Linha de Passe é puro ouro

0

Isabel Capaverde

Plurale em site

Foto: Mauro Pinheiro Jr./ Divulgação

A analogia ao futebol não está apenas no título. Linha de Passe, que chega aos cinemas nesta sexta-feira é um verdadeiro show de trabalho em equipe. A fala de um dos personagens resume bem: “Futebol não é individual. É coletivo”. E cinema também. Onde temos craques como Walter Salles e Daniela Thomas, os diretores. Além de um time muito bem escalado na frente e atrás das câmeras. Se Sandra Corveloni, a Cleuza na história, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes é porque ainda não criaram a categoria melhor elenco ou melhor equipe.  Alô, Cannes!
    
Na São Paulo da periferia, dos engarrafamentos, dos motoboys, dos milhões de brasileiros que brigam para levar uma vida digna, apesar das dificuldades, falta de oportunidades e a tentação de cair na criminalidade, Cleuza (Sandra Corveloni) luta para manter os filhos na linha. Ela é mãe e pai de Dario (Vinicius de Oliveira de Central do Brasil), Denis (João Baldasserini), Dinho (José Geraldo Rodrigues), Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) e do quinto filho que ainda carrega na barriga. A vida dura como empregada doméstica não lhe tira o prazer de ir ao estádio torcer pelo time do coração, o Corinthians, nem de encontrar os amigos para jogar conversa fora. Os filhos estão em busca de um futuro melhor. Dario corre atrás de uma vaga como jogador de futebol. Dinho é frentista e procura refúgio e esperança na religião evangélica. Denis, o mais velho, já é pai e trabalha como motoboy. Vive as voltas com as prestações da moto e a pensão alimentícia do filho. Reginaldo, o mais novo, quer conhecer o pai a qualquer custo. Como a única coisa que sabe é que o pai era motorista de ônibus, passa o dia rodando dentro dos ônibus da cidade. Uma família-retrato do Brasil.

Linha de Passe é a terceira parceria de Walter e Daniela – trabalharam juntos em Terra Estrangeira (1996) e O Primeiro Dia (1998) – filme que começou a ser pensado em 2002. Como Vinícius de Oliveira foi o primeiro a ser escalado já naquela época, passou de flamenguista peladeiro a aluno da Escolinha de Futebol do Zico. Significa que não há dublês nas partidas de futebol do filme. É Vinícius mesmo quem sua a camisa. Assim como João Baldasserini também encarou o trânsito caótico de São Paulo dirigindo uma moto. Foi impossível parar São Paulo, então, o jeito foi filmar nos engarrafamentos reais que os motoboys enfrentam no dia-a-dia. João, José Geraldo Rodrigues, Kaique de Jesus Santos e Sandra Corveloni são estreantes no cinema. Kaique, o caçula, merece atenção especial. É a grande revelação do filme e promete ser um novo Vinícius na vida de Walter.

Quanto a Sandra Corveloni – a que desbancou a favorita Angelina Jolie no festival de Cannes – é uma atriz paulistana de respeitável carreira teatral. Tem 15 anos de experiência em teatro, a maior parte deles como atriz e assistente de direção do Grupo Tapa, uma das companhias teatrais mais importantes de São Paulo.  Ela representa na tela as Cleuzas espalhadas por esse país. Como ela mesma diz: “Existem milhões de Cleuzas nesse mundo, pessoas invisíveis que na verdade são os motores dessa cidade. A gente não sabe de onde vieram, quais dificuldades enfrentam… São pessoas que fazem São Paulo girar e a gente não conhece, não valoriza”. 

Walter e Daniela mais uma vez dão voz e vez aos invisíveis e deixam a história contada com um final em aberto. Usaram o velho de truque de Hollywood para possíveis continuações? Quem sabe…E porque não?

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP