Interessados podem inscrever seus projetos até o dia 01/03
Com o objetivo de proporcionar melhores oportunidades aos talentos regionais brasileiros e com potencial para contribuir para o desenvolvimento sustentado nas comunidades, a Comgás acaba de prorrogar o prazo de inscrições de projetos para seu novo Fundo de Patrocínio Sociocultural. Os interessados agora podem se inscrever até o dia 01 de março.
Como participar
Podem se candidatar a receber o patrocínio da empresa produtores de livros de valor artístico, literário ou humanístico, música erudita ou instrumental, circulação de exposições de artes visuais, produção de obras cinematográficas e vídeofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual e preservação do patrimônio cultural material e imaterial.
O patrocínio será concedido a projetos de valor mínimo de R$ 50 mil, priorizando os realizados na área de concessão da Comgás – região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba e região administrativa de Campinas.
Requisitos
Os projetos inscritos no Fundo Comgás devem ser habilitados conforme o artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91 – Rouanet). Vai aí mais uma nova inovação proposta pela Comgás, que vai beneficiar pela Lei Rouanet projetos focados não só no produto cultural, mas também nos processos e qualidade de gestão durante sua execução, postura incomum no país até o momento.
A avaliação e a seleção serão realizadas pela área de Comunicação Institucional e pelo Comitê de Comunicação da Comgás, respectivamente. A participação de empregados, temporários, estagiários e acionistas é vetada.
Diferenciais do Fundo
A grande inovação trazida pelo Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural está no modelo adotado, que vai eleger projetos pensados e executados para efetivamente contribuírem para a autonomia das comunidades onde serão implantados. Trata-se de um modelo de investimento cultural privado de vanguarda, realmente moderno, para o qual os processos são tão importantes quanto os resultados obtidos pelo projeto patrocinado, explica André Martinez, diretor executivo da Brant Associados, responsável pela formatação do novo Fundo a pedido da Comgás.
Além do resultado final a ser apresentado, o Fundo Comgás terá foco nos processos econômicos e na qualidade de gestão dos projetos apoiados. Portanto, vai considerar a transversalidade da produção cultural, analisando seu potencial de profissionalização, de geração de empregos e de desenvolvimento infanto-juvenil na localidade atingida. Aspectos como a capacidade de politização, contribuição para o enriquecimento cultural e a discussão de temas cruciais para o progresso da comunidade também serão critérios essenciais durante o processo de escolha.
O novo Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural foi idealizado e formatado em concordância com os princípios da Política de Patrocínio da empresa, que prioriza projetos culturais capazes de contribuir para que as comunidades articulem e possam implementar empreendimentos em seu próprio benefício, ampliando sua sustentabilidade. A nova iniciativa considera a proposta da Comgás de interferir positivamente nas comunidades com as quais interage, seja por meio do desenvolvimento trazido pelo gás natural disponibilizado como opção energética, seja pelo apoio às iniciativas que elevem o potencial, o nível de criticidade e a autonomia de cada uma dessas localidades.
O regulamento do Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural, o formulário de inscrição e a Política de Patrocínio da Comgás estão disponíveis no site www.comgas.com.br.