Identidade Lunar

0

Fortalecer e reposicionar uma marca do segmento de espumantes para uma vinícola reconhecida no mercado e com vários prêmios nacionais e internacionais. Este foi o desafio superado pela Yup Design e Comunicação, ao promover o alinhamento no portfólio da Famiglia Zanlorenzi. O trabalho envolveu o gerenciamento das marcas, com eliminação de sobreposições sem relevância e fortalecimento de outras com maior potencial junto ao mercado.

De acordo com Fabiana Zimmermann, diretora de criação e sócia da Yup Design e Comunicação, o trabalho exigiu estratégias e ajustes específicos visando a produtos competitivos e inovadores, em sintonia com os objetivos da Vinícola. Depois de analisar as marcas, chegou-se à conclusão de que a linha Lunar estava mais preparada para se consolidar e em evidência, explica.

“Constatamos um nível de lembrança da marca e ótima aceitação por parte do mercado consumidor e distribuidor”, destacou, afirmando que foi por isso que “decidimos em conjunto com o dono da vinícola, eliminar dois rótulos do portfólio e criar uma linha”.  A linha Lunar, então, compreende agora a quatro espumantes e os varietais já existentes.

Fabiana salienta, ainda, que todos os rótulos levam a marca Lunar, no entanto, cada produto tem uma personalidade específica e compatível com a subcategoria na qual está inserida e criado para ser competitivo e inovador na prateleira. “A linha compreende o frisante, com a cara do verão; o Prosseco, que combina com todas as festas; o espumante meio-doce, para todos os momentos; e, por fim, o Lunar Ouro – espumante Premium, ideal para ocasiões muito especiais”, descreve. Desta forma, a Lunar contém produtos para todos os momentos e estilos: principal apelo da linha.

Em todo o processo de gerenciamento, Fabiana conta que foram feitos ajustes na marca original para tornar a Lunar mais moderna e forte. Por exemplo, a lua – antigo símbolo da linha – passou a ser um luar completo com contornos artísticos e mais jovens. “O grafismo está presente em todos os produtos, respeitando as suas características e com identidade particular”, explica Fabiana. A Yup  ainda “coloriu” as embalagens.  Cada uma apresenta uma cor marcante e também slogan remetendo ao momento ideal de consumo.

O frisante apresenta o luar impresso no verso da garrafa que também é visualizado pela frente. “A ideia foi aproveitar a transparência do produto para simbolizar sua leveza, irreverência e descontração”, disse Fabiana. O recurso inovador, neste caso, agrega valor à marca, completa. Já para o Lunar Ouro, o design mostra requinte e sofisticação por meio dos acabamentos do rótulo – clássico com toque de modernidade – e do foil espanhol com recorte diferenciado. O amarelo vivo, inspirado no metal precioso, identifica o produto.

A cor marcante de cada produto é o diferencial da marca. Detalhe que chama a atenção e se destaca no ponto de venda. Os foils e cápsulas são estampados com o grafismo da lua com fundo roxo, amarelo, laranja, prata e cereja com verde limão. Fabiana afirma que outra novidade é que a linha vem endossada pela Famiglia Zanlorenzi. “O objetivo do endosso é promover uma troca de prestígio entre marca de produto e de fabricante, começando um processo de reconhecimento da marca da vinícola e, posteriormente, fortalecer o trabalho e facilitar lançamentos”, garante.

Os resultados foram imediatos e constatados principalmente junto ao trade marketing. A percepção do público também foi muito positiva, conta Fabiana. Para ilustrar sua colocação, ela cita um depoimento de cliente durante degustação do Lunar Prosseco: “Este produto já é bom e, agora com esse novo visual, não perde em nada para os importados, ficou lindo”. Concluindo, Fabiana destaca que os resultados esperados a longo prazo são o fortalecimento da marca Lunar e o reconhecimento de cada produto em sua categoria.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP