Natura na Arizona

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A Arizona acabou de ser anunciada como a grande vencedora da concorrência para seleção da melhor proposta de fornecimento de tecnologia e premedia para atender a empresa pelos próximos três anos, nos oito países em que atua. Participaram também do processo, que durou sete meses, Burti, Stilgraf, Aquarela e Plural.

A empresa foi escolhida por apresentar uma proposta que vai além do simples gerenciamento de ativos digitais, oferecendo um sistema que permite que a Natura garanta a correta implementação e disseminação de sua marca, fortalecendo e fixando o trabalho de branding da empresa. “Por possuir uma proposta única, ganhamos as três concorrências de que participamos desde 2004, quando iniciamos nossos trabalhos na Natura”, explica o diretor da Arizona, Marcus Hadade.

Além do Brasil, países como Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, México e  Venezuela estão utilizando a plataforma Visto, criada com exclusividade pela Arizona e implantada na Natura para ser uma ferramenta de automação dos processos de comunicação e marketing e proporcionar um fluxo de trabalho customizado com agilidade, segurança e economia. O Visto pode ser acionado em qualquer parte do mundo com total rastreabilidade, já que toda sua navegação é feita via web e através de senhas. Outro benefício do Visto é o cruzamento de dados de vendas da Natura num determinado país com o que efetivametne foi realizado naquele mês pelo departamento de marketing, como análise do custo-benefício das ações.

Graças ao sistema de versionamento da Arizona, com o qual a empresa automatizou todo o processo de digitação de preços e pontos das revistas, foi possível reduzir o tempo e estrutura da operação de cinco dias e sete operadores para 45 minutos e sem qualquer intervenção humana, eliminando a possibilidade de digitação errada.

“Para se ter uma idéia da importância de atingirmos o risco zero de erros na publicação dos dados”, dimensiona Hadade, “somente no Brasil, são impressos 1,4 milhões de exemplares da revista Natura a cada 21 dias. Apenas um erro poderia significar muitos prejuízos para a empresa”.

Outro benefício do Visto é a organização de todas as publicações da Natura em uma única plataforma. Desde que conquistou a conta, em 2004, a Arizona desenvolveu um acervo, que atualmente é de 1 terabite, com tudo o que a Natura produziu – revistas (Natura, Consultoria, Homem, Frutífera e outras), anúncios veiculados, imagens utilizadas e não utilizadas, matérias e editoriais – disponível na internet, com senha de acesso aos colaboradores e fornecedores autorizados da Natura. Com o novo contrato, de três anos de duração, a expectativa é que este acervo chegue a três terabites até dezembro de 2.010.

A cada 21 dias, 300 imagens são utilizadas e, destas, cerca de 140 novas são incorporadas no período, o que denota uma margem grande de reaproveitamento de conteúdo, já que tudo está disponível de forma digital. “Daí a possibilidade de atendermos qualquer país do mundo através do Visto, o que pode ocorrer nas mais inusitadas situações, como, por exemplo, num cyber café ou pelo celular, desde que o cliente forneça sua senha de acesso, claro”, explica o diretor da Arizona.

No banco de ativos desenvolvido pela Arizona, além de todas as imagens arquivadas, o cliente também pode acessar arquivos que trazem castings com modelos dos mais variados tipos, desde crianças, homens e mulheres, para a utilização em sua revista. Hadade explica: “se o cliente precisar da imagem de uma mulher grávida, negra, com uma criança e um homem loiro, para ilustrar a foto de um produto, com apenas um click ele tem todas as opções em suas mãos”.

Ao ser contratada apenas para fornecer a pré-impressão da Revista Natura, em 2004, e produzir três ciclos da publicação, a Arizona percebeu que a quantidade de arquivos, páginas e imagens eram muito grandes e que a necessidade de resgatá-los por colaboradores, agências e operações internacionais era um fator de sucesso para a atuação da empresa num mercado globalizado. “E o Visto organizou tudo numa única plataforma”, finaliza o diretor.

O fotógrafo capturava as imagens, enviava para a agência as imagens escolhidas – as não utilizadas se perdiam – para retoque e esta guardava todas as imagens utilizando o nome que o fotógrafo havia dado ou renomeado a seu gosto. Após serem retocadas na Arizona, eram gravadas num DVD e entregues à agência para aplicação no arquivo e diagramação em alta resolução.

Nas fases seguintes, a agência criava quatro versões da revista, cada uma com o preço e a pontuação da consultora da respectiva região. Após toda a digitação, dois revisores faziam as correções e enviavam o arquivo final para a Arizona, via DVD.
 
Atualmente, o fotógrafo captura as imagens, transmite o DVD para a agência responsável pela revista que, através de upload na plataforma Visto, repassa à Arizona, com garantia de data e horários de envio e sem uso de portador, onde os arquivos são renomeados de acordo com procedimento estipulado com a Natura. A partir deste momento, a agência já pode entrar no site e fazer o download das imagens em baixa resolução, deixando o arquivo final leve e fácil de ser editado.

Simultaneamente ao trabalho de diagramação da agência, a Arizona está já está no processo de retoque das imagens. “Isto é importante, porque ao fazermos os trabalhos simultaneamente ganhamos muito tempo”, explica Hadade. As imagens não utilizadas ficam arquivadas no Visto, disponíveis para futura utilização, e não se perdem mais.

Na última fase, após finalizar um único arquivo, a agência envia para a Arizona via upload novamente e o sistema troca todas as imagens de baixa para alta resolução com a aplicação de todos os preços e pontos automaticamente, sem interferência de qualquer operador, já que os preços foram fornecidos pela Natura em planilha Excel poucas horas antes do envio para a gráfica.

“Todo este histórico com uma empresa como a Natura mostra que estamos no caminho certo onde transformamos em fatos o discurso de três elementos prioritários para os nossos desenvolvimentos no mercado: (1) o comprometimento no atendimetno e desenvolvimento de soluções customizadas; (2) a inovação através do uso intenso de tecnologia e da possibilidade de alavancabem e expansão dos negócios, tanto da  Arizona como dos  nossos clientes; (3) a preservação da integridade da marca do cliente em nível global”, finaliza Hadade.

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