MOSTRA CATARINA CRIATIVA LANÇA BANCO DE PROJETOS

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Com o objetivo de dar visibilidade aos projetos audiovisuais selecionados pela Mostra Catarina Criativa, o Instituto Catarina Criativa lançou durante o evento um Banco de Projetos online. Esses projetos passaram por uma série de etapas de seleção e desenvolvimento até ficarem disponíveis para empresas interessadas em patrocínio cultural. O lançamento foi o auge da Mostra, que contou também com palestra sobre as principais questões e desafios da captação de recursos para financiamento da cultura e um painel com alguns dos maiores patrocinadores culturais do Estado, a Portonave, a Unimed e a Tractebel, que apresentaram o retorno que têm alcançado com essa iniciativa e o que buscam na hora de escolher os projetos.

“Nosso evento busca aproximar tanto os profissionais das agências de publicidade e propaganda dos produtores culturais quanto apresentar para as empresas os mecanismos para se tornarem patrocinadores culturais. E conseguimos alcançar nosso objetivo, com uma programação que contou também com um painel sobre Branded Entertainment e um workshop direcionado para empresas que desejam otimizar o investimento em comunicação através do uso de incentivos fiscais”, destaca Carlos Eduardo Somaggio, diretor do Instituto Catarina Criativa.

O Banco de Projetos

A partir de agora, o Instituto Catarina Criativa passa a disponibilizar para os investidores um banco de projetos de alta qualidade, propostos por empresas produtoras audiovisuais associadas à Federação da Indústria de Santa Catarina (FIESC) através do Sindicato da Indústria Audiovisual de SC, o Santacine.

Um dos objetivos do Banco é diminuir o desperdício de incentivos fiscais para projetos culturais que ocorre atualmente em Santa Catarina. Para se ter uma ideia, esses desperdícios somam mais de R$ 20 milhões ao ano, segundo dados levantados pelo Instituto com análise das 126 empresas catarinenses que estão entre as maiores do Sul do Brasil.

 

Esse desperdício ocorre porque muitas empresas têm receio de investir em patrocínios culturais ou dificuldade para selecionar projetos. E foi para facilitar esse caminho que o Instituto lançou o Banco de Projetos. “No Banco as empresas terão acesso a projetos de qualidade e pensados para maximizar a exposição da marca e para gerar um impacto social relevante. Ainda falta a percepção de que patrocinar projetos de cultura é uma forma de aproveitar parte dos impostos para fortalecer a indústria cultural catarinense, gerando emprego e renda”, enfatiza Carlos Eduardo Somaggio, diretor do Instituto Catarina Criativa.

O Banco de Projetos já está disponível para consulta. Clique aqui para acessar. Os produtores culturais interessados em inscrever seus projetos para a próxima edição da Mostra Catarina Criativa devem ficar atentos aos canais de comunicação do Instituto para não perder a data de inscrição.

 

A Mostra Catarina Criativa, que ocorreu nos dias 9 e 10 de junho em Florianópolis, é uma realização do Instituto Catarina Criativa e Fundação CERTI, com a promoção da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (CODESC) e apoio do Sapiens Parque, FIESC, SENAI, Sindicato da Indústria Audiovisual de SC (Santacine), Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e PROJETA Planejamento e Marketing.

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