Novo Audi TT Coupé chega ao País

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Um novo conceito de design e tecnologia em um dos maiores objetos de desejo de uma pessoa: um carro. Esse é o conceito do novo Audi TT Coupé, que a montadora alemã lança oficialmente no Brasil.

O carro, que é um ícone de design e esportividade em todo o mundo, agora encantará os brasileiros. A começar por sua carroceria, desenvolvida especialmente para mostrar toda a sofisticação e estabilidade por meio de um desenho que mistura linhas poderosas e discretas. Os designers da Audi aperfeiçoaram com delicadeza o conjunto do modelo, baseado em uma combinação de círculos e cúpulas. O novo TT parece mais elástico e dá a impressão de querer mover-se rápido, mesmo estando parado.

Em comparação à versão antiga, o modelo ficou 137 mm maior, com 4.178 mm de comprimento, e 78 mm mais largo, com o total de 1.842 mm de largura. Em altura, ficou 6 mm mais alto, com 1.352 mm de altura e entre-eixos de 2.468 mm. Oferece, portanto, mais conforto para os passageiros.

A dianteira e a traseira ganharam expressividade. A grade do radiador serve como um elemento de definição da genética Audi. As largas entradas de ar insinuam a potência do motor e os faróis bem marcados enfatizam a aparência esportiva do carro. Na traseira, os pára-lamas proeminentes e as lanternas tridimensionais ganham destaque. O modelo tem 10 opções de cores metálicas ou peroladas e três sólidas.

Prêmio por inovação tecnológica na carroceria
O Audi TT Coupé foi o vencedor do prêmio EuroCarBody de 2006 pelo conceito inovador de sua carroceria, que é fabricada em alumínio e aço pelo método de construção ASF Space Frame desenvolvido pela Audi. Pela primeira vez no segmento de carros esportivos, estes materiais são usados em combinação, lado a lado. No total, 69 por cento da carroceria são em alumínio e os 31 por cento restantes, em aço, com o intuito de balancear a distribuição de peso entre os eixos. A carroceria do TT pesa 206 quilos, sendo 140 kg de alumínio e 66 kg de aço. Se fosse construída inteiramente em aço, seria 48 por cento mais pesada. Detalhe importante, já que o baixo peso é um fator chave na dirigibilidade, segurança e desempenho esportivo do novo TT Coupé. Descarregado, o TT 2.0 TFSI S tronic pesa apenas 1.280 kg (o mais leve de sua categoria).

Com a nova combinação de metais na fabricação do modelo, o TT Coupé ficou ainda mais seguro: ganhou 50 por cento mais em rigidez estática à torção que a versão antecessora. O coeficiente de arrasto do novo modelo melhorou: passou de 0,34 da versão anterior, para 0,30. Para aumentar a propulsão, ao alcançar 120 km/h, um spoiler emerge da tampa do porta-malas. Quando a velocidade cai para menos de 80 km/h, o spoiler automaticamente é recolhido.

Motor do ano

O Audi TT Coupé tem novo motor quatro cilindros 2.0 Turbocharged TSFI, com sistema de injeção direta de gasolina FSI, o que garante ao esportivo uma potência de 200 cv. O carro acelera de 0 a 100 Km em apenas 6,4 segundos, atinge velocidade máxima de 240 km/h e o consumo médio é de 12,9 km/litro (7,7 litros de combustível a cada 100 km) num percurso misto entre cidade e estrada.

O torque máximo de 280 Nm está disponível em uma larga faixa de rotações – desde 1.800 rpm até 5.000 rpm. Pelo pacote tecnológico, o propulsor foi escolhido por um júri internacional de especialistas como “O Motor do Ano”, três vezes consecutivas, em 2005, 2006 e 2007. Para se ter uma idéia, o sistema TFSI mistura a tecnologia de injeção direta de gasolina FSI, que já demonstrou sua superioridade no campeão de Le Mans R8, com o Turbocharger.

Quem tiver o prazer de pilotar o novo esportivo terá também a chance de conhecer uma das novidades da Audi no quesito câmbio. O TT Coupé vem com o S tronic, um sistema que combina as vantagens de uma caixa de câmbio manual com uma automática simultaneamente, com ênfase na esportividade. Apesar de não possuir pedal de embreagem, o S tronic é baseado tecnicamente na caixa de câmbio manual de seis velocidades. Com inédito sistema de dupla embreagem e controle eletro-hidráulico inteligente, é possível engatar duas marchas ao mesmo tempo: enquanto uma marcha está em funcionamento, a próxima está pré-selecionada. Nas trocas de marcha, o engate é praticamente simultâneo, proporcionando aceleração constante, sem interrupções.

Segurança e conforto

Como em todos os modelos Audi, o TT Coupé privilegia a segurança do motorista e dos passageiros. Essa responsabilidade começa pela própria carroceria do carro, que possui uma estrutura de alumínio reforçada, que cria uma célula protetora e garante maior proteção em colisões dianteiras. Possui ainda barras de proteção lateral nas portas.

O sistema de suspensão dinâmica da Audi foi aperfeiçoado e submetido a novos ajustes para implementação no novo TT Coupé. Por exemplo, o centro de gravidade ficou 9 mm mais baixo.

Como opcional, há um sistema de amortecimento de alta tecnologia (Audi Magnetic Ride), onde minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores. Quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundos. Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva (modo Normal ou Sport, escolhido pelo condutor no console central). Nenhum outro concorrente do TT Coupé oferece tecnologia similar.

Equipado com novo sistema de freios a disco que conta com pastilhas altamente resistentes à fricção, o Audi TT Coupé vem com airbags frontais para motorista e passageiro, com dois estágios de abertura – que variam de acordo com o tamanho do impacto. Além disso, tem sidebags instalados na lateral dos assentos dianteiros para proteger o tórax e a cabeça dos ocupantes.

Alta tecnologia
O Audi TT 2.0 TFSI é equipado com rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus 245/45 R17. Com tecnologia run-flat, os pneus, se furados, permitem que o carro continue em movimento por cerca de 50 km a uma velocidade máxima de 80 km/h. O carro também vem equipado com sistema que monitora a pressão dos pneus.
Com duplo display, o ar-condicionado regula a temperatura e ventilação de acordo com o ângulo de incidência do sol. O volante é revestido em couro esportivo com ajuste de profundidade e altura para facilitar a entrada e saída do motorista. Além das alavancas para troca de marchas, a direção é multifuncional.
Outro destaque fica por conta do sistema de som Bose de série com rádio modelo Symphony de 6 CD´s no painel. Interface Bluetooth para celulares, preparação para iPod, Acoustic Parking System de estacionamento traseiro, faróis com bi-xênon, lavadores e ajustes de altura, bancos dianteiros com ajuste elétrico e programa eletrônico de estabilidade (ESP) são outros equipamentos de série.

Uma história de sucesso no mundo todo
A primeira versão do Audi TT foi lançada em 1998. Em menos de seis meses já era considerado um ícone de esportividade e tornou-se um modelo cult do segmento de cupês esportivos, fato que marcou um novo momento para a montadora alemã.
Com o sucesso obtido com o Audi TT, a empresa decidiu investir ainda mais no projeto, lançando a nova versão do carro, que agora chega ao mercado brasileiro. O novo modelo personifica todo dinamismo em seu design, motor e performance.

Preço: R$ 219.000,00

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