Rino Ferrari Filho assume presidência da ICOM

0

O perfil de gestor de Rino Ferrari Filho, sua contribuição à ICOM e o fato da Rino ser bastante respeitada na rede foram determinantes para a sua escolha. “É um grande orgulho para mim ter sido eleito por dezenas de proprietários de agências em todo o mundo”, afirma o presidente da Rino Publicidade, Rino Ferrari Filho, que acumulará a presidência da ICOM com o cargo de diretor regional para a América Latina.

À frente da ICOM pelos próximos dois anos, Rino Ferrari Filho terá vários desafios visando o fortalecimento e o progresso da rede. Entre eles, expandir a ICOM no continente asiático, buscando as melhores agências independentes dos países que ainda não integram a rede, e ampliar o suporte às associadas, com fornecimento de informações, apoio a projetos e prospecções, além de intensificar o intercâmbio de know-how.

Outro ponto importante será posicionar mais fortemente a ICOM como alternativa às redes multinacionais, por meio do trabalho integrado entre as agências associadas, além de dar total apoio ao atendimento do conjunto regional, que já acontece fortemente na Europa e deverá se intensificar em outras regiões, como a América Latina.

“A ICOM oferece aos seus associados, e conseqüentemente aos clientes das agências-membros, todo o suporte necessário para uma atuação globalizada, preservando sempre os sabores locais (“globalização flexível)”, afirma Rino Ferrari Filho. Ele destaca que a rede foi criada em 1950, e seu objetivo é apoiar o grupo de agências associadas em todo o mundo, nos processos de internacionalização dos seus clientes. Hoje, as agências associadas representam um faturamento somado superior a US$ 2 bilhões ao ano.

O presidente da Rino explica que o suporte da ICOM permite atender, com expertise local, a demanda de clientes que precisam e valorizam a operação global ou regional, mantendo total controle sobre elas, mas anseiam por um novo jeito de realizar seus projetos de comunicação, mais ágil e mais flexível. “Os membros da ICOM buscam uma atuação efetiva em cada um dos mercados onde atuam, com a vantagem de oferecerem um serviço personalizado, onde os donos das agências estão à frente do trabalho e do relacionamento com o cliente”, acrescenta.

Além disso, integrar a rede possibilita a participação em projetos conjuntos entre agências dos diversos países. A Rino Publicidade, por exemplo, já executou ações no Brasil para o Convention and Visitors Bureau de Orlando, em parceria com uma agência norte-americana, e o recente projeto realizado para a APEX (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), em conjunto com a agência mexicana Montenegro.

Por outro lado, a Rino contou com apoio de agências da ICOM no exterior para promover o café brasileiro em diversos países, em ações coordenadas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Rino Ferrari Filho lembra que as agências-membros atendem mais de 2 mil clientes nos diversos países, com experiência praticamente em todos os setores de negócios.

Um grande benefício que as agências ligadas à ICOM podem oferecer é o profundo conhecimento da dinâmica dos mercados locais e suas respectivas mídias, conseguindo assim orientar empresas de outros países com competência e eficiência, auxiliando-as no posicionamento de suas marcas e produtos. Os principais executivos são os próprios donos, os quais conhecem muito bem a cultura local, são pessoas conectadas social, política e economicamente aos seus mercados.

Da mesma forma, é possível trocar informações e idéias entre as agências associadas, que são muito valiosas para a gestão do próprio negócio e o atendimento dos clientes. Entre os temas mais debatidos atualmente estão as novas mídias, melhores idéias de criação, ações de não-mídia e possibilidades de negócios conjuntos. “É uma oportunidade única, para agências locais como as nossas, sentarem com outras agências que não são suas concorrentes e estão dispostas a compartilhar sua experiência”, explica o presidente da Rino Publicidade.

Entre as agências que integram a ICOM destacam-se, por exemplo, a norte-americana Cramer-Krasselt, com escritórios em Chicago, Nova York e Orlando – uma das maiores da rede, com mais de 100 anos de atuação –; e a japonesa Adex, agência cujo faturamento anual ultrapassa os US$ 400 milhões.

A Rino Publicidade se integrou à ICOM em 1992, selecionada entre algumas agências independentes brasileiras. “O que mais contou para a ICOM foi o perfil da agência para atuar com o grupo”, salienta Gary Burandt, diretor-executivo da ICOM. Também foi considerada a capacidade de trabalho da agência, sua estrutura e suas habilidades e próprio interesse pelo projeto.

A ICOM tem aumentado a sua lista de clientes compartilhados em todas as regiões em que atua. Entre eles estão a Bayer Crop Science; Caterpillar; Disney Channel TV; Dr. Oetker; HSBC; Natura; Norpharma Petrobras; Qatar Airlines; Sanyo e Scania; entre outros.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP