em inglês) é um recurso popular nas redes sociais, que usa manchetes sensacionalistas para incitar a curiosidade do leitor e, consequentemente, aumentar a audiência de websites. Na campanha da Bonaparte, esse recurso aparece de forma bem-humorada em peças como “Cavalo sozinho leva multa de velocidade” e “Pesquisa comprova: antigo Papai Noel era menor de idade”.
“Tínhamos dois desafios: mostrar que, sim, hoje o brasileiro lê muito e precisa apenas voltar a olhar para os livros; e o de modernizar a imagem da Feira, atraindo um novo público para o evento”, explica Pedro Becker, cofundador da Bonaparte. “Buscamos criar um conteúdo compartilhável, conectado com o novo perfil do leitor brasileiro. E, mesmo antes do final do evento, já podemos comemorar o sucesso da iniciativa”, comemora Samir Arrage, que também é sócio da agência.
Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.