“MULHERES COM PROPÓSITO” UNE PEPSICO A FUNDES

0

A PepsiCo Latin America e a FUNDES Latin America anunciaram “Mulheres com Propósito”, uma iniciativa que apoiará pelo menos 10 mil mulheres na região, por meio de oportunidades de educação, empreendedorismo e emprego. O programa conta com um investimento previsto de US$ 1,5 milhão da PepsiCo. A iniciativa começará suas operações na Argentina com um projeto piloto, e depois será ampliada para Brasil, México, Colômbia e República Dominicana, ao longo dos próximos cinco anos. Em sua primeira e crítica fase piloto na Argentina, a PepsiCo Latin America e a FUNDES Latin America poderão identificar oportunidades e melhores práticas na implementação para aperfeiçoar o programa e ampliá-lo para toda a região.

O anúncio foi feito no Hotel Panamericano, onde Laxman Narasimhan, CEO da PepsiCo Latin America juntou-se a Carolina Stanley, Ministra do Desenvolvimento Social da Argentina, Florencia Salvi, representante da AMCHAM no país, e Elfid Torres, diretor executivo da FUNDES Latin America. Representantes dos setores público e privado, organizações sem fins lucrativos e a mídia estavam presentes no evento.

No lançamento da iniciativa, Narasimhan disse: “O desemprego, especialmente entre mulheres e jovens, continua a ser um desafio econômico global, do mesmo modo que é assegurar que as pessoas tenham as habilidades técnicas necessárias para ter sucesso. No entanto, a desigualdade econômica das mulheres não é inevitável. Na PepsiCo Latin America, temos o compromisso de ajudar a superar alguns dos desafios mais críticos da região, como o empoderamento e o envolvimento das mulheres em suas comunidades”.

Juntamente com a FUNDES Latin America, a PepsiCo oferecerá treinamento profissional e buscará integrar as mulheres nas cadeias de valor locais, como funcionárias ou empreendedoras. A PepsiCo Latin America também terá como objetivo a criação de redes públicas e privadas locais para garantir a sustentabilidade e o crescimento do programa, ao passo que a FUNDES Latin America criará uma plataforma digital que servirá como centro para o treinamento de mulheres e para forjar uma ligação com elas.

Elfid Torres, diretor executivo da FUNDES na América Latina, comentou: “Temos uma parceria antiga com a PepsiCo, com programas de desenvolvimento econômico implementados na Guatemala, no México e no Chile. Estamos muito satisfeitos com esta nova fase da parceria e com a oportunidade de contribuir para os ODS na América Latina, juntamente com a PepsiCo”.

O programa “Mulheres com Propósito” é uma das iniciativas por meio das quais a PepsiCo Latin America está apoiando o compromisso global da empresa com a capacitação de pessoas e, em parceria com a PepsiCo Foundation, investiremos US$ 100 milhões para apoiar iniciativas para beneficiar 12,5 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo até 2025. Esses compromissos fazem parte das metas do Performance com Propósito para 2025 da PepsiCo para os próximos dez anos, que foram renovadas no último dia 17 de outubro e concentram-se em 1) Ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar por meio dos produtos que a empresa vende; 2) Proteger o nosso planeta; e 3) Capacitar pessoas de todo o mundo.

A experiência da PepsiCo Latin America na promoção da empregabilidade e do empreendedorismo

Ao longo de 100 anos, a PepsiCo Latin America deixou um legado único e surpreendente de participação local em seus mercados por meio do empreendedorismo, de parcerias fortes e estratégicas e da construção de negócios. A PepsiCo adquiriu valiosa experiência nos últimos anos por meio de vários programas que apoiam as mulheres em toda a região, como:

  • A PepsiCo Argentina Foundation já teve impacto sobre mais de 280 mil argentinos desde seu lançamento em 2006. Por meio de diferentes programas e iniciativas, a PepsiCo Argentina Foundation contribuiu para o desenvolvimento econômico e social das comunidades e para a proteção do meio ambiente.
  • Na Colômbia desde 2009, a PepsiCo Foods trabalhou com governos locais e regionais no desenvolvimento da Asplabel, uma usina de geração de energia com biomassa de cascas, em Belen de Umbria – Risaralda, que beneficiou mais de 90 produtores de banana de baixa renda que foram vítimas de conflitos armados e violência na Colômbia. O projeto tem impacto positivo sobre a comunidade, promovendo emprego local para mais de 60 mães solteiras.
  • Em 2012, a PepsiCo Chile percebeu que, em várias rotas de vendas, alguns proprietários de lojas familiares estavam fechando seus negócios antes de completarem um ano, principalmente em áreas vulneráveis. Por isso, criaram o programa Avanza a fim de ajudar esse grupo de empreendedores a fortalecer seus negócios, garantindo sua rentabilidade e sustentabilidade ao longo do tempo. Até o momento, 46 proprietários de lojas se beneficiaram do programa em que funcionários da PepsiCo promovem sessões de treinamento como voluntários.
  • No México, a marca Tostitos da PepsiCo criou o TOSTICENTRO® que está em seu décimo ano de apoio e promoção do desenvolvimento econômico local no México por meio do treinamento de empresários e da participação no desenvolvimento de pequenas empresas que estimulam inovações culinárias para a Tostitos de milho mexicano.
  • No Peru, a PepsiCo apoia a Clinton Giustra Enterprise Partnership e sua iniciativa “Chakipi Acceso”, que já beneficiou 577 empreendedores em tres diferentes pontos de distribuição (Puno, Cusco e Apurimac). Essas mulheres receberam treinamento para fortalecer e melhorar suas habilidades de negócios e atuar como representantes de vendas independentes para as marcas participantes. A PepsiCo participou por meio de sua marca Quaker, e este canal representa 2% das vendas combinadas acumuladas do ano no país em 2015 e 2016.
Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.