Nissan apresenta carro-conceito

0

A Nissan Motor Co. desenvolveu um carro-conceito com atributos preventivos para evitar que motoristas dirijam alcoolizados. Os diversos métodos foram desenvolvidos para detectar o estado de sobriedade do condutor e ativar medidas preventivas, como por exemplo, a imobilização do veículo.

Essa tecnologia trabalha com sensores de odores nos bancos do motorista e do passageiro que identificam níveis de álcool, enquanto um detector ultra-sensível na alavanca do câmbio mede a transpiração da palma da mão do motorista. Caso seja constatado o excesso de álcool no corpo do motorista, o sistema paralisa o veículo e um alerta sonoro é emitido pelo computador de bordo.


Além disso, a detecção do álcool também é feita por meio de escaneamento dos olhos, monitorando o nível de atenção do motorista. Se o sistema percebe sinais de embriaguez, emite um alerta sonoro ao mesmo tempo que aperta com certa pressão o cinto de segurança do motorista. O sistema também monitora o comportamento do veículo, caso o motorista tenha um momento de distração e o veículo não siga uma trajetória retilínea.


Esse carro-conceito foi desenvolvido sobre uma plataforma exploratória para apresentar as novidades tecnológicas que futuramente poderão ser aplicadas nos veículos da montadora. Ainda não há um prazo específico para o lançamento de algum modelo equipado, mas a Nissan pretende usar toda essa tecnologia para reduzir pela metade, até 2015, o número de vítimas em acidentes que envolvem seus veículos, em relação aos níveis de 1995.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.