MENSAGEM

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A Propeg criou para o Ministério da Saúde a campanha anual de doação de órgãos para 2011, uma ação que faz parte de um esforço contínuo que vem dando resultados ano a ano. A agência trabalhou com o conceito “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas” e tem como inspiração a utilização da mensagem do doador anônimo, interpretada pelo consagrado ator José de Abreu, e da participação de uma transplantada, Maria Pia Albuquerque, que há dois anos vive com um coração doado.

O lançamento da campanha ocorreu na terça-feira, dia 27, no Dia Nacional de Doação de Órgãos. O filme “Mensagem” inicia com um cenário escuro, a silhueta de um homem de cabeça baixa em primeiro plano, interpretado pelo ator José de Abreu que fala com intensidade o texto da Mensagem de um Doador anônimo, à medida que o cenário vai clareando. “Deixo minha visão ao homem que jamais viu o amanhecer nos braços da mulher amada”, diz a primeira frase do texto a qual se seguem outras sentenças que reafirmam o conceito da campanha. No final, o ator cruza o cachecol no peito, fazendo o símbolo do laço verde (o símbolo da doação de órgãos). A locução em off afirma: “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas”. O letreiro informa: “O maior sistema público de transplantes do mundo é do SUS. O número do Disque Saúde e a Logomarca do Ministério da Saúde e do Governo Federal fecham o comercial.

 A criação é de Maurício Passarinho, Mauro Assis e Seiki Fabrício. A direção de criação é de Cláudio Leite. A campanha é complementada por mídia exterior (outdoor, mobiliário urbano e busdoor), Internet (Fan Page e Aba no Facebook, twitter,  superbanner e assinatura de e-mail), peças gráficas (cartaz, anúncio página dupla e banners ).

Números da doação de órgãos — Embora os números de transplantes estejam crescendo, ainda são muitos os brasileiros que esperam por um doador. E entre as famílias brasileiras ainda há a desinformação, o que leva à recusa da doação de órgãos.  A campanha nacional para incentivar a doação de órgãos em todo o país tem como meta de 15 doadores por Milhão de Pessoas (PMP), em 2015. Atualmente, este índice é de 11,1 .

Tanto na quantidade de doadores quanto no número de transplantes realizados, o Brasil apresenta avanços neste setor. A quantidade de doações efetivas de órgãos passou de 1.896, em 2010, para 2.144, este ano (projeção até o próximo mês de dezembro) – um crescimento de 13%. Quando comparado o primeiro semestre de 2010 com o mesmo período deste ano, o número de transplantes realizados também apresenta alta: passou de 10.150 para 11.242 procedimentos, um aumento de 10%.

A projeção do Ministério da Saúde é que, até o próximo mês de dezembro, sejam realizados mais de 23 mil transplantes no país. Em 2010, esta quantidade chegou a 21.040, o que representa um aumento de 65% em relação ao número de procedimentos feitos em 2003 (12.722).

Para assistir ao filme, acesso o canal da Propeg no You Tube: www.youtube.com/propeg

Ficha técnica:

Título: “Mensagem”.
Anunciante: Ministério da Saúde
Agência: Propeg
Criação: Maurício Passarinho, Mauro Assis, Seiki Fabrício
Direção de Criação: Cláudio Leite, Ana Luísa Almeida (VP)
Atendimento: Adriana Mercadante e José Badaró
Mídia: Neide dos Santos, Roberta Barroso, Milena Lima, Cínthia Magalhães
Mídia online: Andressa Ermel
Gerente de projetos online: Jackeline Borges
Produção Gráfica: Márcia Loiola, Mel Silva
RTVC: Márcia Cavalcante e Wilza Godoy
Produtora/filme: Cinevideo
Direção/filme: Karina Ades
Direção de Fotografia:  Carlos André Zalasik
Produtora de som: Ritmica
Aprovação/cliente: Sérgio Farias, Maira Coelho, Isabel Aoki e Raquel Cândida

Sobre a Propeg — Há 45 anos no mercado, a Propeg tem escritórios localizados em São Paulo, Salvador, Brasília e Fortaleza, complementados por duas divisões dedicadas, a Digital e a de Varejo (Lauro de Freitas – BA). A agência, seus profissionais e clientes já receberam diversos dos mais importantes prêmios da publicidade brasileira e internacional.

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