Novo conceito em mídia

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Carrinhos de supermercado envelopados com a propaganda de um produto ou serviço. É o Superdoor, criado pela Mídiainterior, empresa especializada no desenvolvimento de novas mídias internas. Um projeto inédito, um conceito inovador, que coloca no mercado uma nova forma de comunicação publicitária visando impactar o consumidor do país. Após estar presente em redes como o Hirota Supermercados, em São Paulo, e o Confiança de Bauru, interior paulista, o Superdoor chega agora ao Emporium São Paulo, passando a ser utilizado em suas unidades na Capital Paulista.

“Antes de criarmos o projeto do Superdoor, o carrinho de compras era usado apenas como um adereço, em ações isoladas de propaganda. Nunca foi tratado como uma mídia sistêmica e contínua. Desenvolvemos um produto resistente, com excelente qualidade de impressão em off-set e capaz de ser instalado simultaneamente em 50 a 100 lojas, em 50 a 100 mil carrinhos. E isso muda toda a concepção de um “veículo” que, até então, sempre foi um item de despesa para o supermercado. Agora virou fonte de receita, divulgando as mais diversas marcas e produtos”, explica Aguinaldo De Fiori Filho, diretor da Mídiainterior e responsável pelo novo conceito. “A meta é ter, no mínimo, 300 lojas em nossa plataforma. Mas, sempre com muito critério, para atingir os resultados”, completa.

O Superdoor chega para impactar o consumidor no ponto-de-venda. E pode se juntar a outras mídias nesse impacto de seduzir o cliente no momento da compra: ele aparece como aquele que o faz lembrar e decidir colocando o produto no carrinho. “Ele instiga o consumidor a experimentar. Temos ferramentas de mensuração desse impacto de mídia, de quantas vezes a marca foi visualizada no ponto-de-venda, e isso embasa os resultados do Superdoor. A decisão de 81% do que vai para o carrinho de supermercado acontece no ponto-de-venda. E o Superdoor faz com que a pessoa decida por aquele determinado produto. Afinal, ela vê a propaganda e tem acesso ao produto no próprio local”, observa Aguinaldo.

Além da decisão da compra, o envelopamento do carrinho mostrou uma nova utilidade – e tendência – para o consumidor: manter a privacidade em suas compras. Isso foi constatado após a implantação do Superdoor no Hirota – com envelopamento da sua campanha de aniversário e, também, de um produto: o NY.LOOKS – GEL FIXADOR. Uma pesquisa de campo entre os freqüentadores de suas lojas mostrou que o carrinho envelopado foi aprovado também por preservar a compra, trazendo uma sensação maior de privacidade.

Tal projeto exigiu investimentos de US$ 180 mil e o desenvolvimento de ferramentas para atender aos diferentes tipos de carrinhos – o que contou com a ajuda de especialistas, com o objetivo de fazê-lo de forma sistêmica: de maneira rápida, com velocidade de produção, barata e com facilidade de manutenção, além de logística nacional. Também foi desenvolvido com conceito ambiental, por ser ecologicamente correto e reciclável.

O Superdoor também vem de encontro ao Projeto Cidade Limpa. Iniciado em São Paulo e já se estendendo ao Rio de Janeiro, essa campanha cujo objetivo é limpar o lado “externo” da cidade, traz um novo momento na divulgação de produtos e serviços. “A mídia interna passou a ter uma importância ainda maior e nada melhor para atingir o consumidor do que canais de comunicação que, efetivamente, dão o recado ao público-alvo”, observa Aguinaldo.

Aguinaldo De Fiori Filho tem toda uma carreira voltada para a área de comunicação e marketing. Esteve à frente da Azul Vídeo, produtora independente pioneira em conteúdos, com sede  no Rio de Janeiro, responsável, entre outros, pela série “Meio Ambiente Urgente”, entre 1986 e 1987 e pela programação noturna da TV Rio entre 1988/89, com destaque para o programa “Plano Geral”. Em 93, foi convidado por Johnny Saad, presidente do Grupo Band, para comandar a Band de Presidente Prudente, onde realizou vários projetos até o final de 2005. O último projeto no Grupo Band comandado por Aguinaldo foi a concepção e implantação do canal Terra Viva, de Agrobusiness. Aí, partiu para a retomada e desenvolvimento de seus projetos com a Mídiainterior, além de Conteúdos para Televisão com a produtora Contém Conteúdo.


 

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