GM descobre o caminho

0

Um filme para cada estado ou cidade, uma linguagem específica para o consumidor de cada localidade, uma estratégia bem sucedida de regionalização de propaganda. É assim que a GM / Chevrolet, com uma campanha criada e desenvolvida pela Salles Chemistri, vem marcando presença em 15 estados brasileiros, com um excelente retorno.

O case das campanhas regionais da GM /Chevrolet foi apresentado, no último dia 28/08, pelo diretor geral da Salles Chemistri, Carlos Leão, durante o Encontro Regional da Propaganda promovido pela Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda e pelo Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro) do Paraná, em Curitiba, e atraiu a atenção dos participantes, especialmente no momento em que a regionalização da propaganda está na pauta do setor.

Esse tipo de estratégia, segundo Carlos Leão, requer preparo e estrutura, tanto das agências quanto dos anunciantes. No caso da GM/ Chevrolet, o que permitiu viabilizar o plano de comunicação regional foi a rede de 25 agências coligadas em todo o Brasil da Salles Chemistri e a estrutura da própria montadora, com suas filiais, seu conhecimento dos vários mercados, sua autonomia e o preparo de suas equipes e revendas para tomar decisões locais.

Contando com isso, a Chevrolet desenvolveu três campanhas que tiveram desdobramentos regionais. A última delas, intitulada “Eu Sou essa Gente”, contou com filmes institucionais específicos para os principais estados – e não apenas filmes diferenciados para anunciar ofertas e promoções. Foram feitas 15 versões institucionais, no total, destacando ícones de cada localidade.

“Eu sou carioca, eu sou essa gente… Quem é carioca vai de Chevrolet”, diz o refrão da campanha, com conteúdo e imagens adequados a cada um dos estados ou regiões nas quais foi veiculada, tal como São Paulo, Paraná, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e o Centro-oeste.

A base dessas campanhas é a elaboração de um filme institucional, elaborado pela Salles Chemistri, e sobre o qual as agências coligadas podem trabalhar, acrescentando características regionais ou informações de promoções locais.

Por outro lado, a estratégia da Salles Chemistri, de contar com agências coligadas, é vista hoje pela Fenapro e pelos Sindicatos como o melhor caminho para que anunciantes nacionais desenvolvam campanhas regionais. “É preciso contar com a expertise das agências locais, que conhecem a linguagem dos consumidores da região e as demandas de cada mercado”, observa Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro, ao ressaltar que é fundamental preservar a linguagem local. Por outro lado, a contratação de agências locais – diretamente ou por meio de parcerias – é um fator que contribui para o desenvolvimento da atividade local, da própria economia regional e que possibilita a absorção de milhares de jovens que se formam em cada estado a cada ano. 
 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP