NOVA/SB CRIA PARA PREFEITURA DE SP

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A campanha de Proteção ao Pedestre da Prefeitura de São Paulo tem nova estrela, a cantora Wanderléa. No novo comercial, que estreia esta semana, a cantora aparece ao lado do já conhecido Homem-Faixa. Além do filme, a campanha é composta por anúncios impressos, web e mídia indoor.

Após completar um ano, a Campanha de Proteção ao Pedestre foca agora no gesto de travessia ou da mãozinha, como também é conhecida, que deve ser feito nas faixas onde não há semáforo. No filme, o Homem-Faixa aparece em uma via e avisa: “os atropelamentos estão diminuindo em São Paulo, mas a gente precisa melhorar. Por isso eu chamei a minha amiga Wanderléa pra me ajudar”. Ela entra em cena e diz: “quando for atravessar a rua, sempre na faixa, estenda a mão, avisando os motoristas”. O Homem-Faixa volta a falar e convida Wanderléa a cantar um trecho da sua famosa música “Pare o casamento”. Juntos cantam o trecho que diz “pare, agora” e fazem o gesto de travessia. No final, um off reforça: sinalize sempre nas faixas onde não há semáforo.

Gravado no centro de São Paulo, o filme é assinado pela nova/sb, agência comandada por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, responsável por toda a campanha. "Escolhemos Wanderléa por conta da música que tem o refrão ‘pare agora’ e por ela ser uma artista conhecida e querida por um amplo público", diz Ricardo Furriel, VP de criação da nova/sb.

O sinal de travessia, que deve ser feito da calçada, consiste em esticar o braço à frente do corpo, indicando aos motoristas que há a intenção de atravessar a rua. Em maio, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o respeito do condutor à prioridade de travessia do pedestre em faixas de segurança sem semáforo na capital. A conclusão principal revelou que 59,3% dos pedestres estão se sentindo mais respeitados na faixa e que 51,1% dos motoristas desejam que o pedestre faça o gesto do pedestre. 

“Para melhorar ainda mais estes dados e a convivência no trânsito, queremos estimular que os pedestres usem o gesto de travessia e os motoristas respeitem este direito. Cidades como Brasília utilizaram o sinal amplamente na última década e hoje o gesto não é mais necessário na capital federal, pois os motoristas respeitam o pedestre quando ele para na guia”, explica Thiago Furtado, diretor de atendimento da nova/sb. “Em São Paulo, também queremos mudar esta atitude. Com uma pessoa carismática como Wanderléa esperamos que as pessoas percam a inibição e adaptem a sinalização no dia-a-dia”, complementa.

Sobre o Programa de Proteção ao Pedestre

Lançado em maio de 2011, o programa de Proteção ao Pedestre tem como objetivo combater um dos maiores problemas enfrentado no trânsito de São Paulo: as mortes por atropelamento. Na cidade, morrem em média 650 pessoas por ano atropeladas.  Por meio de um estudo, que a nova/sb solicitou à Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi constatado que uma das causas destes números está no fato de motoristas e pedestres ignorarem as 90 mil faixas de pedestres espalhadas pela cidade.

Após o programa da Prefeitura de São Paulo, que além da campanha publicitária criada pela nova/sb, incluiu ações como a implementação e revitalização de 16 mil faixas de travessia, instalação de mais de 560 semáforos de pedestres e câmeras da CET para autuar infratores, as mudanças no trânsito foram notáveis.  Na 1ª Zona Máxima de Proteção ao Pedestre, que inclui o centro e a região da Paulista, área onde a campanha começou e foi intensificada, a queda foi de 38,4%. Segundo a CET, a redução é reflexo do Programa de Proteção ao Pedestre, iniciado em maio de 2011. A meta é reduzir as mortes em 50% até o fim deste ano.

 
Ficha técnica

Título: Pare Agora
Anunciante: Prefeitura Municipal de São Paulo
Produto: SECOM 2012
Agência: NOVA/SB
Diretor de Arte: Hermes Jurkowitsch
Redator: Ricardo Furriel
Diretor de Criação: Ricardo Furriel
Produtora do Filme: Conspiração Filmes 
Diretor de Cena: Clóvis Aidar
Produtora de Áudio: Bocaina 72
RTV: Andrea Consoleto
Atendimento: Thiago Furtado, Juliana Midori, Karina Meneses
Aprovação/cliente: Marcus Vinicius Sinval
 

LINK: http://youtu.be/BYA57xy8RSg

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