Os limites da pele

0

O filme “A pele” (que no original carrega o subtítulo “Um Retrato Imaginário de Diane Arbus”) é um festival de imagens bizarras para relatar a vida da fotógrafa Diane Arbus (1923-1971). Uma mulher que fez sucesso nos anos 60 e surpreendeu Nova York com imagens de anões, gigantes, travestis, homens-elefantes e todos aqueles excluídos que acabavam encontrando na marginalidade dos circos e cabarés o seu lugar no mundo. As fotos de Arbus tiradas com sua poderosa Rolleyflex chocaram e encantaram diveros olhares, até que ela mesma mergulhasse nesses universos sombrios.

Só que o filme, que assisti hoje, não mostra essa compulsão de Arbus pelo bizarro. Nem sequer toca na sua carreira bem sucedida com fotos veiculadas em publicações como a New York Times Magazine e Haapers Bazar. Com uma liberdade além da conta, o  diretor Steven Shainberg e o roteirista Erin Cressida Wilson exageraram na dose, decidiram levar para a tela o que teria acontecido no imaginário dessa fotógrafa, filha de ricos comerciantes de peles, casada com um fotógrafo e mãe de dois filhos.

A paixão de Arbus, sempre declarada pelos “outsiders”, toma um sentido muito mais que real nesse fime, é irreal ao cubo. A sensação é que estamos diante, mesmo nas cenas mais simples, de um desfile bizarro e sem nexo, sem o chamado lé com clé. E que nem chega a agredir, como geralmente ocorre quando se joga ao público um quebra-cabeças, como o fez Ingmar Bergman no seu magistral “Gritos e Sussurros”. O filme “A pele” passa mais a sensação de desrespeito para com os deficientes físicos e psicológicos, para com a própria Arbus, autora de um trabalho consistente na fotografia, do que para com a platéia, que fica querendo entender o que não é para entender e deixa a sala de cinema procurando explicações e tentando, num exercício esquisito, buscar consistência aonde não tem.

Nicole Kidman, que vive Arbus; e Robert Downey Jr., na pele do peludo Lionel Sweeney, um dos outsideres que levará Arbus ao encontro de um mundo subterrâneo que a fascina, apesar do olhar assustado, seguram o filme. Mas como ele é longo demais, também perdem um pouco do fio da mal costurada história que se desejaria contar. O cinema europeu consegue levar esse tipo de história para a tela porque tem a preocupação de mergulhar mais a fundo nos personages e aí o tempo arrastado é até uma contribuição ao entendimento, o que não ocorre com “A pele”, onde os personagens ficam na supercifície de uma longa jornada cinema adentro.

Downey não conseguisse se impôr com os olhos e a fala pareceria mais um personagem de “A Bela e a Fera”, que se perdeu nos estúdios da Disney ou na própria Disneylândia, caindo de pára-quedas nesse pretencioso filme.
 
E se a Arbus vivida por Nicole Kidman busca numa bóia o ar de Lionel-Downey Jr, é fôlego o que falta ao filme para dar um sentido mais digno e dignificante a uma brilhante fotógrafa e a seus fotografados “outsiders”. É o filme é que é “outsider” em relação a Arbus.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP