SALVADOR COM TUDO

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Vencedor da licitação para captação e gestão do patrocínio oficial do carnaval de Salvador no biênio 2008/2009, o Consórcio Tudo-OCP chega ao fim do seu contrato com a Prefeitura de Salvador apresentando aumento de 158% no volume captado, se comparado ao de 2007, antes do início da gestão do consórcio. E a despeito dos reflexos da crise econômica mundial, mais uma vez o carnaval de Salvador mostrou sua força e poder de superação.
“Praticamente empatamos os valores captados para a Prefeitura no ano passado, quando a economia estava plenamente aquecida”, diz o presidente da Tudo, Maurício Magalhães (FOTO), festejando a chegada dos dois últimos dos seis patrocinadores oficiais deste ano, Supermercados Todo Dia da rede Bompreço e Embasa.
Além de Todo Dia e Embasa, responsáveis pelas cotas de patrocínio para o carnaval de bairros, são patrocinadores com cota máster Banco Itaú, Nova Schin e Nextel, e a Petrobrás apoiando os blocos afros e comunidades através da cota social.
Com isto, chegou-se a R$ 7.477.000,00, valor apenas 7,5% inferior ao do ano passado (R$ 8.087.000,00) – valor que, a exemplo do que aconteceu em 2008, será auditado pela consultoria KPMG. Em 2007, antes da implantação do modelo inspirado nas PPPs (Parcerias Público-Privadas) pela Prefeitura, a captação ficou em R$ 2.900.000,00, conforme dados da publicação Infcultura da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.

NOVAS MARCAS EM VITRINE MUNDIAL

Inspirado por modelos de grandes eventos mundiais, que atraem milhões de turistas, como as Olimpíadas, os Jogos de Inverno, o Torneio de Tênis Roland Garros e a Copa do Mundo de Futebol, o Consórcio Tudo-OCP visou, desde sua formação, à padronização e cuidado estético com a aplicação das marcas dos patrocinadores oficiais do carnaval em Salvador.
Com isso, ao mesmo tempo em que a visibilidade e exposição das marcas aumentaram significativamente, também se incentivou um visual mais harmônico e organizado na cidade durante o carnaval. Desta forma, foi possível também ajudar aos órgãos públicos de fiscalização eliminar a pirataria no espaço publicitário oficial. “Estamos orgulhosos por ter colaborado decisivamente para a elevação do profissionalismo, eficácia e padrão estético das ações publicitárias na folia soteropolitana, padronizando a exposição das marcas dos patrocinadores oficiais do carnaval de Salvador”, diz Magalhães.
Mais organizado, mais bonito, mais eficaz, o carnaval soteropolitano passou a atrair novas marcas como, por exemplo, o Banco Itaú, um dos patrocinadores captados pelo consórcio em 2008 e que renovou o patrocínio de cota máster neste ano. Vale a pena também ressaltar a chegada da Nextel – não apenas ao carnaval, mas também ao mercado baiano. “A Nextel elegeu o patrocínio oficial do carnaval como porta de entrada para o mercado baiano, onde acaba de iniciar suas operações. Temos certeza que será um longo, feliz e fiel casamento como o que o carnaval de Salvador tem há nove anos com a Nova Schin”, comenta Magalhães.

MAIS DINHEIRO PARA A ECONOMIA LOCAL


O volume de verbas investido pelos patrocinadores oficiais no carnaval de Salvador vai além do valor das cotas oficiais. Além do patrocínio em si, as empresas alocam verbas em produção de material de merchandising utilizando fornecedores locais, investem fortemente em mídia nos veículos de comunicação baianos e reservam significativa parcela de investimento para ações de ativação de marca. Um exemplo disto são as intervenções urbanas, como a bandeira gigante do Banco Itaú, com 100 metros quadrados, no abre-alas de cada trio no circuito do Campo Grande. “Com isto, o valor de investimento dos patrocinadores oficiais neste ano sobe para R$ 10.375.000,00, praticamente igual ao do ano passado, que foi de R$ 10.798.000”, comenta o presidente da Tudo.
O publicitário frisa que estes números não incluem os recursos investidos em apoio a blocos, patrocínio de camarotes, ações de sampling (distribuição gratuita de amostras de produto), eventos paralelos, enfim, recursos que ajudam a fazer do carnaval de Salvador uma das mais atraentes plataformas de Comunicação à disposição do mercado anunciante brasileiro:
“Todo este trabalho só foi possível graças ao apoio dos Governos municipal e estadual, dos artistas e, sobretudo, dos foliões, que fazem do carnaval de Salvador o melhor carnaval do Brasil. Mas esta foi só uma primeira etapa, é preciso continuar a avançar sempre, querer mais, sonhar mais alto e transformar esses sonhos na realidade mágica do carnaval”, comemora Magalhães.
Para os próximos anos, diz o presidente da Agência Tudo, fica a expectativa da continuidade e consolidação deste modelo de parceria e o desejo de que ele seja cada vez mais aprimorado, de forma a trazer ainda mais recursos, marcas, público e visibilidade para o carnaval da capital baiana.

 

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