PARABÉNS MÔNICA

0

A festa começou no carnaval da Bahia, com uma música criada por Claudia Leitte e que foi lançada em cima do trio elétrico da cantora, no último dia 12 de fevereiro. Mas 2013 terá muito mais homenagens à Mônica, a mais famosa personagem de Mauricio de Sousa. Ela surgiu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha e, pouco tempo depois, já encantava os leitores – tanto que ganhou a liderança da turminha. Coitado do Cebolinha! Desde então, ele tenta, sem sucesso, voltar ao “poder” com seus planos infalíveis.

Mônica é um fenômeno cultural brasileiro, que ganhou espaço em vários outros países. São milhões de revistas vendidas desde a primeira publicação, em 1970. Ela já foi publicada em cerca de 50 países. Inspirada na filha homônima de Mauricio, foi a primeira personagem a ser nomeada embaixadora do UNICEF, além de ostentar os títulos de embaixadora da cultura e também do turismo  brasileiros.

Para o Ano da Dentuça, a Mauricio de Sousa Produções investiu aproximadamente cinco milhões de reais, desenvolveu um style guide comemorativo e conta com diversos parceiros para as comemorações que acontecerão pelo País em 2013.
 

Ações e eventos já programados
 

Bolo da Mônica com Amor aos Pedaços – Parceria com a Amor aos Pedaços, rede de doçarias que possui mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil, nas quais será disponibilizado o Bolo da Mônica, uma receita inédita criada especialmente para o aniversário da personagem. Além do bolo, também será lançado o Kit Mestre Cuca da Mônica que contém um minibolo de chocolate, uma bisnaga de brigadeiro e confeitos para decorar.

Exposição Sansão também faz 50 anos – No Memorial da América Latina, em São Paulo, mais de 70 desenhistas do Brasil homenageiam o Sansão, o inseparável coelhinho de pelúcia da Mônica, que também queria ser lembrado.

Novo site – Após um longo período, o site da Turma da Mônica será totalmente reformulado para o Ano da Dentuça. Um site novo, com conteúdos inéditos e muita diversão. Ela e os fãs bem que mereciam esse presente, né?

Mônica Mundi – O espetáculo Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica estreará no Rio de Janeiro, no dia 3 de março de 2013, dia do aniversário da Mônica – foi nessa data, em 1963, que foi publicada sua primeira tira, na Folha de S.Paulo. Na ocasião, acontecerá um coquetel comemorativo e será cantado parabéns para a Mônica com a presença do seu criador, Mauricio de Sousa.

Exposição Mônica 50 anos – A trajetória da personagem contada por meio de originais, animações, esculturas e até o primeiro e original coelhinho em uma grande exposição interativa sobre a Mônica, em São Paulo.

Panini – O primeiro lançamento comemorativo aos 50 anos da Mônica chega às bancas já no início de março: a revista mensal Mônica nº 75 terá formato especial, com capa comemorativa metalizada e maior número de páginas. A publicação traz a história inédita “7 coisas para fazer antes dos 7”, na qual o Cebolinha ajuda a Mônica a realizar sete coisas antes que ela complete sete anos de idade. E para comemorar o primeiro meio século de sucesso da personagem, a publicação traz também a história número um da personagem. Mônica nº 75, com 96 páginas e formato 13 x 19 cm, tem distribuição nacional e preço de capa de R$ 4,90.

No decorrer do ano, haverá várias outras novidades, como a coleção, em dois volumes, Todas as capas da Mônica, que relembrará todas as capas da revista mensal da dentuça, desde a primeira, em 1970; um livro com as capas comentadas e as curiosidades por trás delas; e um livro especialíssimo em homenagem à primeira-dama do quadrinho nacional, no qual 150 desenhistas e ilustradores, do Brasil e do mundo, retratarão a Mônica; e muito mais. Aguarde!

Cartoon Network – O canal homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos da Mônica, com a celebração do Mês da Mônica no Cartoon Network, em setembro, e com pílulas comemorativas durante toda a programação de 2013.

Mônica Toy – Para marcar as comemorações dos 50 anos da personagem, será lançada uma nova versão da Turminha tão conhecida pelos brasileiros, a Turma da Mônica Toy. Será uma releitura com uma linguagem bastante atual, voltada para o público jovem-adulto, com um humor diferente, em vinhetas de 30 segundos. O lançamento acontecerá na grade noturna do canal Cartoon Network.

Cinemark – parceria com a rede de cinemas para realização do Mês da Mônica no Cinemark, em outubro, com conteúdos da Turminha nas telonas de todo o Brasil e exibições de vinhetas comemorativas durante a programação de 2013.

Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta – Remontagem da primeira peça de teatro da Turminha, nos anos 70. Uma superprodução, nos moldes dos grandes espetáculos da atualidade, com estreia em abril, no Teatro GEO, em São Paulo, e futura itinerância. Com figurino de Fause Haten, cenografia de Paulo Corrêa e iluminação de Ney Bonfante.

Relançamento de brinquedos que marcaram época – A primeira boneca da Mônica, lançada pela Troll no final da década de 60, será relançada em parceria com a Multibrink. Já a Grow relançará os brinquedos Estrelinha Mágica e Mônica MixFace, dois clássicos da personagem.

Linha de produtos retrô – Lançamento de produtos icônicos de décadas passadas, como estojo anos 80 e Cubo Mágico com a Mileno, a nova licenciada da MSP.

Sansão Amarelo – Lançamento do primeiro coelho da Mônica, o Sansão amarelo. Originalmente, ele era amarelo e recheado de palha, mas pouca gente sabe disso! Agora, ele será lançado pela Mileno, mas, claro, em pelúcia.

Festas da Mônica – Eventos sociais em comunidades carentes para a comemoração do Aniversário da Mônica. Serão grandes festas, com bolo, parabéns para a personagem e muito mais.

Ações de Varejo – O Ano da Dentuça marcará a entrada oficial da Mauricio de Sousa Produções em ações no varejo. Haverá promoções “Comprou, Ganhou” nos pequenos e médios varejos e, para o grande varejo, uma ação em parceria com a Kimberly Clark (Huggies Turma da Mônica), que levará muita diversão para os pontos de venda.

Giraffas® –  O Giraffas será o restaurante oficial do Mônica 50 anos. Ao longo do ano, a Mônica e sua turma serão os convidados da GiraTurma, personagens criados pela rede, nas GiraSurpresas e nos materiais de ponto-de-venda nas 400 lojas da rede. Serão seis datas durante o ano onde, na compra de um GiraPrato, a opção saudável do Giraffas para a criançada, o consumidor receberá uma GiraSurpresa da Turma da Mônica.  A rede pretende investir R$ 4 milhões em campanhas de divulgação das ações relacionadas a essa parceria.

Redes Sociais –  A comemoração do aniversário acontecerá também nos meios digitais. Haverá diferentes aplicativos para Facebook para celebrar o Ano da Dentuça, como envio de um cartão de aniversário para a personagem, um concurso cultural e até um grande parabéns em vídeo! Tudo isso no canal oficial da Turminha – www.facebook.com/turmadamonica.

Lojinha Mônica 50 anos – Será lançada uma área especial chamada “Mônica 50 anos” dentro da Lojinha da Mônica (www.lojinhadamonica.com.br), com produtos superexclusivos. Canecas, camisetas, cadernos e outros produtos com temática das décadas de 1960 a 2000.

Desfile Mônica 50 anos – A comemoração chegará também ao mundo da moda. Em parceria com a Apoena, haverá, no Rio de Janeiro, em abril, um desfile comemorativo em que os fãs podem esperar por uma releitura divertida e sofisticada da Mônica. Apoena é uma marca coletiva de moda que produz com artesãs de Brasília roupas bordadas à mão. Mais que isso: é um projeto social que muda a vida de muitas mulheres. Além de capacitar as artesãs, a Apoena, por meio do Instituto Proeza, oferece aos filhos das bordadeiras aulas de reforço escolar, ballet, jiu-jitsu e street dance. Com as crianças em segurança, as mães podem dedicar uma parte do seu tempo ao bordado. As ações do Instituto Proeza são apoiadas por UNESCO, Criança Esperança, TV Globo e Caixa Econômica Federal. O desfile contará ainda com a parceria de profissionais renomados do mercado da moda, como o estilista Walter Rodrigues, o stylist Marcelo Hirata, o DJ Felipe Venâncio, o maquiador e cabelereiro Robert Estevão e a produção executiva da Cláudio Gomes Produções.

Projeção Mapeada – Para finalizar as comemorações, acontecerá um grande evento público, com uma animação inédita da Turminha sendo projetada na mais alta tecnologia de mapping.

Selo Mônica 50 anos – Em 2013, os produtos da Mauricio de Sousa Produções terão um selo Mônica 50 anos para marcar o Ano da Dentuça. Fora isso, diversos produtos terão embalagens comemorativas e edições especiais. Dentre eles, os sorvetes Jundiá e os miojos Nissin, a linha de papelaria exclusiva da Encaixe, a linha completa de festas da FastColor, os cases de iPhone da iWill, as frasqueiras em parceria com a Luen Travel, os ventiladores da Spirit, a Totebag da Pacific e muito mais. No segmento de vestuários e calçados, haverá produtos comemorativos com a Trifill, Brandili e Dupé.

Correios – Para os 50 anos da Mônica haverá também um projeto especial com os Correios. A parceria consistiráem uma folha base com 12 selos postais que retratarão a evolução da personagem, selos de Natal e a criação de aerogramas. Nos aerogramas, que poderão ser adquiridos nos Correios, os fãs poderão expressar seus votos de parabéns para a personagem e encaminhar diretamente para a Mauricio de Sousa Produções.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções (MSP)

A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens de Mauricio de Sousa. Possui o quarto maior estúdio do setor no mundo e, em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos infanto-juvenis, nas bancas. Nas livrarias, seus números também são significativos, com uma média de 1 milhão de exemplares vendidos ao ano. No licenciamento, é a empresa número um do Brasil e trabalha com cerca de 100 empresas nacionais e internacionais, que utilizam seus personagens em aproximadamente 2.500 produtos.
 

Canais Oficiais
 

Facebook – www.facebook.com/turmadamonica e www.facebook.com/mspoficial

Twitter – www.twitter.com/turmadamonicaTM e www.twitter.com/mspoficial

YouTube – www.youtube.com/turmadamonicaTV

Instagram – www.instagram.com/turmadamonica

Tumblr – http://monicafacts.tumblr.com

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP