PANVEL ABRAÇA SÃO PAULO COM O GAD

0

Para simplificar a jornada do cliente dentro das farmácias PanVel, o GAD’ criou um novo conceito em design de loja, baseado no universo digital. A ideia é tornar a visitação do público dentro da farmácia mais intuitiva, como nos aplicativos e sites. O conceito está estreando na primeira unidade da PanVel inaugurada em São Paulo. A tradicional rede de farmácias do Sul do país investiu R$ 1 milhão na loja de 370 metros quadrados no novo Shopping Morumbi Town.

O cartão de visitas da PanVel na capital paulista é o piloto do novo conceito de design desenvolvido pelo GAD’, uma das mais importantes consultorias de branding e design do Brasil – e parceira da rede de farmácias há 10 anos.

O novo conceito implementado na primeira unidade da PanVel em São Paulo será implantado, gradativamente, em todas as mais de 350 lojas da rede. A expectativa é abrir, até o final de 2016, um total de 38 lojas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

A atualização do ponto de venda (PDV) propõe uma experiência diferenciada para o cliente, desde a simplificação e funcionalidade na hora das compras até a experimentação de produtos e auxílio de consultoras de beleza.

O projeto é dividido em 6 zonas, bem claras e definidas no interior da loja, facilitando assim a navegação e orientação por parte do cliente. Como em um site, dividido por seções ou editorias, que melhoram a busca por informação.

“A loja fica mais acessível e otimiza o tempo do cliente no local. Todo o projeto foi concebido de forma que o consumidor consiga, se desejar, ser objetivo e rápido nas suas compras, sem perder seu tempo, que nos dias atuais é tão valioso”, diz o arquiteto Leonardo Araújo, sócio e diretor de Retail Design do GAD’. E completa: “Com o novo conceito, o faturamento deve ser incrementado em 30%”.

A zona de Acesso é uma área de oferta e pontas de gôndola com espaço para comunicação visual atrativa. As gôndolas também ficaram mais altas, para facilitar a visualização dos produtos.

No centro da loja, a área de Dia a Dia, com raquetes de sinalização, orientam o cliente a encontrar de forma rápida o que procura.

O setor Mães e Filhos ganha força e destaque por ser um nicho em uma curva ascendente, marcado pelo uso da cor lavanda, que remete à ideia de carinho, cuidado e zelo.

A zona de Beleza e Dermocosméticos tem grande visibilidade “A ideia foi criar um ambiente diferenciado e glamouroso, com o uso da madeira clara conferindo ao espaço aconchego e calor para os clientes efetuarem a compra de forma mais tranquila”, detalha Leonardo Araújo. O espaço conta com uma área de experimentação que proporciona uma experiência diferenciada onde consultoras de beleza podem auxiliar e tirar as dúvidas com relação aos produtos de beleza.

A área de Medicamentos foi demarcada pelo tradicional pórtico azul das lojas da PanVel. Um grande diferencial desse novo modelo é a nova área de exposição para acesso direto aos medicamentos OTC (livres de prescrição médica). O espaço foi reforçado pelo uso das cores branca e azul e uma sinalização que permite uma navegação rápida através do uso de cores distintas para cada categoria de medicamentos.

Por fim, o Checkout ganhou uma grande área de conveniência organizando a fila e permitindo ao cliente lembrar algo que tenha esquecido ou a compra de produtos sazonais de forma mais rápida. “Ampliamos a oferta de produtos no checkout. Temos bebidas geladas e até chinelos”, comenta Leonardo Araújo.

A decisão de abrir uma loja na capital paulista foi motivada por uma demanda dos próprios clientes e simpatizantes da marca que residem na cidade, através das redes sociais e da panvel.com, a loja online com entrega para todo o Brasil. O público de São Paulo já representa o segundo maior mercado da loja online e ocupa o terceiro lugar no ranking da PanVel no Facebook, que conta com mais de 1,4 milhões de seguidores.

“O grande desafio para o segmento de farmácias é a convergência do meio físico e digital. Vimos a necessidade de atualização da linguagem da marca e suas derivações no ponto de venda para torná-la mais amigável e atual pois esta impactava diretamente na experiência do PDV e em outros pontos de contato, como e-commerce e mobile ”, conta Leonardo Araújo.

Nova marca

O GAD’ também trabalhou em uma evolução da identidade da marca, com um leve redesenho do logotipo. A inclinação das fontes foi reduzida e o espaçamento entre elas aumentado, para proporcionar uma leitura mais clara, principalmente em suas reduções. Também foi criada uma certa ondulação das fontes, deixando o logo mais orgânico e fluído, além de uma leve diminuição da diferença entre as caixas altas e baixas.

Segundo a Diretora de Design e Comunicação do GAD’, Grace Meurer, a criação do novo logo para a PanVel surgiu da necessidade de apresentar a evolução da história da marca, mas sem perder sua identidade. “O objetivo era que o consumidor percebesse a marca PanVel de uma maneira diferente. Mantivemos em destaque as letras P e V, pois fazia parte da história da união de duas marcas no passado e também por ser uma característica marcante do logo, porém este ganhou linhas curvas. Além disso, o azul característico foi mantido o que resultou em um logo mais friendly. Por fim, a linguagem da marca ganhou novas cores de apoio”, explica.
Sobre o GAD’

O GAD’ é, reconhecidamente, uma das mais importantes consultorias de marca com foco em estratégia, design e comunicação do Brasil. Em seus 30 anos de trajetória, tem ajudado centenas de empresas a transformarem seus negócios, criando valor e diferenciação, através da sua marca. Ao longo de sua história, o GAD’ construiu um portfólio robusto de clientes, de grandes organizações a jovens empreendedores, no qual se destacam empresas como Vivo, Gerdau, CPFL Energia, Petrobras, Net, Dass, Ipiranga, Claro, entre tantas outras. Sua atuação ética e construtiva diante do mercado, somada aos mais de 150 prêmios – Cannes Lions, London Design Awards, New York Festivals, IF Design – levaram o GAD’ a desfrutar de uma grande reputação nacional e internacional e a se posicionar, verdadeiramente, como empresa pioneira, líder e referência em consultoria de marca.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP