A Pirelli apresentou hoje, na China, a edição de 2008 de seu famoso Calendário. Em homenagem ao país da Grande Muralha, todas as fotos tiveram como cenário a cidade de Shanghai.
As pitorescas ruas da antiga Concessão Francesa, os esplêndidos jardins do antigo Legado Britânico, a atmosfera misteriosa e sensual da China proibida, a convulsionada Estrada de Nanjing e as casas de chá típicas servem de pano de fundo para as imagens que vão ilustrar os meses do próximo ano.
Os vinte e três retratos de grande intensidade (dois para cada mês, e um único para agosto) recontam a pompa da antiga China, seu esplendor e as cores na busca do mito oriental de beleza feminina perfeição, pureza, graça.
A sessão de fotografia em abril deste ano movimentou onze modelos e atrizes num trabalho intenso envolvendo uma equipe com mais de 40 profissionais.
As personagens centrais desta edição incluem estrelas em ascensão como Agyness Deane e Lily Donaldson, do Reino Unido, Doutzen Kroes (Holanda), Catherine McNeil e Gemma Ward da Austrália, Sasha Pivovarova (Rússia), Coco Rocha (Irlanda) e Carol Trentini do Brasil. O Calendário também traz belezas chinesas como Mo Wan DAn e Du Juan e um nome de especial destaque: Maggie Cheung, famosa atriz de beleza exótica, conhecida internacionalmente por sua atuação em Police Story (1985), Super Cop (1992), Chinese Box (1997), In the Mood for Love (2000) e Hero (2003).
“Muitas vezes vejo que os ocidentais preferem o clichê da mulher chinesa de cabelos longos e olhos amendoados. Acho que tudo isso mudou. Muitas mulheres chinesas são graciosas; acho que temos certa graça interior que parece mais rara que no Ocidente”, comenta Maggie.
Os cliques são de autoria do francês Patrick Demarchelier, influente autor de ensaios fotográficos.”O casting foi um mix fascinante de Oriente e Ocidente. Um grupo muito interessante de rostos”, avalia Demarchelier. É a segunda vez que Patrick participa da produção do Calendário Pirelli, sendo a primeira vez em 2005, no Rio de Janeiro.
Essa é a 35º edição do Calendário Pirelli que pela primeira vez foi realizado na Ásia. “O Calendário 2008 é um excepcional cartão de visita para trazer o mundo da Pirelli ao público do Oriente”, afirma Mauro Pessi, Superintendente da Pirelli Brasil.
A apresentação oficial do novo Calendário acontece poucos dias depois da inauguração da segunda fábrica da Pirelli na província de Yangzhou. “A China e outros mercados asiáticos representam hoje as novas fronteiras da expansão internacional do Grupo Pirelli, que vem investindo e crescendo para aproveitar as oportunidades extraordinárias de negócio que existem na região”, explica Pessi
“The Cal”,”O Calendário”, sempre foi uma síntese artística que combina inovação, respeito a valores e tradição, e expressa a capacidade da Pirelli de adaptar e integrar diferentes culturas e, ao mesmo tempo, afirmar as qualidades e glamour da essência do que significa ser italiano.
No final de novembro, o livro R20;The Complete Works: The Pirelli Calendar 1964-2007R21; (A Obra Completa: Calendário Pirelli 1964-2007) publicado pela Mondadori, chegará a livrarias de todo o mundo. O livro representa um evento editorial de grande importância e envolve sete co-editores (Flammarion na França, Schirmer & MOsel na Alemanha, Rizzoli USA nos Estados Unidos e Canadá, Thames & Hudson para o Reino Unido, África do Sul, Austrália e outros mercados mundiais, Magma para a Rússia, Rebis na Polônia e Slovart para a República Checa).
A obra é resultado de um projeto longo e meticuloso de pesquisa e recuperação de materiais originais. Dos anos sessenta até os nossos dias, o leitor é levado a uma apaixonante viagem pela evolução da moda, tendências e costumes dos últimos 40 anos, em harmonia com a evolução da linguagem da comunicação da Pirelli.