RENOVAÇÃO

0

Em 135 anos de história, o jornal O Estado de S. Paulo sempre se renova para estar cada vez mais perto do leitor – mudou layout e criou cadernos, seções e suplementos para atender às necessidades do público. Essa tradição em inovação também se faz presente agora, na apresentação de seu redesenho gráfico e das novidades editoriais nas versões impressa e digital. A campanha publicitária, criada pela agência Y&R, conta com uma dinâmica diferenciada: os anúncios e intervenções nas páginas, destacando as mudanças do projeto gráfico, são concebidos em tempo real da notícia, em total sinergia com a redação.
 
Diariamente, durante as próximas duas semanas, o leitor vai se deparar com peças elaboradas horas antes do jornal chegar às bancas. “É uma nova forma de fazer propaganda para um jornal. Mais frenética, pois precisamos aguardar o fechamento da edição para encaixar os anúncios do dia”, comenta Marco Versolato, vice-presidente de Criação da Y&R. Essa iniciativa começou com a veiculação de teasers para os assinantes – em formato de contagem regressiva dias antes da estreia do novo layout –, até culminar com uma “capa falsa”, na edição de domingo (14), em que elementos gráficos apontavam o que estava diferente logo na primeira página.
 
Os anúncios, inseridos entre o fechamento do jornal e os poucos minutos que o separam da impressão na gráfica, se apropriam do conteúdo do veículo, para saltar aos olhos do consumidor novidades como, por exemplo, a tipografia e a mudança no cabeçalho; a inclusão de gráficos mais elegantes e integrados ao layout; maior número de fotos nas reportagens; novas seções nas editorias; colunistas com maior destaque nas páginas, entre outras modificações.
 
 “Adotamos essa ideia de criar anúncios que destacam e espelham o conteúdo do jornal justamente para o leitor perceber melhor as mudanças gráficas, que valorizam ainda mais o conteúdo, tornando a leitura fácil, fluida e enriquecedora”, completa Versolato. O conceito “Informação envelhece. Conhecimento renova”, que acompanha cada um dos anúncios, demonstra a continuidade do Estadão em investir na produção de um jornalismo mais analítico, transformando informação em conhecimento, sob um revestimento visual leve e de fácil leitura.
 
Na edição dessa segunda-feira (15), por exemplo, duas peças foram veiculadas: no caderno Economia & Negócios, o anúncio reflete a nova identidade visual e a clareza das informações contidas em um gráfico sobre a Usina Hidrelétrica Belo Monte; enquanto que, no caderno de Esportes, o anúncio chama atenção para a nova seção “Poliesportivo”, que reúne informações sobre todos os esportes em um único espaço.
 
Para a segunda fase da campanha, com início programado para a próxima semana, estão previstas ações em mídias eletrônicas – TV aberta, a cabo e rádio –, cinema e anúncios para revistas. Depois de apresentar o que mudou para os leitores, os filmes vão ampliar a abrangência do mote “Informação envelhece. Conhecimento renova”, mostrando as novidades no jornal impresso e no site para outros públicos, e consolidar a convergência entre as mídias do Grupo Estado, já que o site
www.estadao.com.brtambém passa por intensa reformulação. 

A criação da campanha é de Marco Mattos, Vinicius Stanzione, Pedro Rosa e Roberto Kilciauskas, com direção de Criação de Marco Versolato.


FICHA TÉCNICA
 

Título: Redesenho
Peça: Jornal (Anúncio)
Cliente: O Estado de S.Paulo
Produto: Institucional
Direção de Criação: Marco Versolato
Redação: Vinicius Stanzione
Direção de arte Marco Mattos
Produção Gráfica : Elaine Carvalho / Rodrigo Cassino
Atendimento: Sylvia Panico / Loraine Burgard / Daniel Chasin
Mídia: Gabriela Ben David / Rafael Leal
Planejamento: David Laloum / Fernando Diniz
Aprovação Cliente: João Rosas / Rogério Machado

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP