PIRELLI NO SALÃO DE GENEBRA

0

A Pirelli registrou um novo recorde de homologações diárias ao longo de 2015 e agora em 2016. Com esse cartão de visitas único, graças a sua perfeita estratégia de adequação, a empresa chega ao 86º Salão de Genebra equipando, como de costume, os mais prestigiados e esperados modelos com pneus feitos sob medida, da Ferrari GTC4 Lusso ao Lamborghini Centenario. Isso para não mencionar o Pagani Huayra BC, a McLaren 570S GT e a BMW 7 Series, bem como a Maserati Levante, o Jaguar F-Pace e o Audi R8 Spyder, além dos carros conceito futuristas como a última criação de Giugiaro.

O incremento no desenvolvimento de pneus feitos sob medida para veículos específicos, coração da estratégia comercial e industrial de perfeita adequação, significa que há um total de cerca de 2200 homologações da Pirelli atualmente em circulação. Isso representa um crescimento de 10% em relação ao último mês de setembro, quando a Pirelli rompeu a barreira de 2000 homologações no Salão de Frankfurt. Essa tendência se manteve ao longo dos dois primeiros meses de 2016, fazendo da Pirelli o parceiro técnico preferencial das montadoras globais líderes de mercado no que se refere ao desenvolvimento de veículos para o futuro.

A estratégia de perfeita adequação: cada carro com seu próprio pneu

A avançada performance e as características técnicas dos atuais carros dos segmentos premium e prestige não podem mais ser sustentadas por pneus idênticos para cada modelo. Essa tendência foi rapidamente identificada pela Pirelli, que colocou o desenvolvimento de pneus feitos sob medida no núcleo de suas estratégias técnicas e industriais, tornando-se a parceira preferida da indústria automotiva.

Os ingredientes da estratégia de perfeita adequação da Pirelli são tecnologias, processos e materiais dedicados. Ao unir esses elementos, de acordo com as necessidades que os engenheiros de cada montadora identificam desde a fase do design, a Pirelli é capaz de desenvolver pneus feitos sob medida para cada carro. Os pneus seguem com as marcas P Zero, Cinturato ou Scorpion, mas por trás de cada nome há muitas variantes individuais, criadas especificamente para os carros para os quais foram desenvolvidos. Dependendo da montadora, há uma marca específica na lateral do pneu que denota que ele é um pneu feito sob medida pela Pirelli.

Assim, não é coincidência que esses pneus sob medida quebraram um recorde de homologações durante 2015, com um total de 353. É quase uma homologação por dia, reforçando a preferência das montadoras, e consequentemente dos motoristas, pela Pirelli.

O Salão de Genebra também sedia a estreia da última criação da Pirelli, o P Zero. Trata-se da mais recente evolução de um dos principais produtos da Pirelli, lançado 30 anos atrás. O novo pneu será apresentado internacionalmente no próximo mês. Enquanto isso, ele faz sua primeira aparição pública equipando os mais potentes supercarros do Salão. Ele também está presente no estande da Pirelli, onde um designer de pneus irá cortar à mão o exclusivo padrão que é marca registrada desse modelo.

Pirelli: parceira exclusiva da Maserati

O primeiro SUV da Maserati, o Levante, está entre os mais aguardados lançamentos do Salão de Genebra 2016. Ele é baseado na plataforma do Quattroporte e do Ghibli, com o qual compartilha o motor, adaptado para um sistema de tração integral e uma caixa de câmbio automática de oito velocidades.

Assim como é o caso de cada Maserati que deixa a fábrica, a Pirelli é a fornecedora exclusiva do novo modelo. Particularmente, a Pirelli desenvolveu novos compostos, perfis e estruturas para o P Zero do primeiro crossover de luxo da Maserati, que entrega tanto prazer como dirigibilidade otimizada para o Levante.

Ferrari GTC4 Lusso: tração 4X4 e quarto novos P Zero

A Ferrari exibe sua mais recente criação em Genebra, a GTC4 Lusso. E você não muda um produto vencedor, apenas o aprimora. Por essa razão, o Cavalo Rampante mais uma vez escolheu pneus P Zero feitos sob medida como equipamento original do herdeiro da FF.

Esse aclamado modelo combina conforto e performance. Essas são as duas características que os engenheiros da Ferrari pediram que a Pirelli mantivesse para o novo carro. Não satisfeita com isso, a Pirelli acrescentou um bônus extra, reduzindo a resistência ao rolamento dos pneus P Zero para a GTC4 Lusso em 15%. Esse objetivo foi atingido por meio do controle da deformação do pneu no momento em que ele faz contato com o solo, além da otimização da área de contato. Como a nova Ferrari possui tração integral, garantir a área de contato correta é tão crucial para os pneus traseiros como é para os dianteiros.

A esportividade do P Zero encontra a leveza do Jaguar F-Pace

A Jaguar traz o seu primeiro SUV para Genebra, o F-Pace, que é caracterizado por sua leveza, com uma carroceria feita com 80% de alumínio. Com motores a diesel e a gasolina, que desenvolvem 380 cv, o novo Jaguar mescla a performance e o dinamismo de um carro esportivo com o conforto e a praticidade de um SUV moderno.

A Jaguar tinha uma série de prioridades para os pneus do F-Pace, algumas delas aparentemente contraditórias: alto nível de conforto e baixa resistência ao rolamento, bem como uma dirigibilidade esportiva. Essas demandas foram todas atendidas por meio do trabalho nos perfis e geometrias individuais de cada pneu para o F-Pace, além do uso de materiais e compostos de última geração. A Pirelli é a fornecedora exclusiva de equipamento original para o pneu de 22 polegadas do novo Jaguar.

Lamborghini e Pirelli celebram mais um aniversário

Em 2013, a Pirelli abriu as portas de sua sede em Milão para celebrar o 50º aniversário da Lamborghini e a histórica parceria que une as duas empresas.

Em 2016, a fabricante italiana de supercarros celebra mais um marco, o centenário do fundador da empresa, Ferrucio Lamborghini. O modelo mais recente da marca, o Lamborghini Centenario, é dedicado a ele. Naturalmente, o carro é equipado com pneus P Zero feitos sob medida. Eles foram projetados para lidar com um aumento de potência em comparação com o Huracan e o Gallardo, oferecendo dirigibilidade e performance superiores.

Para atingir esse resultado, os engenheiros da Pirelli se concentraram em algumas áreas cruciais do desenvolvimento, como o padrão da banda de rodagem (aprimorando a área de contato) e novos materiais híbridos reforçados (que ajudam no aquecimento do composto de forma mais efetiva).

P Zero Corsa e o Pagani Huayra BC: exatamente como na Fórmula 1

Como todos os modelos Pagani, o Huayra BC será equipado exclusivamente com pneus Pirelli. Especificamente, o carro usará pneus P Zero Corsa com medidas 255/30ZR20 e 355/25ZR21, garantindo ao novo bólido de Modena altos níveis de segurança em todas as condições de uso.

O mais recente P Zero Corsa tem uma banda de rodagem assimétrica com visual mais agressivo, com três ranhuras longitudinais, uma reminiscência dos pneus slick da Fórmula 1 de alguns anos atrás.

Outro elo com a Fórmula 1 está na geometria e na estrutura do pneu, que foi desenvolvido para absorver as intensas forças e flexões geradas por um carro que desenvolve mais de 1000 cv.

Os engenheiros da Pirelli criaram um produto feito sob medida para o Huayra BC, que usa novos polímeros de alto peso molecular, melhorando a aderência. Um novo sistema de mistura garante que a distribuição dos materiais seja otimizada. Além disso, sua nova estrutura reduziu o peso do pneu em cerca de 3%.

A Pirelli ajuda a silenciar a McLaren 570S GT

A parceria tecnológica entre a Pirelli e a McLaren deu mais um passo à frente. A nova 570S GT será equipada exclusivamente com pneus P Zero e P Zero Corsa, especialmente desenvolvidos pelos engenheiros da Pirelli nas medidas 225/35R19 na dianteira e 285/35R20 na traseira.

A característica única desse pneu é o inovador PNCS (sigla em inglês para Sistema de Cancelamento de Ruídos da Pirelli). Trata-se de uma nova tecnologia patenteada pela Pirelli que reduz o ruído vindo dos sulcos do pneu. O ruído é causado pelas vibrações do ar sendo comprimido pelo pneu conforme ele faz contato com o solo, que vai do pneu para o cubo de roda e, eventualmente, para o interior do veículo, por meio da suspensão e da barra de direção.

Esse sistema único da Pirelli incorpora uma esponja de poliuretano ao pneu, que absorve as vibrações e reduz suas transmissões para a cabine. O Sistema de Cancelamento de Ruídos da Pirelli permite a redução de ruídos no habitáculo entre dois e três decibéis, diminuindo aproximadamente pela metade a quantidade de ruído, aumentando o conforto ao dirigir.

Os pneus que a Pirelli desenvolveu para a McLaren usam as mais recentes tecnologias em construção, tanto no que se refere a materiais como a processos. Esses pneus, marcados com um MC1 nas laterais, são produzidos na moderna fábrica de Next Mirs, a mais avançada linha de produção robotizada de pneus do mundo.

Pirelli reduz o peso dos pneus para o Audi R8 Spyder

Entre as muitas surpresas do Salão de Genebra está a versão conversível do Audi R8. A empresa escolheu pneus P Zero feitos sob medida para equipar essa nova versão deste supercarro.

O novo Audi R8 Spyder será cerca de 50 quilos mais leve que sua versão coupé. Para complementar a perda de peso do carro, os engenheiros da Pirelli receberam a missão de impor uma dieta para seus pneus. O desafio foi aceito e realizado. Os novos pneus feitos sob medida para o Audi R8 são cerca de 10% mais leves que seus predecessores. Essa diminuição foi atingida graças a uma redução em massas suspensas, o que também se traduz em menor resistência ao rolamento, consequentemente diminuindo o consumo de combustível.

BMW Série 7: fazendo jus ao perfil

Uma das estrelas incontestáveis do Salão é a mais recente BMW Série 7, que concorre ao prêmio “Car of the Year 2016”. O luxuoso carro alemão usa pneus P Zero run flat especialmente desenvolvidos para esse modelo high-tech. Foi pedido aos engenheiros da Pirelli que eles ficassem em dois aspectos durante o desenvolvimento: frenagem no molhado e rendimento quilométrico.

Com o objetivo de maximizar esses dois elementos, os pesquisadores da Pirelli trabalharam principalmente no perfil do pneu. Particularmente, o perfil da banda de rodagem ficou mais baixo, o que garantiu uma utilização mais consistente. Isso leva a uma vida mais longa para o pneu e a mais economia para o motorista.

O aumento no número de ranhuras junto ao aumento correspondente na largura e na profundidade dos canais ajudaram a evitar aquaplanagem lateral e ampliaram a capacidade de dispersão de água em 10%. Tudo isso se traduz em frenagens no molhado seguras e estáveis.

O future já está aqui: a Pirelli equipa o projeto Italdesign GTZero

E agora dos carros do futuro próximo para os mais distantes e espetaculares carros do futuro ainda por vir. A Pirelli equipa o carro conceito da Italdesign, que faz sua estreia mundial no Salão de Genebra, o GTZero. É uma interpretação moderna do clássico conceito Gran Turismo, com tração integral, um chassi em fibra de carbono e zero emissões de CO2 (por isso ele se chama GTZero). Com um nome como esse, o carro conceito da Italdesign só poderia usar um P Zero. No caso, o P Zero Nero, com medidas 295/25 R22 na dianteira e 315/25 R23 na traseira.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP