Novos rumos da literatura

0

Um encontro das literaturas contemporâneas do Brasil e da Argentina marca a primeira edição internacional dos Encontros de Interrogação, que ocorre de 4 a 6 de dezembro na Fundación Centros de Estudos Brasileiros (Funceb), em Buenos Aires. Em cada uma das suas duas primeiras edições, em 2005 e em 2007, em São Paulo, Encontros de Interrogação contou com a participação de cerca de 80 convidados entre escritores, jornalistas, críticos literários e pesquisadores acadêmicos. Em Buenos Aires a atividade reúne 47 escritores e críticos literários, jornalistas e pesquisadores brasileiros e argentinos – 21 deles são do Brasil –para discutir as proximidades e distanciamentos entre as  produções literárias dos dois países fronteiriços (veja abaixo a programação e os perfis).

O foco do encontro é cotejar a produção literária brasileira e argentina em aspectos como o lugar do escritor na sociedade, a concepção de geração literária, o relacionamento editorial entre os dois países quando o assunto é literatura. Haverá, ainda, dois lançamentos: a revista argentina El Matadero nª5, cujo tema deste número é Aires de Familia Entre Argentina y Brasil, e a obra Caos Portátil – Antologia Bilíngüe de Poesia Brasileira Contemporânea. A atração de encerramento da atividade registra um sarau de leitura com a participação de escritores dos dois países:  os argentinos Mirta Rosenberg, Tamara Kamenzain e María Medrano, e os brasileiros Andréa Del Fuego, Marcelino Freire e Ricardo Aleixo. Encontros de Interrogação, Edição Buenos Aires, ARG é uma produção da parceria entre o Itaú Cultural e a Funceb.

 

PROGRAMAÇÃO

04 terça-feira

10h30 às 12h30
A prosa brasileira contemporânea. Uma leitura possível?
O pesquisador e escritor Flávio Carneiro conversa com o público argentino sobre as características da prosa brasileira produzida a partir do ano de 2000, conforme recorte adotado em sua pesquisa literária publicada  no livro No País do Presente – Ficção Brasileira no Início do Século XXI.
Mediação: Maximiliano Tomas

14h30 às 16h30
Fórum de editores de publicações independentes
Reunião de editores brasileiros e argentinos de revistas e sites dedicados à literatura trocam idéias, experiências editorias e percepções sobre a produção literária dos dois país.
Participantes brasileiros: Bruno Dorigati, Portal Literal (
www.literal.com.br), Edson Cruz, Cronópios (www.cronopios.com.br), Julio Daio Borges (www.digestivocultural.com), Márcio-André, Confraria do Vento (www.confrariadovento.com), Ricardo Soares, TV Cultura – São Paulo, e Rogério Pereira, Jornal Rascunho (www.rascunho.com.br).
Participantes argentinos:
Marina Kogan (El Interpretador), Gustavo Darío López (Revista Vox), Paula Siganevich (Revista Grumo) e Guadalupe Wernicke (Revista Vocal)

17h30 às 19h
Profissão: escritor? Ou profissional e escritor?
Escritores confrontam experiências sobre a atividade de escritor no Brasil e na Argentina –  se é uma profissão ou uma vocação, como se estrutura a vida profissional dos escritores etc. Com Flávio Carneiro, Joca Reiners Terron e Pedro Mairal
Mediação Damián Tabarovisky

19h30 às 21h
Geração é uma palavra incômoda?
Poetas e prosadores debatem sobre o que há de comum e específico nas produções literárias contemporâneas do Brasil e da Argentina, principalmente entre os escritores surgidos a partir dos anos 80.
Com  Inés de Mendonça , Guilherme Zarvos, Nelson de Oliveira e Paula Peyseré
Mediação Francisco Garamona

05 quarta-feira

10h30 às 12h30
A prosa brasileira contemporânea. Uma leitura possível?
O poeta e crítico literário Claudio Daniel expõe suas observações sobre a produção poética brasileira, da lírica e formal à poesia de experimentação.
Mediação Cecilia Pavón.

15 h
Lançamento da revista El Matadero nª5, cujo tema deste número é Aires de Familia Entre Argentina y Brasil.
Com Marcela Croce e Diego Molina

17h30 às 19h
A fronteira realmente nos aproxima?
Editores e pesquisadores discutem as relações Brasil-Argentina do ponto de vista das relações de mercado editorial.
Com Felipe Lindoso, Samuel Leon, Gabriela Adamo
Mediação: Adrian Cangi
 
19h30 às 21h
Como a História se transforma em personagem literária?
A questão da contextualização histórica na leitura do texto literário: a comparação do uso dessa questão no Brasil e na Argentina.
Com Florencia Abbate, Ana Maria Gonçalves, Maria José Silveira e Sebastián Hernáiz
Mediação Maria Fernanda Pampim 
 
06 quinta-feira

10h30 às 12h30
Qual é a Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo,
A professora e pesquisadora brasileira Regina Dalcastangné fala dos resultados do mapeamento A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo: 1990-2004, que mapeou as personagens de 389 romances de autores brasileiros.
Mediação Marina Mariasch
 
15 h
Lançamento Caos Portátil – Antologia Bilíngüe de Poesia Brasileira Contemporânea
Com Gonzalo Aguilar , Bruno Dorigatti, Cecília Pavón

17h30 às 19h
O que faz de um escritor um verdadeiro escritor?
Os conceitos e princípios éticos, políticos e estéticos que um escritor deve adotar segundo jovens autores brasileiros e argentinos.
Com Cíntia Moscovich, Juan Terranova, Luiz Ruffato e Martín Kohan
Mediação Florencia Garramuño

20h às 22h
Qual o tom da literatura?
Sarau de prosa e poesia com a participação de escritores dos dois países.
Com Andréa Del Fuego, Marcelino Freire, Marina Mariasch, Mirta Rosenberg e  Ricardo Aleixo
Mediação: Camila do Valle

PERFIL DOS DEBATEDORES BRASILEIROS

Ana Maria Gonçalves é escritora e roteirista, autora de Um Defeito de Cor, premio Casa de Las Américas em 2007.

Andréa del Fuego é escritora e autora de Minto Enquanto Posso; Nego Tudo; e Engano Seu.

Camila do Valle é poeta, prosadora, tradutora, curadora e diretora da Funceb, em Buenos Aires, autora de Mecânica da Distração: os Aprisântempos, Roubei e Engoli um Colar de Pérolas Chinesas/Robé y me Tragué un Collar de Perlas Chinas.

Cíntia Moscovich é escritora, jornalista, professora, roteirista e autora de O Reino Das Cebolas; Duais Iguais; Anotações Durante o Incêndio; Arquitetura do Arco-Íris; e Por Que Sou Gorda, Mamãe?

Claudio Daniel é poeta, tradutor, ensaísta e autor de Sutra; Yumê; A Sombra do Leopardo; Figuras Metálicas; e Romanceiro de Dona Virgo. .  É editor da revista eletrônica Zunái (www.revistazunai.com.br).

Felipe Lindoso é antropólogo, jornalista e curador, ex-diretor de relações institucionais da Câmara Brasileira do Livro e autor do livro O Brasil Pode ser um País de Leitores?

Flávio Carneiro é professor, escritor, crítico literário, roteirista, autor dos ensaios No País do Presente – Ficção Brasileira no Início do Século XXI; e Entre o Cristal e a Chama – Ensaios sobre o Leitor; e das ficções Prezado Ronaldo; e Confissões

Guilherme Zarvos é escritor, autor dos livros Morrer, Zombar, entre outros, e co-fundador, junto com o poeta Chacal, do CEP 20.000.
Joca Reiners Terron é escritor, design gráfico, autor de Eletroencefalodrama, Não Há Nada Lá, Hotel Hell, Sonho Interrompido por Guillotina, entre outros.
Luiz Ruffato é escritor, jornalista e autor de Eles Eram Muitos Cavalos; Histórias de Remorsos e Rancores; (os sobreviventes), Mamma, Son Tanto Felice: Inferno Provisório – Vol. 1; O Mundo Inimigo: Inferno Provisório – Vol. 2; Vista Parcial da Noite: Inferno Provisório – Vol. 3.

Marcelino Freire é escritor, autor, entre outros, de Angu de Sangue; BaléRalé;  e Contos Negreiros, idealizou e organizou a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. Mantém o blog www.eraodito.blogspot.com

Maria José Silveira é escritora, tradutora e editora, autora de A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas; O Fantasma de Luís Buñue e Guerra no Coração do Cerrado, entre outros.

Nelson de Oliveira é escritor, diretor de arte, publicou mais de vinte livros de ficção para jovens e adultos, organizou as polêmicas antologias Geração 90: manuscritos de computador e Geração 90: os transgressores.

Regina Dalcastagnè é professora e coordenadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da UnB, pesquisadora do CNPq e autora, entre outros, de  Entre fronteiras e Cercado de Armadilhas: Problemas de Representação na Narrativa Brasileira Contemporânea.

Ricardo Aleixo é autor, entre outros, de Trívio e Máquina Zero. Com a Cia. SeráQuê?, da qual fez parte de 1999 a 2003, integra, como compositor e performer, a Sociedade Lira Eletrônica Black Maria.

Ricardo Soares é escritor, jornalista, roteirista, diretor de tv, editor da revista Raiz, além de conselheiro editorial da revista Rolling Stone.

Samuel Leon é argentino radicado no Brasil, editor da Editora Iluminuras, em São Paulo, Brasil, colaborou como crítico literário de diversos jornais e revistas brasileiros, entre eles a Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo.

PERFIL DOS DEBATEDORES ARGENTINOS

Adrián Cangi é editor, ensaísta, tradutor e professor da Universidade de Buenos Aires, da Fundação Universidade de Cinema e da Universidade Nacional de La Plata, autor de Gilles Deleuze-Carmelo Bene,  entre outros.

Cecilia Inés Pavón é tradutora e jornalista, autora de Caramelos de anís, Discos Gato Gordo, CECI y FER (poeta y revolucionaria), Pink Punk, entre outros.

Damián Tabarovsky é escritor, publicou Fotos Movidas, Coney Island, Bingo, Kafka de vacaciones, La expectativa y Autobiografía médica, dirige a publicação Interzona Editora, além de ser colunista do suplemento cultural do jornal Perfil.

Florencia Abbate é escritora, autora dos romances El grito e Magic Resort, do livro de poesia Los Transparentes e do ensaio El, ella, ¿ella? -apuntes sobre transexualidad masculina, além de ser co-diretora da editora Tantalia.

Francisco Garamona é escritor e editor da revista Mansalva, autor de Parafern, Una Escuela de la Mente, Aceite Invierno e La Leche Vaporosa.

Florencia Garramuño, PhD,  é profesora da Universidad de San Andrés, autora de Genealogías Culturales – Brasil, Argentina y Uruguay en la novela contemporánea  e Modernidades Primitivas: Tango, Samba y Nación.

Gabriela Adamo é editora e tradutora. Há cinco anos dirige o “Programa Semana de
Editores en Buenos Aires” da Fundação TyPA.

Guadalupe Wernicke é poeta e editora, autora de viboritas de mar e el deshielo, além de coeditora, junto com Victoria Schcolnik, da revista VOCAL de música e poesia.

Gustavo Darío López é curador, documentarista e editor de publicações digitais, desde 1982 trabalha na edição independente dos projetos Senda e VOX arte + literatura.

Inés de Mendonça  é formada em Letras pela Universidad de Buenos Aires – UBA – e co-dirige El interpretador, uma revista virtual de literatura, arte e pensamento.

Juan Terranova é licenciado em Letras, autor dos romances El caníbal, El bailarín de tango e El pornógrafo, do livro de poesias El Ignorante e da reunião de contos  Música para rinocerontes, além de manter o blog: http://www.elcocinerosalvaje3.blogspot.com  

María Fernanda Pampín é licenciada em Letras pela Universidad de Buenos Aires e pesquisadora do Instituto de Literatura Hispanoamericana da UBA, além de editora da Ediciones Corregidor.

Marina Mariasch é poeta, prosadora, crítica literária e tradutora, publicou poemas e contos em várias antologías, além três livros de poesia chacelados pelo selo editorial Siesta, que fundou e codirige.

Marina Kogan cursa Letras na Universidad de Buenos Aires, dá aulas de Escrita Criativa na Escuela Superior de Creativos Publicitários, é membro do conselho editorial da revista virtual El interpretador.

Maximiliano Tomas é escritor e jornalista, editou Perfil Libros, publicou as antologias Cuentos breves para leer en el colectivo e La joven guardia. Nueva narrativa argentina.

Martín Kohan ensina Teoria Literária na Universidad de Buenos Aires e na Universidad de la Patagônia, autor de ensaios, contos e dos romances La Pérdida de Laura, El informe, Segundos Afuera, Ciencias Morales, entre outros.

Mirta Rosenberg é poeta e tradutora, autora de Pasajes, Madam, Teoría sentimental e El Arte de Perder, faz parte do Conselho de Direção do Diario de Poesía desde sua constitução.

Paula Peyseré é escritor, atua nos coletivos artísticos lamarencoche e MareMagnuM, publicou poesia e prosa em diversas publicações argentinas.

Paula Siganevich é professora, e da revista Grumo – Pensamiento y Cultura, além de diretora de publicações da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo.

Pedro Mairal é prosador e poeta, tradutor, autor de Tigre como los Pájaros, Una Noche con Sabrina Love, Hoy Temprano, Consumidor Final y El Año del Desierto.

Sebastián Hernaiz integra o grupo que desenvolve a revista El interpretador y publicou ensaios, narrativa e poesia.

 


SERVIÇO
Encontros de Interrogação, Edição Buenos Aires
De 4 a 6 de dezembro
Das 10h30 às 21h
Fundación Centro de Estudos Brasileiros
Calle Esmeralda, 965
Buenos Aires
www.funceb.org.ar

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP