SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO ABRE AS PORTAS HOJE

0

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abre hoje, 10 de novembro de 2016, as portas para o público para que a indústria automobilística global exiba suas inovações. Confira desde já algumas das novidades do maior evento do setor no Brasil e as informações importantes de serviços, como local, valor do ingresso e horários, além dos prêmios em jogo:

Lexus mostra sua tecnologia em carros híbridos no salão do automóvel

Marca japonesa de automóveis de luxo destaca seus protótipos LC 500h e LF-FC considerados o que há de mais moderno em tecnologia e design

A Lexus, divisão de automóveis de luxo da japonesa Toyota, mais uma vez colocou em evidência sua aposta nos veículos de propulsão híbrida, visualizando uma tendência cada vez mais forte do mercado, que exige tecnologia e qualidade em favor do meio ambiente. De acordo com o vice-presidente da Lexus no Brasil, Miguel Fonseca, as vendas da marca de automóveis híbridos na América Latina já representam 32% do mix de produtos. Na Europa, essa cifra da Lexus atinge 97%.

Dentro dessa lógica, a Lexus mostrou hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, considerado pela marca o futuro do design e do que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo. É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março. O modelo é a versão híbrida do cupê LC 500, apresentado pela Lexus no Salão de Detroit, em janeiro.

O LC 500h é equipado com um motor 3.5 V6 e outro elétrico que juntos geram potência combinada de 264 kw. Além disso, tem transmissão automática de 10 velocidades. Quanto ao design, o modelo possui um visual aerodinâmico robusto, curvas expressivas e teto de fibra de carbono, conferindo uma postura baixa, ampla e imponente.

Outro modelo que segue as características da tecnologia híbrida é o conceito LF-FC, o primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência. Com alta tecnologia, seu console central, por exemplo, pode ser operado por meio de um holograma, sem a necessidade de toque para comandar funções.

Para completar as apresentações de alta tecnologia e design da Lexus, foi apresentado pela primeira vez no Brasil o Hoverboard, um skate voador que utiliza levitação magnética para alcançar a movimentação sem atrito com o solo. A combinação entre nitrogênio líquido e ímãs permanentes é o que faz o skate flutuar. O Hoverboard está à mostra, em funcionamento, dentro de uma vitrine.

CARRO-CHEFE DA BMW, X2 É CONCEITO QUE CHEGA AO MERCADO EM 2018

Trazendo ao pavilhão do São Paulo Expo modelos esportivos como o 430i Cabrio e o M140i com 350 cv, que chega ao mercado brasileiro em dezembro deste ano, a BMW não economizou em veículos potentes. Quem visitar o estande da montadora poderá ver de perto o carro-conceito X2, que deve ser comercializado a partir de 2018.

De acordo com o CEO do BMW Group Brasil, Helder Boavida, a ideia da companhia é oferecer, dentro de seus carros, tecnologia embarcada que possa conectar os veículos a tarefas do cotidiano, facilitando-as. “No Brasil, 80% dos nossos veículos já possuem SIM card próprio. A internet das coisas já não é novidade. Criamos carros que podem ajudar a encontrar lugares, evitar atrasos, tornar a vida mais prazerosa”.

O estande da marca apresenta modelos das três marcas do BMW Group Brasil – BMW, MINI e BMW Motorrad – ao todo 21 veículos estão expostos, como a inédita BMW F 700 GS, nova motocicleta da BMW Motorrad. Entre as atrações, a MINI traz o MINI Cabrio e o familiar Clubman.

SUZUKI TRAZ JIMNY CONCEITO, ATUALIZAÇÃO DO S-CROSS E  NOVO VITARA

Com a proposta de oferecer  ao mercado carros para asfalto e trilhas, com presença maciça de modelos com tração nas quatro rodas, a Suzuki apresenta como novidades do Salão do Automóvel 2016 o novo S-Cross com motor 1.4L turbo, sistema start-stop – que desliga o carro quando parado nos semáforos economizando energia – e tração AllGrip.

Já o Jimny Canvas, carro-conceito da marca, possui capota removível, ideal para viagens de lazer e atividades off-road. As linhas do veículo no mercado, fabricados no Brasil são Jimny 4All, Jimny 4Sport, Jimny 4Work e o Jimny 4Work Off Road.

O Vitara, tradicional modelo da Suzuki chega ao Salão repaginado com novo powertrain (conjunto de motor e transmissão). A versão 2017 comercializada desde outubro tem dois modelos e seis versões: 4Sport (1.4T AT e 1.4T All Grip), 4You (1.6 AT e 1.6 AT All Grip) e 4All (1.6 MT/AT).

NOVA VERSÃO DA L200 É DESTAQUE DA MITSUBISHI NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Picape campeã de vendas da marca chega na sua quinta geração com novo motor e transmissão mais moderna

A principal característica ouvida no estande da Mitsubishi Motors hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo foi a especialidade da marca japonesa na tecnologia em tração 4×4. A recorrente citação desse recurso tinha o objetivo de evidenciar o lançamento da nova versão da L200 Triton: a Sport. A picape de uso misto (off-road e urbano) mais vendida da marca está na sua quinta geração, principalmente por conta de seu novo motor, confeccionado em alumínio.

A All New L200 Triton Sport é produzida na fábrica da Mitsubishi em Catalão (GO) e está disponível em três versões: L200 Triton Sport HPE Top, L200 Triton Sport HPE e L200 Triton Sport GLS, todas com visual renovado. A nova picape vem equipada com o moderno motor 2.4, turbo diesel, em alumínio, de 190 cv, permitindo a redução de seu peso em 30 quilos. O câmbio automático tem cinco velocidades e o sistema de tração é o Super Select II, que segundo a Mitsubishi é o mais completo do mercado: 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. Ao todo, a L200 Triton Sport permite até 20 combinações de marcha.

Outro destaque do estande é o Mitsubishi PX-33 fabricado como protótipo pela Mitsubishi Heavy Industries em 1935. O PX-33 foi o primeiro automóvel de passeio no Japão a ter tração nas quatro rodas. Em uma época em que esse tipo de tração só era usado em veículos pesados e de carga, o modelo transportava membros do governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso.

Os outros modelos da linha 2017 da Mitsubishi também estão à mostra para o público do Salão, como o Mitsubishi ASX, que chega de cara nova, o crossover New Outlander, o sedã Lancer e os jipes Pajero e Pajero Full.

CHERY MOSTRA NOVA GERAÇÃO DE AUTOMÓVEIS QUE CHEGAM AO MERCADO EM 2017

Este ano a Chery utiliza sua presença no Salão do Automóvel para apresentar a nova geração de veículos da montadora de origem chinesa. A partir do próximo ano, a marca passa a comercializar no Brasil o Tiggo 2 (SUV urbano, planejado para o 1º semestre), o Tiggo 7 (anteriormente conhecido como o carro-conceito TX) e o Arrizo 5 (2º semestre).

Presente no encontro com a imprensa, o vice-presidente executivo da montadora no Brasil, Luis Curi, lembrou que em 20 anos de existência da Chery, sua trajetória de crescimento a transformou na maior montadora independente da China.

MASERATI FAZ LANÇAMENTO NACIONAL DA SUV LEVANTE NO SALÃO 2016

De volta ao Salão do Automóvel com estande próprio, o que não acontecia desde 2010, a Maserati aproveita a oportunidade para lançar em território brasileiro o primeiro SUV já criado pela marca italiana, o Levante, já à venda com exclusividade pela Via Itália.

O automóvel chega em duas configurações de motor, 350 cv e 430 cv, e em duas opções de acabamento, Luxury e Sport. O preço no mercado brasileiro vai de R$ 640 mil a R$ 740 mil, dependendo das configurações desejadas.

PORSCHE SEGUE TENDÊNCIA E MOSTRA SEU CARRO HÍBRIDO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

O Cayenne S E-Hybrid tem três opções  de motorização e o outro lançamento da marca alemã é o Panamera na versão Turbo, cujo motor desenvolve 55 cv de potência

A Porsche apresentou hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo a nova geração do Panamera, representado pela versão Turbo, e o Cayenne S E-Hybrid.  O novo Panamera desenvolve até 550 cv com motor turbinado, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.  Seguindo a tendência da tecnologia de propulsores híbridos, o Cayenne S E-Hybrid conta com um motor V6 sobrealimentado e uma unidade elétrica. Combinados os motores produzem 416 cv de potência.

O novo Panamera traz fortes características de um autêntico esportivo com as linhas de um sedã de luxo. Tem transmissões e motores completamente novos, chassi aperfeiçoado e design ainda mais próximo do icônico 911. Além da versão Turbo, o modelo está disponível no mercado brasileiro na versão Panamera 4S. O esportivo de quatro portas vem com motor de 440 cv, na versão 4S, e 550 cv, na versão Turbo.

Primeiro híbrido no segmento de SUV de luxo do mundo, o Cayenne S E-Hybrid pode ser conduzido exclusivamente com o motor elétrico ou com o motor à combustão, além da união de ambos acionando o modo híbrido. No modo a combustão, possui um motor V6 sobrealimentado que gera 333 cv. Já no elétrico, seu motor é de 95 cv. Para carregar a bateria do veículo, basta plugá-lo em uma tomada doméstica de 110 volts ou 220 volts. O tempo para carga poderá variar entre 5 ou 10 horas, dependendo da potência selecionada. O carregador também possui um plug industrial, que conjugado com um carregador de 7,2 kW, opcional, reduz o tempo de recarga para  1,1 hora.

Ao todo são 12 modelos Porsche em exposição no Salão, como o 718 Cayman, o 718 Boxster,  o 919 Hybrid, carro campeão do World Endurance Championship (WEC) em 2015 e em Le Mans, em 2015 e  2016, além do Cayman GT4 Clubsport.  O Porsche 911 também estará exposto nas versões Carrera, Targa 4S e Turbo S, juntamente com a  Macan e Macan GTS.

CITROËN ANUNCIA SEU NOVO C4 PICASSO, ALÉM DE SERVIÇOS DE E-COMMERCE

Outras novidades da marca francesa se referem a um carro conceito híbrido e um modelo totalmente elétrico

A Citroën mostrou hoje no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Novo C4 Picasso e ainda lançou um novo serviço de E-commerce, além de montar um estande “conceitual” que servirá de padrão para todas as revendas da marca no Brasil.

O Novo C4 Picasso, que passou por uma atualização de estilo, será lançado no mercado brasileiro no início de 2017, nas versões com cinco e sete lugares. A nova minivan tem um conjunto mecânico baseado na motorização THP Turbo 165, que gera 165 cv de potência, caixa de câmbio automática sequencial de seis marchas equipada com Paddle Shifts.

O estande “La Maison Citroën” (A Casa Citroën) tem a intenção de criar um confortável espaço para o público em meio ao Salão do Automóvel e, ao mesmo tempo, servir de interação com os carros expostos, com as ativações relacionadas aos serviços de pós-venda e à história da marca. Segundo a Citroën, a sensação de “estar em casa” só foi possível graças a um minucioso trabalho de arquitetura e decoração, tudo pensado para mostrar que o automóvel pode ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, assim como todos os serviços que o cercam. Cada ambiente permite que o visitante se instale para configurar um veículo, ouvir músicas da playlist Citroën, recarregar o smartphone, ou mesmo apenas relaxar nos diversos ambientes.

Exclusivo no mercado brasileiro, o Citroën St@rt, é a nova versão “E-commerce” do compacto premium C3 e do SUV Compacto Aircross, que têm venda exclusiva pela Internet. Os consumidores poderão comprar seu C3 St@rt ou Aircross St@rt por meio de um site específico (www.citroenstart.com.br), 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma simples que, com apenas três etapas, poderá concluir a negociação da compra do modelo. O serviço conta ainda com o plano ST@RT PLUS, que engloba Financiamento, Seguro e Plano de Manutenção.

A marca francesa também mostrou o Concept Aircross, um carro-conceito de motorização híbrida que combina um motor a gasolina e um motor elétrico – implantado no eixo traseiro do veículo, desenvolvendo uma potência de 95 cv. O motor elétrico é alimentado por baterias de Íon-lítio, recarregáveis em apenas 3,5 horas, e o a gasolina 1.6 THP tem potência é de 218 cv.

A Citroën apresentou ainda o E-Mehari, um carro 100% elétrico com baterias secas LMP® (Lítio Metal Polímero) que permitem andar a uma velocidade máxima de 110 km/h e autonomia de 200 km em ciclo urbano. São recarregadas em 8 ou 10 horas, dependendo da amperagem da tomada (16A ou 10A).

TWITTER É A REDE OFICIAL DO SALÃO DO AUTOMÓVEL 2016

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que é o mais conectado evento automotivo do mundo, tem o Twitter como rede oficial neste ano. Seguindo a conta @salaoautomovel é possível acompanhar fotos, vídeos e informações transmitidas em tempo real de dentro do pavilhão do São Paulo Expo. Os seguidores do Salão no Twitter também podem ter acesso a um código de desconto para a compra do ingresso, publicado em um Tweet do perfil.

Para mais informações, acesse o site do evento http://www.salaodoautomovel.com.br

SALÃO DO AUTOMÓVEL HOMENAGEIA JORNALISTAS PIONEIROS DURANTE COLETIVAS DE IMPRENSA 

Profissionais pioneiros do jornalismo automotivo brasileiro foram homenageados durante as coletivas de imprensa do Salão do Automóvel. A celebração foi idealizada pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, uma das entidades apoiadoras do evento.

Foram agraciados os jornalistas Renato Lutti, Linoel Dias, Chico Lelis, Enio Campoi, Bob Sharp, Marco Antônio Lellis, Luiz Carlos Secco, Agostinho Gaspar, Lindolfo Paoliello, Carlos Roberto da Costa, Reginaldo Finotti, Walter Nori, Mauro Ribeiro, Luiz Fanfa e Sergio Wakin.

De acordo com o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a homenagem é uma forma de valorizar os profissionais que ajudaram a construir a história do Jornalismo automotivo no país. “O Brasil carece de olhar para sua história, e temos que valorizar quem inspirou e desempenhou esse papel extraordinário”.

ACESSO AO LOCAL

Entre outras facilidades está também o acesso ao Salão do Automóvel com auxílio do aplicativo Waze. Basta digitar “Salão do Automóvel – principal” ou “Salão do Automóvel – alternativo”. O caminho principal levará o motorista para o estacionamento do São Paulo Expo, com mais 4500 vagas cobertas e 1000 vagas em espaço aberto. O caminho alternativo leva ao estacionamento conveniado na Av. Miguel Estéfano, nº 2659 com mais de 10 mil vagas e transfer gratuito até o pavilhão.

O São Paulo Expo dispõe de 5.500 mil vagas de estacionamento, sendo 4.500 cobertas, e acesso direto ao pavilhão por uma passarela. Os preços praticados são: carro: R$ 40 período de 12h, vans: R$ 70 período de 12h; motocicletas: R$ 25 período de 12h; micro-ônibus: R$ 120 período de 12h; ônibus: R$ 160 período de 12h. No estacionamento da Av. Miguel Estéfano, o preço praticado será o de R$ 30 o período de 12h.

É possível, também, chegar ao São Paulo Expo também através do heliponto disponibilizado pelo local. Há duas vagas de parqueamento, disponíveis até às 17h. É necessário pré-agendamento, que pode ser feito pelo telefone 11 5067-1717 ou pelo e-mail operacoessp@glbr.com.br

Para aqueles que preferirem chegar ao evento de bicicleta haverá à disposição um bicicletário com capacidade para 200 bikes. O serviço é gratuito, mas o usuário precisa levar cadeado e corrente.

TEST DRIVES E ESPAÇO DOS SONHOS

O Salão do Automóvel 2016 vai oferece também número inédito de opções de test drive para os visitantes, que poderão não apenas conhecer, mas de fato experimentar veículos de marcas como Chevrolet, Land Rover, Peugeot, Citroën Volkswagen e Nissan, em um espaço de 20 mil m², com 35 modelos, em um total de 80 a 100 veículos. Trata-se de mais do que o dobro do oferecido em 2014. Além disso, no Espaço dos Sonhos, os mais desejados veículos do mundo devem chamar atenção dos visitantes, reunindo marcas como Maserati, Ferrari, Lamborghini, Tesla, Lexus, Jaguar, Land Rover e as motocicletas Ducati.

COMPRA DE INGRESSOS

A venda dos ingressos no site oficial do evento ou no Facebook começou no dia 1º de abril. A organizadora idealizou também uma ação especial para os fãs do Salão no Facebook, que tem acesso a descontos e promoções exclusivas via rede social. Basta curtir e acompanhar a fanpage [www.facebook.com/salaodoautomovel] para ter acesso a códigos promocionais que dão descontos na compra antecipada dos ingressos. Uma vez no local do evento, também será possível realizar a compra de ingressos em pontos volantes distribuídos na área externa do São Paulo Expo, que aceitarão pagamento via cartões de crédito e débito.

Preços de ingressos

Primeiro dia, 10/11 – R$ 40
Outros dias da semana – R$ 70
Sábado, domingo, feriados e segunda-feira 14/11 – R$ 95
Último domingo, 20/11 – R$ 70
Meia-entrada para estudantes

INFRAESTRUTURA

Novo local

A partir deste ano, o Salão do Automóvel acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, mais novo e moderno local para eventos deste porte na cidade. O antigo Centro de Exposições Imigrantes foi completamente reformado, dando lugar para uma área de 90 mil m² de pavilhão totalmente climatizado, 10 mil m2 de espaço para congressos e convenções, com 32 salas modulares (2º piso) e 20 mil m² de área externa, com uma estrutura que proporcionará conforto e uma experiência diferenciada para o visitante. O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP, a 850 m da estação de metrô e terminal rodoviário Jabaquara.

Alimentação

Na praça de alimentação, o visitante terá várias opções de lanchonetes e food trucks. Um restaurante fixo com 600 lugares também funcionará durante o evento. Entre as marcas que estarão disponíveis, Spoleto, Domino’s Pizza, Casa do Pão de Queijo, Vivenda do Camarão, Grão Espresso, Black Dog, HotnTender, Confraria Paulistania, Sí Señor!.

Transporte gratuito

Há um serviço de transporte gratuito na saída da estação Jabaquara do Metrô (Linha Norte-Sul) para o Centro de Exposições São Paulo Expo. Os ônibus começam a circular uma hora antes da abertura do  Salão do Automóvel até uma hora após o fechamento do evento, e poderão ser encontrados na saída do Metrô Jabaquara, na Rua Nelson Fernandes. Haverá ainda traslados da estação Santos-Imigrantes (Linha Verde) aos sábados, domingos, feriado e ponte.

EVENTOS SIMULTÂNEOS

Congresso AIAFA Brasil de Gestores de Frotas

Apresentará novas tendências da gestão de frotas, com visões, estratégias e experiências inovadoras, onde especialistas em frotas tratarão dos temas mais atuais e das melhores práticas do setor, com o intuito de ajudar e potencializar o desenvolvimento e profissionalização dos gestores de frotas. Evento gratuito para associados AIAFA. Quando: 10 de novembro, das 8h às 15h, sala 206 do mezanino.

Prêmio Capacete de Ouro

“Oscar” automobilístico premia os melhores do ano, organizado pela Revista Racing. Quando: 10 de novembro, das 19h à meia-noite. Sala 211, mezanino. O evento é fechado para convidados.

Os Melhores do Brasil – Jornal do Carro

Pela primeira vez, durante o Salão Internacional do Automóvel, todos os grandes vencedores ganharão o tão esperado troféu. Quando: 11 de novembro, das 17h às 20h30. Mezanino, sala 204. O evento é fechado para convidados.

Encontro AEA do Conhecimento Técnico

Encontro da principal entidade técnica do setor automotivo. Quando: 16 de novembro, das 8h às 12h. Mezanino, sala 204. Evento reservado para associados da AEA.

Prêmio Autoinforme Maior Valor de Revenda

Terceira edição da premiação que contempla os carros e comerciais leves que obtiveram a menor depreciação após um ano de uso. Trata-se de um importante indicador econômico, para uso de montadoras, importadoras e concessionárias de veículos, consumidores, administradores e proprietários de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, e, principalmente, do público consumidor, que tem uma orientação precisa sobre esse importante atributo na hora da compra. Quando: 16 de novembro, das 16h às 20h. Mezanino, sala 204. Evento fechado para convidados.

Manhã de Tecnologia da SAE Brasil

Palestras e debates sobre as principais inovações tecnológicas presentes em veículos expostos no Salão do Automóvel 2016. Objetivo é expor e debater o conteúdo tecnológico das principais novidades introduzidos em veículos expostos no evento. O público-alvo, composto por engenheiros, técnicos e demais interessados poderá conhecer de forma mais aprofundada o estado da arte das tecnologias aplicadas nos modernos veículos disponíveis no mercado Brasileiro. Quando: 17 de novembro, das 8h às 12h. Mezanino, sala 206. Evento fechado para convidados.

Fórum Salão Internacional do Automóvel 2016

Um time de especialistas de montadoras, empresas de consultoria e do setor financeiro participa dos debates do Fórum Salão Internacional do Automóvel 2016. Os painéis abordam os principais desafios da indústria automotiva e da mobilidade urbana de agora e para os próximos 20 anos. Entre os temas, explorados em quatro eixos temáticos – “Carro”, “Mercado”, “Inovação”, e “Gestão” –  os participantes abordam quesitos como os cenários econômico e político e como podem influenciar o desempenho desse mercado no Brasil. Quando: 17 de novembro, das 14h às 18h50. Mezanino, sala 206.

Desfile Supermáquinas

Um comboio de clubes das marcas com mais apaixonados por veículos, que chegarão ao evento de forma inusitada. Agenda:

15 de novembro, 9h30, Volkswagem – Mostra Ícones
17 de novembro, 15h, Full Power – Muscle Tour
18 de novembro, 15h, BMW – MINI Parades

Oficina de Personalização e Performance Batistinha

Oficina criada dentro do pavilhão com 120 m² (estande G320), apresentando projetos de performance, restauração e customização em modelos como o Mustang Shelby de 1 mil CV e o Malibu 1967.

Exposição de “Romisetas”

Em homenagem aos 60 anos da indústria automotiva do Brasil, o Salão 2016 vai expor dois modelos Romi-Isetta, o primeiro carro fabricado no Brasil.

Sobre o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Lançado em 1960, o Salão Internacional do Automóvel ocorre bianualmente e este ano deve atrair um público estimado em 750 mil pessoas. Executivos da área automotiva, artistas, formadores de opinião, entusiastas e o público em geral visitam o evento para conferir os avanços e as tendências da indústria automobilística. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Serviço
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data:
De 10 a 20 de novembro
Horários: 10/11 – 14h às 22; 11 a 19/11- 13h às 22h; 20/11 – 11h às 19h.
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô)
http://www.salaodoautomovel.com.br

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.