HSBC faz sucesso na web

0

Criada pela JWT Curitiba, a campanha “Personagens”do HSBC, veiculada na tv, rádio, mídia exterior e impressa está mostrando seusresultados através da Internet. Em apenas um mês, o site www.souassimesoufeliz.com.br,queteve a estratégia e o desenvolvimento feitos pela RMG Connect, já registrou 1 milhão de acessos. São mais de 910 mil visitantes únicos e 5,3 milhões depage views.

E mais, a ação também já é sucessointernacional. Foi apresentada para toda a rede JWT e já é considerada umgrande case para o HSBC. Segundo Mário D?Andréa, diretor geral e decriação da JWT Curitiba, ?a campanha foi apresentada em Nova York eLondres e já é considerada um dos grandes sucessos da marca no mundo.Inclusive, a direção mundial da conta HSBC disponibilizou na intranet da JWT umlink para que as agências da rede que atendem a conta pelo mundo possam acessare conhecer a idéia em detalhes?.

A visitação, que figura entre os maioresacessos no meio online brasileiro, deve-se principalmente à grande novidade dacampanha. Pela primeira vez, um banco no Brasil faz uma campanha interativa deverdade como ferramenta de aproximação do público. Para o diretor de Marketingdo HSBC, Glen Valente, ?<10.0pt;font-family:”trebuchet ms??=””>O site é parte fundamentalda nossa estratégia nesta campanha, pois gera proximidade e experiência demarca. Percebemos com a pesquisa pré, e confirmamos com a pós, que seria umjeito divertido de ver o HSBC. O melhor de tudo isto são os resultados. Nossaexpectativa era atingir 1 milhão de clientes em junho. Na verdade, em poucomais de um mês, nós conquistamoseste marco”.

Lançada na segunda quinzena de janeiro, acampanha institucional foi criada para mostrar que o HSBC conhece muito bem aspessoas – especialmente quando elas se relacionam com o assunto dinheiro.A ação apresenta cinco personagens diferentes, cinco diferentes tipos depessoas. Cada uma delas tem uma forma de se relacionar com o dinheiro.

Por meio de comerciais, as pessoas são convidadas a entrar no site: www.souassimesoufeliz.com.br.Nele, o consumidor faz um divertido teste de perguntas e respostas que mostracom qual dos personagens da campanha ele se parece mais: Edgar – o quenunca põe a mão no bolso; Alice – alucinada por promoções; Dr. Gouveia– o bondoso mão-aberta; Dona Elvira – a previdente; e Vitório– o empreendedor. A partir daí, cada personagem tem um conteúdoespecífico à disposição do consumidor. Além do número recorde de acessosúnicos, no período de um mês, foram realizados mais de 300 mil testes e obtidos5 milhões de impressões.

 De acordo com a diretora geral da RMGConnect, Adriana Bello, a campanha personagens do HSBC é a verdadeiraexperiência de marca: “A campanha completa o ciclo, vai doinício até o final: posiciona a marca, identifica o consumidor com oposicionamento e prova este conceito, através de ofertas reais de produtos eserviços. Até agora, o objetivo era fazer com os personagens se tornassemconhecidos. Agora iremos ouvir os consumidores, são eles que vão nos contar assuas histórias de Edgares, Alices, Elviras, Gouveias e Vitórios”. 

Segunda fase

Utilizando o conceito de Web 2.0 onde oconsumidor faz o conteúdo, novas ferramentas estarão disponíveis para quemacessar o site, a partir do próximo final de semana. As novidades são“Mapa de Dicas de Economia” do Edgar, a “Geladeira com Dicasde Reaproveitamento” da d.Elvira e a “Árvore do Bem” comdesejos de um mundo melhor do dr.Gouveia. Além disso, os fãs da campanhapoderão baixar as trilhas dos 5 personagens para o celular. É só escolher eclicar.

 

No “Mapa de Dicas de Economia”do Edgar, por exemplo, o internauta encontra um Mapa do Brasil com exibição dedicas de como gastar menos enviadas pelos próprios consumidores – nos formatostexto, áudio, foto e vídeo. Cada vez que alguém entrar na ferramenta encontrará“O Edgar da vez”. No final, o usuário poderá selecionar as dicasprediletas pra compor a Cartilha de Economia que poderá ser impressa epersonalizada.

 

Na “Árvore do Bem” do dr.Gouveiaos consumidores poderão pendurar nos galhos de uma árvore os seus desejos paraum mundo melhor. A mensagem pode ser enviada nos formatos texto, áudio, foto evídeo. Os internautas interativos serão denominados “dr.Gouveia daVez”.

 

Mais um exemplo: Outra ferramenta é ageladeira que traz lembretes fixados com imãs. As peças trarão dicas de como oconsumidor pode fazer re-aproveitando objetos, comidas, etc. Esses serão as“donas Elviras da vez”.

 

Para representar o “Painel de Consumoda Alice” foi criado um mural de “jeans” onde os”sonhos” enviados pelos consumidores serão pendurados como botões notecido. Ao enviar a sugestão, o usuário poderá entrar na loja da Alice. Ocheck-out da loja é feito com a simulação do MCash, mostrando como o HSBCse posiciona com relação à tecnologia.

 

Por fim, a “Plantação de idéias”do Vitório será mostrado como uma grande Plantação, onde os internautas poderãoplantar suas idéias empreendedoras. Após enviar os dados cadastrais básicos, os“Vitórios da vez” verão um previewde sua idéia personalizada e ilustrada.

Diversos gifts serão disponibilizados de acordo com operfil de cada personagem. O Vitório, por exemplo, terá um “criador decartões de visitas”.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP