Maria Antonieta nas telas

0

Alvo de muita polêmica, o filme “Maria Antonieta”, estréia hoje, dia 16 de março de 2007, nos cinemas brasileiros. Dirigido por Sofia Coppola, filha de Francis Ford Coppola, o cineasta que deu vida à trilogia “O poderoso chefão”, o filme divide opiniões onde é exibido. Na sua estréia oficial, em maio do ano passado, no Festival de Cannes 2006, foi vaiado, mas ganhou, em contrapartida, ardorosos defensores.

“Maria Antonieta” não é um filme comum. Sofia, nesta terceira produção após o relativo sucesso de “Encontros e Desencontros”, buscou retratar a corte francesa do século 18, antes da decapitação dessa rainha desenhada nos livros de história coo estravagante, tendo como pano de fundo a superficilidade, que tem o poder de isentar a rainha de suas atitudes.Ela exibe com elegância que irrita professores de histórias como a corte de Maria Antonieta e o rei Luiz 16 estava mergulhada em si mesma, sem ver o que passava além dos portões do palácio em que viviam, longe, portanto, da realidade. Assim, igualzinho a adolescentes e crianças, Maria Antonieta e suas amigas resumem as preocupações à escolha de sapatos, tecidos, colares. A bebida a ser servida ou os doces, de preferência doces, como convém a jovens mimadas, e tudo isso num ambiente rosa, suave como um bombom recheado de licor.

Como Sofia parte para o seu roteiro tendo como pano de fundo a biografia revisionista da rainha escrita por Antonia Fraiser, muitos tinham a expectativa de que ela revisse a rainha por inteiro, reabilitando-a historicamente. Sofia, de fato mostra que Maria Antonieta estava mais perdida do que a peble naqueles anos que antecederam a revolução e sua degola, mas está mais interessada em exibir o mundo ingênuo em que Maria Antonieta estava mergulhada. Também realça que ela era uma mãe dedicada e amorosa, como qualquer mulher. É em cenas, muitas cenas belíssimas, que ela exibe a face menos monárquica e debochada da rainha, garantindo inclusive que ela não teria dito “se não têm pão porque não comem brioches” aos seus súditos.

Só que se no figurino, que deu a Milena Canonero  o Oscar deste ano de 2007, o filme busca retratar fielmente os trajes da corte francesa do século 18, na música, Sofia ousa. Tem, é verdade, Vivaldi para embalar algumas cenas, mas o som que assusta e desperta críticas e é predominante nesta produção é o de bandas dos anos 80, como New Order, Siouxsie and The Banshees e Bow wow wow.

O filme de Sofia mostra que aquela cabeça, a de Maria Antonieta, que acabou rolando degolada, não tinha nada de perversa, era até meio bobinha, normal como eram normais as mulheres que viviam como ela.

 

 

 

Para embalar a estréia de Maria Antonieta, a Espaço/Z, agência de promoção da distribuidora Columbia Pictures, acertou uma parceria com a Amsterdam Sauer. A joalheria confeccionou pingentes em prata no formato de laço, exclusivamente para as ações promocionais do filme.

A ação conta com display para exposição do mimo nos balcões e vitrines das joalherias, além de divulgação no site da Amsterdam Sauer.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP