SADIA INVESTE EM ESPAÇOS PARA CADEIRANTES NO RIO DE JANEIRO

0

Em uma ação inédita, a Sadia e a Prefeitura do Rio de Janeiro inauguram dez novas estações de ginástica e alongamento para a prática de atividades físicas por cadeirantes. Até agora, os já conhecidos mobiliários urbanos da capital fluminense não contavam com um espaço específico para este perfil de público. Projetadas pela Mude – Mobiliários Urbanos Desportivos -, as estações ocupam diversos pontos da cidade, como ao redor do estádio do Maracanã, nos bairros do Leblon, Madureira, Tijuca, Deodoro, entre outros. “Sugerimos à Prefeitura o patrocínio e a instalação desses mobiliários urbanos que beneficiassem os cadeirantes. E, imediatamente, recebemos total apoio para darmos andamento às Estações Sadia, que deixarão um legado para todos os moradores da capital fluminense”, afirma Liz Nery, Gerente de Consumer Connection da Sadia. A marca – apoiadora dos Jogos Olímpicos e Paralimpícos 2016 –, pretende estar cada vez mais próxima dos consumidores ao incentivar os atletas do cotidiano e não apenas os de alta performance.

 

Um dos principais focos dessa iniciativa é proporcionar maior integração entre todos aqueles que nutrem paixão pelos exercícios, independentemente de sua condição física. Em um total de 27 m2, haverá um espaço especificamente adaptado para os cadeirantes permitindo que se exercitem na paralela, barra e bicicleta de mão para fortalecer os músculos do peitoral e superiores. Para reforçar ainda mais a credibilidade das Estações, a empresa responsável pelo projeto contou com a experiência do surfista cadeirante, Andrezinho Carioca, e da treinadora brasileira de ginástica artística, Georgette Vidor, que participaram ativamente indicando pontos de melhorias que tornariam o espaço completamente efetivo.

Toda a iniciativa busca estimular as pessoas a adotarem hábitos de vida saudáveis e ampliar as suas conexões interpessoais. “Acreditamos que um dos pontos fundamentais da Estação Sadia é o incentivo ao uso do espaço público, evitando assim que seja apenas um local de passagem. Queremos promover um impacto positivo na sociedade ao estimular o convívio de forma prática, prazerosa e associada à uma atividade capaz de trazer inúmeros benefícios”, reitera a gerente de marketing da Sadia.

O ambiente também poderá ser usado por todos os frequentadores, pois foi ampliado para possibilitar o deslocamento da cadeira de rodas e a colocação da fita elástica TRX –  um equipamento que permite realizar treinos mais complexos com o auxílio do peso do próprio corpo. No local, um painel de instruções auxiliará na utilização correta dos equipamentos. “O projeto tomou cuidado, inclusive, com a seleção da matéria-prima utilizada. Foi usado um piso, por exemplo, que não retém muito calor e materiais inoxidáveis por conta da maresia. A expertise da Mude para o desenvolvimento das Estações foi fundamental, pois fomos os responsáveis por lançar as estações de ginástica e alongamento da orla do Rio de Janeiro”, afirma o engenheiro Marcus Moraes, que contou com o apoio do designer industrial Bernardo Perico para desenvolver o protótipo.

Estações Sadia: Com 9 metros de comprimento – ao invés dos 4,5 metros dos projetos já existentes -, as Estações Sadia foram desenhadas para manter os mesmos tipos de exercícios de baixa complexidade e fácil compreensão, que já fazem parte das estações não adaptadas. “Ampliamos a plataforma seguindo as normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 9050, que foca em critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando é necessário o desenvolvimento de equipamentos urbanos às condições de acessibilidade”, explica Moraes. Para tanto, algumas adaptações importantes foram necessárias, como:

·        – piso com distância menor entre as réguas para evitar que as rodas das cadeiras tenham dificuldade de rolagem;

·        – barra e paralelas mais baixas e mais largas, permitindo assim que a cadeira acesse o local para os exercícios;

·        – inclusão da rampa de acesso à plataforma com guarda-corpo de apoio;

·        – inserção de faixas de apoio nas barras para segurança dos cadeirantes, evitando que escorreguem;

·        – instalação de guarda-corpo ao redor da plataforma para evitar que as cadeiras saiam do local de maneira involuntária;

·        – ampliação da largura da plataforma permitindo a circulação de até 3 cadeirantes, simultaneamente, entre os diversos locais de uso;

·        – novo quadro de orientação focado nos exercícios disponíveis para cadeirantes.

 

Estações Sadia – Endereços

1-    Estação Barra: Endereço – Praça São Perpétuo (conhecida como Praça do Ó) – altura do Posto 3 da Praia da Barra

2-    Estação Barra Olímpica: Endereço – Av. Embaixador Abelardo Bueno, esquina com a Av. Imperatriz Leopoldina

3-    Estação Deodoro: Endereço – Avenida Duque de Caxias – altura do número 1965

4-    Estação Leblon: Endereço – Praça Antero de Quental – próxima à Av. General San Martin

5-    Estação Parque Madureira: Endereço – Rua Parque Madureira

6-    Estação Nilton Santos (Engenhão)*: Endereço – Estádio Nilton Santos (Engenhão) – próxima à Rua Arquias Cordeiro (entrada Ala Sul)

7-    Estação Maracanã 1: Endereço – Av. Maracanã, altura da Rua Mata Machado – próxima ao Parque Aquático Júlio Delamare

8-    Estação Maracanã 2: Endereço – Rua Professor Eurico Rabello, esquina com Av. Professor Manuel de Abreu

9-    Estação Aterro do Flamengo 1: Endereço – Av. Infante Dom Henrique – próxima ao Espaço Cultural do Monumento Estácio de Sá

10- Estação Aterro do Flamengo 2: Endereço – Av. Infante Dom Henrique

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP