Sadia no PDV e no mercado externo

0

A NewStyle assina o conceito criativo de mais um lançamento da Sadia nos pontos-de-venda: o novo Hambúrguer Grelhado para Microondas. A agência criou os materiais de merchandising, promoveu os eventos de lançamento para redes varejistas de São Paulo e Ribeirão Preto e vai ativar a demanda do produto em diversos pontos de contato de seus consumidores, através de ações de degustação.
A comunicação da campanha de PDV e as ativações são voltadas para o consumidor que tem uma vida ativa e que procura uma solução rápida para saciar a fome. O produto chega ao varejo com embalagens individuais, nos sabores Hambúrguer Grelhado e Hambúrguer Grelhado de Frango, com a promessa de ficar pronto em um minuto e quinze segundos.

EM ALTA NO MERCADO EXTERNO


Sadia (leia-se “Sádia”, com carregado sotaque árabe) é sinônimo de categoria no que diz respeito a aves em diversos países do Oriente Médio. A marca é líder absoluta em industrializados de carne, frango inteiro e frango em partes nos mercados da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar, Omã e Barein, com mais de 25% de market share. Os números são da MEMRB, empresa de monitoramento que está fortemente presente em 33 países do Oriente Médio, do Centro e Leste Europeu e do Norte da África.
Outros indicativos mostram que a Sadia é “Top of Mind” nesses países árabes, com índice médio de 40%. A marca também tem 88% de “Total Awareness” entre os consumidores da região e é apontada como a preferida em diversas localidades do Golfo Pérsico, de acordo com levantamento feito pela Ipsos Research no final do ano passado.
As ações de desenvolvimento da marca no Oriente Médio tiveram início em 1985, com o lançamento da personagem Henrietta, uma simpática galinha, e a participação dela em peças e filmes publicitários. A campanha, num primeiro momento, associava o produto à dona de casa, ao lar. De lá para cá, os trabalhos passaram a ressaltar outros conceitos, a exemplo da saudabilidade e da segurança alimentar, até chegar ao momento atual, em que se explora o sabor e a confiabilidade do produto, que segue à risca os métodos de abate previstos pela religião islâmica.
“O slogan que utilizamos hoje nos países árabes, The Joy of Good Food, reforça o conceito do prazer em consumir um alimento gostoso, fresco e de qualidade”, afirma Gilberto Tomazoni, diretor-presidente da Sadia. Daqui para frente, a meta da companhia é trabalhar cada vez mais o conceito de inovação e marcar presença diferenciada nos pontos de venda, promovendo campanhas vinculadas ao calendário islâmico. As ações de marketing na região são desenvolvidas por uma equipe de 10 pessoas e todas as campanhas são feitas por agências de publicidade locais.
Os resultados obtidos no Oriente Médio são fruto de um trabalho contínuo que a Sadia vem fazendo na região desde a década de 80, quando iniciou as vendas de frango congelado para alguns países. Hoje, essas nações recebem o maior volume das exportações da companhia e respondem por 26% do total das vendas externas da empresa. São negócios de aproximadamente R$ 1,2 bilhões por ano, os quais levaram a Sadia a decidir pela construção, a partir do segundo semestre, de uma planta na região, mais precisamente nos Emirados Árabes. Com investimento de R$ 150 milhões, a fábrica irá produzir industrializados de aves e bovinos e terá capacidade para 50 mil toneladas/ano.

Rússia

Outro mercado onde a Sadia tem forte presença é a Rússia, o principal destino das vendas externas da companhia na Eurásia. A empresa mantém no País uma equipe de 12 pessoas dedicadas exclusivamente ao projeto de marketing e desde dezembro de 2003 vem colocando no ar sucessivas campanhas publicitárias e promovendo ações para tornar cada vez mais conhecida a marca entre os consumidores russos. Em 2007, o foco do trabalho de marca iniciou um novo estágio. “Até então, utilizámos uma comunicação mais educacional com o consumidor, para mostrar quem era a Sadia e o que ela oferecia. Agora, nosso foco é outro, é mais emocional. Nossa última campanha publicitária segue muito bem essa linha, já que temos uma relação próxima, quase afetiva com o consumidor”, salienta Gilberto Xandó, diretor vice-presidente de Mercado Externo da Sadia.
Graças a esse trabalho, a Sadia é hoje é a marca estrangeira do segmento de processados mais conhecida no mercado local, conforme levantamento do Magram Market Research, um respeitado instituto de pesquisa da Rússia especializado em varejo. É também líder de mercado nas categorias nuggets e lasanhas. No segmento de produtos empanados, cozidos e pratos prontos, por exemplo, a marca tem uma eficiência de retenção de 51%, praticamente empatada com a concorrente local, Zolotoy Petushok, que tem 52% e está há mercado há muito mais tempo. Com cinco anos de presença no País, a Sadia conquistou o reconhecimento dos consumidores russos, especialmente de Moscou e São Petesburgo. Os produtos da empresa estão hoje entre os mais vendidos dentro de suas categorias em todos os estabelecimentos comerciais.
Agora, com a unidade fabril de Kaliningrado, a Sadia pretende fabricar na Rússia industrializados como presuntos, embutidos, hambúrgueres e empanados adaptados ao estilo do consumidor local e de acordo com tradicionais receitas. A empresa continuará trabalhando no País com a marca Sadia, mas também terá uma segunda, chamada Myasnaya Guildia (em português, algo como Clube da Carne).
 

Américas

Na América do Sul e América Central, a Sadia está presente com produtos in natura, industrializados e margarinas. A região responde por 17% das vendas externas da companhia e conta com três filiais e cerca de 200 clientes. O trabalho de desenvolvimento da marca está sendo iniciado em países como Argentina, Venezuela, Uruguai, Paraguai e México. No Chile, porém, as ações de comunicação com o consumidor já existem há pelo menos anos e envolvem a marca Qualy.
Líder no mercado brasileiro desde 1997, a Qualy vem repetindo a boa performance no Chile, onde conquistou a liderança de 23,6% em volume de vendas no mês de junho, segundo dados da Nielsen no país. A Sadia, proprietária da marca Qualy, também comercializa no mercado chileno as margarinas Buen Sabor e Deline que, juntas, foram responsáveis por um volume de 35,5% das vendas realizadas pelo varejo local naquele mês. As campanhas publicitárias desenvolvidas de lá para cá incluem ações promocionais, filmes, outdoors, peças impressas e ações no ponto-de-venda. Todas elas exploram o conceito da qualidade da margarina Qualy e da praticidade e sabor dos produtos Sadia.

 

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP