o salto de O Boticário

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O ano de 2007 foi positivo para a empresa O Boticário. A previsão de fechamento do balanço aponta para um crescimento de 22% no faturamento em relação ao registrado em 2006. No ano em que completou 30 anos, a empresa direcionou seus esforços para a implantação de um novo padrão de loja; lançou produtos com a participação direta do consumidor, colocou no mercado o segundo Eau de Parfum da marca e iniciou um relacionamento mais próximo com o público masculino. Este ano, foram abertos mais 75 pontos de venda, totalizando 2 465 lojas no Brasil.

Para o vice-presidente do Boticário, Artur Grynbaum, “a perspectiva deste resultado se deve aos investimentos em linhas de produtos diferenciados, à reformulação das lojas alinhadas com as empresas de varejo de maior sucesso internacional e ações de marketing que auxiliaram a consolidar o posicionamento da marca no mercado”.

Os investimentos realizados em 2007 foram 23% maiores aos do ano anterior, envolvendo os esforços de marketing, inovação e desenvolvimento de produtos.

 

Mercado Internacional

O Boticário iniciou, em Portugal, o processo de formatação das lojas para o novo padrão, finalizando três em Portugal, uma no Chile e outra no Uruguai. “O Boticário está presente em 20 países com 61 lojas e mais de 1000 pontos de venda e temos focado a atuação internacional na consolidação dos mercados, no fortalecimento da marca e reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros no exterior. A expectativa é de fechar o ano com 20% de crescimento na área internacional”, afirma o vice-presidente da empresa.

Atualmente o Boticário está presente no Japão, USA, Arábia Saudita, Portugal, Uruguai, Cabo Verde, El Salvador, Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, África do Sul, Angola, Moçambique, Suriname, Nicarágua, Austrália, Chile, Nova Zelândia e Emirados Árabes.

 

Movimentos do Boticário em 2007

Em 2007, a marca desenvolveu muitas novidades para atualizar seu portfólio e atender a todos os públicos. “Exercitamos os conceitos de criatividade, ousadia e tecnologia na criação de produtos para surpreender os clientes atuais e conquistar novos”, destaca Artur.

Atualmente, O Boticário possui cerca de 600 itens em seu portfólio, divididos em cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoos.

 

Entre os principais lançamentos destacamos:

Linha Active- Lançamento da segunda etapa de produtos da linha com grandes novidades:  Nanopeeling Renovador Microdermoabrasão e o Redutor de Celulite. O Boticário é a única empresa do mercado a utilizar nanotecnologia aplicada. Esta tecnologia proporciona melhor absorção e potencializa o resultado do cosmético.

 

Royalty – Coleção de maquiagem outono/inverno inspirada no luxo e na beleza da monarquia européia. O perfume Royalty foi inspirado nas cores da realeza, do campo e da magia medievais.

 

Coleção Dolce – Coleção criada para o Dia dos Namorados inspirada nas fragrâncias gourmands e no mundo fun.

 

Coleção Manu/Linha Cores – O Boticário criou produtos específicos para adolescentes a partir dos 13 anos e, contou com a participação delas no desenvolvimento da linha.

 

Ânforas Colecionáveis – Edição especial dos clássicos perfumes femininos Acqua Fresca e Thaty para comemorar o sucesso da marca ao longo dos anos.

Os renomados artistas plásticos Paulo von Poser, Isabelle Tuchband,  Rick Castro e Gustavo Rosa foram escolhidos para criar obras exclusivas para os frascos e embalagens.

 

Boticário Men – A mais completa linha produtos para atender às necessidades diárias do ritual de beleza dos homens.

 

Fashion Summer –  Coleção de maquiagem primavera/verão que chegou às prateleiras com as últimas tendências da moda. As grandes novidades desta coleção são Balm Bronze e o Pó Facial Bronzeado.

 

Sophie – Linha criada para as pequenas consumidoras de 06 a 12 anos. A borboleta é símbolo da novidade trazendo a mensagem da transformação para celebrar as mudanças vividas pelas meninas nesta faixa etária.

 

Baby Boti – Relançamento da linha para bebês de até 3 anos de idade. Os produtos são hipoalergênicos, com extratos de algodão e erva-doce.

 

Zaad –  O primeiro eau de parfum masculino da marca, desenvolvido para homens sedutores que gostam de fragrâncias sofisticadas e marcantes

 

No primeiro semestre, o Boticário iniciou a implantação do novo  conceito de suas lojas, transformando-as em  um ambiente que estimula o contato do cliente com os produtos , fazendo da experiência de compra um momento ainda mais prazeroso. Este ano, foram modificadas cerca de 680 lojas. Até 2010, todas as lojas estarão adequadas ao novo padrão visual, totalizando investimentos na ordem de R$ 150 milhões.

 

 

Responsabilidade Social

            Tendo a Responsabilidade Social como um dos pilares do seu relacionamento com os franqueados, em 2007 O Boticário deu continuidade e ampliou o Programa de Gestão para a sua rede de franquias. Através de um CD-ROM, o franqueado dispõe de atividades para auto-avaliação, vídeos para melhor entendimento da gestão socialmente responsável e referências bibliográficas.

Além dessa ferramenta, O Boticário incorporou os indicadores de Responsabilidade Social, no Instrumento de Avaliação dos Franqueados, integrando-os aos sistemas formais de avaliação da gestão do negócio do parceiros. Esse movimento resultou nos Prêmios Valor Social, na categoria Respeito ao Consumidor/Cliente/Fornecedor e na AFRAS/ABF em Responsabilidade Social 07, na categoria Franqueador Master. 

 

 

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

Uma das mais importantes conquistas da Fundação O Boticário em 2007 foi a aquisição de áreas para a implantação da Reserva Natural Serra do Tombador, na região de Cavalcante (GO). A Reserva protege 8.700 hectares de Cerrado, bioma que tem expressiva biodiversidade e é um dos mais ameaçados do país. Além da manutenção de biodiversidade e beleza cênica, a importância da área está no fato de servir como proteção para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ajudando a evitar que seu entorno seja devastado.

O V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) foi destaque das atividades da Fundação.  Quase 1.900 pessoas participaram do maior evento regular sobre unidades de conservação da América Latina, que aconteceu no mês de junho, em Foz do Iguaçu. Mais de 50 palestrantes, vindos de 21 países, colocaram a conservação da natureza em pauta.

O Projeto Oásis começou a ser operado em 2007. O objetivo da iniciativa é contribuir para a proteção de uma área de mananciais da Grande São Paulo, que hoje abastece cerca de quatro milhões de pessoas. Para tanto, proprietários de terras dessas áreas (avaliadas e selecionadas pela Fundação) receberão recursos para conservá-las, mantendo assim a qualidade da água. Atualmente, a Fundação O Boticário está firmando contratos com os proprietários das primeiras áreas que participarão do Projeto Oásis. No Brasil, o mecanismo do Projeto Oásis é inovador, por se tratar de uma transação voluntária e privada, que não se origina em nenhuma lei.

 

PRINCIPAIS PRÊMIOS

Agosto – Miguel Krigsner – presidente-fundador do Boticário- foi eleito novo acadêmico da Academia Brasileira de Marketing. A Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing. Sua missão é identificar, selecionar e organizar as melhores práticas e conceitos do marketing e disseminá-los no ambiente empresarial brasileiro.

Outubro – O Boticário foi o grande vencedor do 15o. Prêmio Atualidade Cosmética. A marca foi eleita em sete categorias do total de 8 a que concorreu. Entre os grandes prêmios do R16;OscarR17; da indústria cosmética brasileira, o de Profissional do Ano foi concedido para Andrea Mota, diretora de Marketing e Vendas do Boticário. O presidente do Boticário, Miguel Krigsner, foi homenageado na inédita categoria “Hall da FamaR21;, como um dos cinco nomes mais importantes do mercado cosmético. No mesmo mês, a empresa comemorou o Prêmio Valor Social, na categoria Respeito ao Consumidor/Cliente/Fornecedor.

 

 

 

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