RECEITAS VEGANAS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

0

A KitchenAid, renomada marca de eletroportáteis e utensílios de cozinha, e a Simplesmente, especialista em culinária saudável, desenvolveram receitas veganas para compor as ceias de Natal e Ano-Novo. São quatro pratos saudáveis e saborosos que, além de deliciar o paladar, ajudam a manter uma alimentação equilibrada nas comemorações de fim do ano. As receitas são ótimas opções para variar no menu da ceia e agradar amigos e familiares que optam pela alimentação vegana.

Confira abaixo as receitas.

Tender vegano com chutney de manga
Rendimento: 10 porções

Ingredientes Tender:
400g de feijão branco cozido
400g de batata doce
200g de beterraba
400g de tofu firme
1 xic de farinha de arroz integral
2 cebolas
4 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça
1 maço de tomilho
1/2 maço de salsa
1 colher de sopa de pimenta síria
1/4 xic de azeite extra virgem
Sal rosa do himalaia a gosto

Modo de preparo:
Cozinhar a batata doce e a beterraba no vapor e, quando cozidos, processar no Processador KitchenAid até obter um purê homogêneo. Processar o feijão branco e adicioná-lo ao purê. Amassar o tofu com um garfo e também incorporá-lo ao purê. Picar a cebola, alho, tomilho, pimenta dedo de moça e salsa e temperar purê. Adicionar farinha de arroz, sal, pimenta síria e azeite até obter uma massa firme. Moldá-la em uma tigela redonda e, em seguida, desenformar em uma assadeira untada e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos. Servir com cravos espetados e chutney de manga.

Ingredientes Chutney:
4 mangas palmer maduras
2 dentes de alho
1 cebola
1 pimenta dedo de moça
50g de gengibre
2 paus de canela
4 cravos
Sumo de 4 laranjas
1/2 maço de salsa
1/2 maço de cebolinha
2 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Modo de preparo:
Cortar a manga e a cebola em cubos. Picar o alho, gengibre e pimenta dedo de moça finamente. Levar ao fogo em uma panela todos esses ingredientes, adicionar sumo de laranja, cravo e canela e deixar apurar até manga desmanchar. Finalizar com azeite e ervas. Servir.

Batatalhoada
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
8 batatas inglesas
500g de palmito pupunha fresco
4 tomates italianos
4 cebolas
4 talos de alho poró
1/2 xic de azeitona preta
1/2 xic de alcaparra
1/4 xic de azeite extra virgem
1 maço de salsa
1 maço de cebolinha
1 maço de orégano
2 colheres de sopa de chimichurri
Sal rosa e pimenta do reino em grão mix a gosto

Modo de preparo:
Fatiar as batatas em rodelas com ajuda do Fatiador Tipo Mandolin da KitchenAid e então cozinhá-las em água fervendo por 5 minutos. Retirar, escorrer e então levar ao forno temperadas com azeite e orégano até dourarem. Reservar. Cortar os tomates e a cebola em rodelas, temperá-los com chimichurri e assar na Assadeira Antiaderente KitchenAid em forno pré-aquecido a 200°C por 10 minutos. Reservar. Cortar o pupunha e o alho poró em rodelas e levá-los ao forno também a 200°C por 15 minutos. Adicionar as azeitonas pretas e alcaparras ao palmito. Reservar. Montar a batatalhoada intercalando uma camada de batata e palmito e outra de tomate e cebola até o final da assadeira. Levar ao forno para aquecer e finalizar com ervas e azeite extra virgem.

Couscous de quinoa com frutas secas e nozes
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
500g de quinoa
1 couve-flor
4 abobrinhas
8 rabanetes pequenos
2 dentes de alho
2 cebolas roxas
1/2 xic de cranberry
1/2 xic de damasco
1/2 xic de nozes
2 colheres de sopa de ervas finas
1 colher sopa de pimenta calabresa
1 maço de manjericão
¼ xic de azeite extra virgem
Sal rosa do himalaia e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Cozinhar na Panela KitchenAid a quinoa de forma a deixá-la bem solta. Reservar. Cortar com a Faca para legumes KitchenAid a abobrinha e a cebola roxa em cubinhos, temperar com ervas finas e pimenta calabresa e levar ao forno pré aquecido a 180°C por 20 minutos na Assadeira Antiaderente KitchenAid. Reservar. Cortar a couve-flor em floretes e o rabanete em 4 partes iguais, temperá-los com alho e azeite e levar ao forno por 10 minutos. Então, juntar a quinoa, a abobrinha, a couve flor e o rabanete. Misturar bem e adicionar as nozes quebradas, o damasco picado e a cranberry. Ajustar temperos com sal rosa do himalaia, pimenta do reino e azeite extra virgem. Finalizar com manjericão fresco. Servir.

Charutos de couve com risoto de quinoa, shimeji e salsa de tomate
Rendimento: 10 porções

Ingredientes:
10 folhas de couve
300g de quinoa em grão
400g de shimeji
3 abobrinhas médias
2 talos de alho poró
8 dentes de alho
1/2 maço de tomilho
2 col sopa de aceto balsâmico
20 tomates italianos maduros
2 cebolas médias
1/2 maço de manjericão
1 pimenta dedo de moça
50g de gengibre ralado
4 col sopa de óleo de girassol
4 col sopa de azeite extra virgem
Sal rosa do himalaia e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Ferver água em uma panela grande e então passar rapidamente as folhas de couve nessa água, seguida de um banho de água fria. Reservar.

Para o molho, levar na Caçarola de Alumínio KitchenAid com um fio de óleo de girassol, o alho picado, cebola cortada em cubos pequenos, pimenta dedo de moça picada finamente, gengibre ralado e refogar tudo por 5-7 minutos em fogo médio. Nesse momento, acrescentar os tomates cortados em cubos, fechar a panela e cozinhar em fogo baixo por pelo menos uma hora. Quando cozido, ajustar temperos com sal e pimenta do reino e finalizar com manjericão fresco. Reservar. Para o recheio, cozinhar a quinoa em água fervente até que passe um pouco do al dente. Então, refogar o alho poró cortado em rodelas e adicionar à quinoa. Cortar a abobrinha em cubos pequenos com a Faca para Legumes KitchenAid e refogá-la em um fio de óleo e alho, até que fique bem douradinha. Juntá-la à quinoa. Então cortar e temperar o shimeji com azeite, alho picado e tomilho e levá-lo na Frigideira de Alumínio com Antiaderente KitchenAid, bem quente, com um fio de óleo até que fiquem bem dourados. Nesse momento, colocar o aceto balsâmico, sal rosa e desligar o fogo. Adicionar ao risoto de quinoa e acertar os temperos com sal, pimenta do reino e azeite extra virgem.

Montagem:
Dispor as folhas de couve em uma tábua, colocar uma porção do risoto sobre elas e então enrolar formando um charuto, prestando atenção nas laterais para não escapar. Colocar os charutos em uma assadeira, cobrir com o molho de tomate e levar ao forno pré-aquecido a 200°C por 5-7 minutos e então servir.

Sobre a KitchenAid
Há 97 anos, KitchenAid é sinônimo de inovação e performance na cozinha. Nascida nos EUA em 1919 e adquirida pela Whirlpool em 1986, a marca surgiu de um entusiasmado comentário de uma de suas primeiras usuárias que, ao testar a Stand Mixer, primeira batedeira de movimento planetário para uso doméstico, declarou que o produto era a melhor ajuda na cozinha que já havia tido – daí o nome KitchenAid. A marca chegou ao Brasil em 2008, por meio da multinacional Whirlpool Latin America, e atualmente está presente em mais de 230 pontos de venda em todo Brasil. A KitchenAid é mundialmente reconhecida por ser a marca preferida de chefs de cozinha e amantes da culinária, transformando as experiências gastronômicas em momentos excepcionais. Seus produtos são considerados objetos de desejo pelos amantes da gastronomia, da decoração e também da culinária saudável, graças à sua performance superior e design robusto.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.