MUTATO

0

Eduardo Camargo e Andre Passamani anunciam nessa semana o lançamento da Mutato, empresa de Branded Content e Social Engagement. Ambos deixaram a Colmeia no início de 2012 e agora contam com a sociedade do Grupo JWT na nova agência.

“Desde 2007, como sócios da Colmeia, sempre estivemos atentos e focados no impacto da comunicação digital na vida das pessoas. Seja produzindo conteúdo em formatos inovadores ou desenvolvendo experimentos tecnológicos, nossos projetos sempre dialogaram com a audiência por meio de redes sociais. Google e Coca-Cola, nossos dois primeiros clientes fixos, são dois anunciantes com altíssimos níveis de exigência criativa e de entrega, o que automaticamente eleva a barra de qualidade da agência e a mantem alta desde o nosso nascimento”, esclarece Eduardo Camargo, CEO da Mutato.

A Mutato planeja, cria e realiza entretenimento, utilidade e conteúdo de marca a partir do digital para qualquer mídia. Andre Passamani, COO da empresa, explica a proposta da Mutato (do latim, “mudança”). “Nossa nova empresa é pós-digital, nasce pronta para realizar projetos para qualquer contexto, mídia ou plataforma. Internet, mobile, games, música, eventos, instalações, TV e cinema. Ao mesmo tempo, somos ágeis e unimos especialidades diferentes para garantir a adaptação e evolução constante como método”, complementa.

A Mutato é uma empresa independente do ponto de vista criativo e operacional, preparada para atender demandas dentro e fora do grupo, que inclui JWT, CASA e i-Cherry. Segundo Stefano Zunino, Chairman do Grupo JWT no Brasil, a ideia de investir num novo modelo de negócio vinha sendo estudada desde o ano passado, sendo consolidada pela confiança e admiração no volume e na qualidade de entrega da dupla. “Estamos olhando para o futuro da comunicação e ele começa aqui, com uma empresa que nasce criando e entregando relevância cultural, além de engajamento social para as marcas”, afirma Zunino.
 

Precursores
 

Eduardo Camargo e Andre Passamani são parceiros de longa data; os dois foram co-fundadores da Colmeia em 2007, sendo precursores em produção audiovisual, interativa e digital. No ano seguinte, conquistaram um Leão e dois Shortlists, em Cannes; um ouro no London Festival, além de uma prata e dois bronzes no El Ojo. Em 2009, continuaram acumulando prêmios importantes, como dois bronzes no One Show, ouro e prata no El Ojo e o Yahoo! Big Idea Chair. Em 2010, Camargo e Passamani ganharam ouro e prata no NYC Festivals e no Wave Festival.

Durante a trajetória da dupla na Colmeia, a empresa conquistou reconhecimento no mercado digital, se tornando uma das três empresas brasileiras mais premiadas na história do FWA e a segunda brasileira a ingressar na SoDA (Society of Digital Agencies). Agora, pela Mutato, voltarão a integrar a entidade.

Com 15 anos de experiência em comunicação de marcas, com foco em digital, Camargo iniciou sua carreira na Leo Burnett, em 1997, como criativo, onde teve o privilégio de coordenar as operações digitais da agência no Brasil, para clientes como Fiat, P&G, Kellogg’s e VISA. Já Passamani tem 17 anos de experiência em digital – em empresas de mídia e pontocom, além de consultorias, empresas de mídia, softwarehouses e agências digitais, tendo liderado projetos digitais para marcas como Pepsi, TIM, Alcoa, Ford e Bradesco.

Entre os seus principais cases pela Colmeia, Camargo e Passamani ajudaram a lançar o Google+ no Brasil e destacam ainda o advergame T-Racer, um projeto de telemetria criado em parceria com a AgênciaClick para promover o lançamento do Fiat Punto T-Jet. A dupla também esteve envolvida na criação do game Weather, do Greenpeace, um multiplayer de estratégia que dava ao jogador a chance de salvar o planeta de crises ambientais, no programa “Acolher” da Natura, uma rede social para consultoras, e em importantes plataformas de diálogo do Itaú no Facebook. Também são responsáveis pela criação e operação das plataformas A Energia das Torcidas (Futebol), e Compacto (Música), para a Petrobras.

Ambos são sócios-fundadores da Missa, curso de comunicação contemporânea realizado em conjunto pela Colmeia, CUBOCC, LiveAd e Perestroika.
 

Equipe

Na Mutato, os sócios estão recrutando profissionais com formação e carreiras bastante diversas, para garantir o olhar atento às inúmeras possibilidades e o frescor das ideias. Hoje, a Mutato conta com mais de 20 profissionais.

Cristiano Dias deixou a função de Creative Technologist  na JWT para assumir o desafio de Conceptor  da Mutato. Um dos primeiros blogueiros do país, é formado em Ciência da Computação e trabalhou por mais de 10 anos como analista de sistemas em grandes empresas no Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Ricardo Lemos, Diretor de Projetos & Tecnologia, é graduado em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e pós-graduado em Telecom, com passagens por softwarehouses, empresas de mídia, agências e produtoras digitais.

Leonardo Barbosa, Produtor Executivo, iniciou a carreira como programador na AlmapBBDO e tem passagens por One Digital e F/Nazca, com prêmios em festivais como Cannes, London, OneShow, Clio e FWA. Trabalhou na colmeia da sua fundação até maio de 2012, como diretor de cena e produtor executivo.

Ariel Gajardo, Head de Diálogo, lidera a equipe responsável pelo conteúdo editorial. Graduado em Publicidade, ele tem passagens pelas agências Espalhe e LiveAd, onde coordenou as áreas de Canais e Plataformas, atuando nos projetos Nike Corrida SP-Rio e BOVAP, ganhadores de Leão em Cannes.

Fernanda Cardoso, Head de Influência, responde pela equipe com foco em ativação e relacionamento com talentos, artistas e produtores independentes de conteúdo.  Formada em RTV, foi apresentadora e repórter dos programas da Gravadora Trama na TV Cultura e Multishow, além de responsável pela produção da TramaVirtual. Na MTV, foi produtora e coordenadora do Departamento Artístico, tendo realizado as edições de 2011 e 2012 do VMB da MTV.

Luis Leão completa o time como Innovation Engineer. Desenvolvedor web com mais de sete anos de experiência, atuou até agosto com o mesmo cargo na Agência Click, onde liderou o desenvolvimento da solução do Fiat Social Drive, entre outros projetos.

FOTO: (da esquerda para a direita) Eduardo Camargo, Stefano Zunino e Andre Passamani. Os créditos da foto são de Régis Fernandez.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP