Depois de conquistar algumas das principais concorrências de 2007 e atingir um crescimento de 30%, a Y&R começa o ano reorganizando a área de Criação. A nova configuração contará com uma série de contratações. A primeira delas acaba de ser anunciada: Cássio Zanatta, um dos redatores mais premiados do mercado brasileiro, assume a direção de Criação, a partir da segunda quinzena de fevereiro.
De acordo com Tomas Lorente, vice-presidente de Criação da agência, a reestruturação tem como objetivo atender à crescente demanda dos clientes atuais. Além da ampliação do espaço físico para congregar todas as áreas criativas sob o seu comando offline, designer, online e bellow the line a Criação ganhará reforços.
“A equipe atual é formada por profissionais extremamente talentosos e dedicados”, comenta Lorente ao explicar que as mudanças também visam a valorização dos profissionais que muito têm contribuído para a excelente performance da agência. Só em 2007, foram contabilizados seis novos clientes. A maior parte deles nos últimos meses do ano: Grupo Schincariol (institucional), cerveja Nova Schin, Bradesco Cartão e Amex.
No primeiro semestre, também foram duas concorrências importantes para o mercado: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Mabe, maior empresa de eletrodomésticos do México. Esta última se tornou a segunda conquista da agência para a América Latina, depois da Goodyear, no final de 2006. “O que é mais surpreendente ainda foi o fato de que a equipe não só conseguiu vencer praticamente todas as concorrências das quais participou, como conseguiu atender com muito sucesso as demandas dos nossos clientes, como Vivo, UOL, Perdigão, Danone etc.”, reforça Lorente.
Para ele, o novo diretor de Criação é o profissional ideal para participar desta nova fase da agência. “Admiro muito o trabalho do Zanatta, com quem já trabalhei em outras agências, razão pela qual fiquei especialmente feliz quando ele aceitou nosso convite”, acrescenta.
Até o final de fevereiro, serão anunciadas novas contratações. Atualmente, com um quadro de 15 profissionais, a equipe de criação offline é considerada extremamente enxuta. O segredo, de acordo com Lorente, está na contratação de profissionais experientes e com maturidade para decidir o rumo de uma determinada campanha. “Eu gosto de dar autonomia para o pessoal, razão pela qual preciso contar com profissionais experientes”.
Outra característica importante do modelo operacional adotado por Lorente, desde sua chegada à agência, em novembro de 2005, é a integração das áreas criativas. Em julho de 2007, às áreas de offline, designer e below the line, somou-se a de online, como parte da nova área de Estratégia Digital.
Paralelo à integração das áreas sob um único comando criativo, o que garante maior consistência na comunicação dos anunciantes, independentemente da grande diversidade de plataformas disponíveis, também vale destacar a parceria da Criação com a área de Planejamento. Na Y&R, a aproximação das duas áreas é tão intensa que o diretor geral de planejamento, David Laloum, divide a mesma bancada ocupada por Lorente. “Com a chegada do Zanatta, vamos formar um trio”, reforça Lorente.
Para Zanatta, que deixou a Almap/BBDO depois de 14 anos, o momento é de recomeço.”Admiro muito o trabalho do Tomas e fazer parte da equipe da Y&R é um grande desafio”. Antes da Almap/BBDO, Zanata passou pelas agências Jarbas, Delta e Lage, Magy. Ao longo da carreira, conquistou 15 Leões em Cannes, entre outras importantes premiações.