Seduzir

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Para “seduzir” a consumidora, Reynaldo Gianecchini, ao lado do garoto Bombril, Carlinhos Moreno, canta “Me aperta, me cheira, me chama de Mon Bijou”. O bordão, lançado pela DPZ Propaganda numa campanha de agosto de 2005, igualmente divertida e marcante, estava na voz do cantor Wando, que invadia com a maior intimidade as casas e falava diretamente às donas-de-casa do Brasil sobre a maciez, qualidade, perfume de Mon Bijou. Agora é a vez de Gianecchini emprestar sua irreverência e bom humor à marca, numa campanha que certamente ficará na memória de muita gente, principalmente das mulheres.

Reynaldo Gianecchini é o personagem Dante, da novela Sete Pecados. Ele praticamente transporta aquele jeito de atuar, que tanto sucesso faz junto ao público feminino, para os filmes e comerciais impressos idealizados pela DPZ. Estão nas peças um tanto das peripécias do personagem da novela das sete.

Para apresentar os novos produtos da linha Mon Bijou, a DPZ convocou o ator. Trata-se, na verdade, de uma parceria pra lá de divertida com o ator Carlinhos Moreno, o eterno garoto Bombril, criado pela DPZ há 30 anos. Os dois, em cena, parecem à vontade, como se fizessem aquilo há muito tempo. É assim que compartilham uma cena inusitada: Carlinhos apresenta ao seu jeito, meio didático e sem malícia a nova linha de produtos para lavar, amaciar, passar e guardar, todos com a marca e o cheiro de Mon Bijou, “um perfume irresistível”, destaca Moreno. Daí, se vira para Gianecchini e diz: “E este é o Gianecchini, que vai dar uma cantadinha para a senhora”. O ator faz aquela cara de sedutor e começa a declamar os versos da música: “Me aperta, me cheira, me chama de Mon Bijou”. Desconcertado, misturando risos e constrangimento do jeito que só ele sabe, Carlinhos diz: “Eu disse cantar para a senhora e não cantar a senhora”.

Advertido, Gianecchini e Carlinhos Moreno começam a rir e a cantar ao mesmo tempo a música que todo mundo conheceu na voz de Wando, há dois anos. Imediatamente, lingeries começam a ser atiradas sobre os dois, em peças de vários modelos e cores, lembrando também o que costuma acontecer nos shows do cantor Wando, que recebe e atira às fãs peças íntimas.
Uma campanha para muitas mídias

A alusão ao Wando é intencional. Foi justamente essa a idéia da Diretoria de Criação, lembra Fernando Rodrigues. Desde o começo se queria manter elementos que remetessem à lembrança das consumidoras de Mon Bijou. Quando relançou a marca, em agosto de 2005, o que determinava também a volta da DPZ à Bombril, a agência de Duailibi, Petit e Zaragoza chamou o cantor popular Wando. Ele fez comerciais memoráveis cantando, entrando nas casas das pessoas e também realizou shows para promover a música da campanha.

A campanha com Reynaldo Gianecchini terá material para mídia impressa, PDV, TV, TV por assinatura e merchandising. Serão dois filmes. O primeiro é este no qual Moreno diz que era para ele cantar para as donas-de-casa e não “cantar” a dona-de-casa. Num segundo filme, ainda mais musical, Carlinhos Moreno e Reynaldo Gianecchini não falam nada, já saem cantando a letra da música, desta vez completa. É igualmente muito divertido. Claro que ninguém repara as desafinadas e derrapadas da dupla, que se diverte e acaba, como no primeiro filme, recebendo uma “chuva” de peças íntimas.

A DPZ lançou a primeira campanha de Mon Bijou, nessa fase de retomada do cliente, em agosto de 2005. O sucesso foi muito grande e fez com que a marca em pouco tempo ganhasse importantes pontos no disputado mercado de amaciantes. Em Janeiro/Fevereiro de 2005, Mon Bijou estava em 4º lugar com 11% (share valor)  e em Novembro/Dezembro do mesmo ano passou para a vice-liderança com 14%.

A evolução dessa relação comercial, a partir desse produto, voltou a ser bastante forte e culminou com o anúncio, no começo de dezembro de 2006, de que a DPZ passava a responder por todo o portfólio de produtos da Bombril, à exceção da lã de aço e das esponjas de limpeza.

 

A agência da Bombril, que criou o “garoto” Moreno

 

A DPZ passou, assim, a aumentar sua participação na verba publicitária da Bombril, empresa fundada em 1948, portanto prestes a completar 60 anos. Com essa decisão, ficou claro que a empresa mantinha, como no passado, a confiança e a certeza de um excelente trabalho por parte da DPZ. Entre as marcas fabricadas pela Bombril estão Limpol, Pinho Bril e Sapólio Radium. De acordo com o diretor-geral da DPZ, Flávio Conti, a Bombril sempre foi um grande cliente da DPZ, “é uma das empresas mais tradicionais do País e que voltou a integrar o portfolio da DPZ”. Foi na DPZ, em 1978, que a dupla Francesc Petit e Washington Olivetto criou a personagem Garoto Bombril, interpretado por Carlos Moreno em cerca de 340 comerciais desde então, o que lhe rendeu citação no Guinnes Book of Records.

Com novos produtos, agora para lavar, amaciar, passar e guardar, a família Mon Bijou estréia na mídia dia 21, domingo. A linha da marca vai do amaciante propriamente a produtos que facilitam a lavagem e passagem de roupas e se tornam saches para o guarda-roupas. A linha traduz um compromisso amplo de cuidados com as roupas, de zelo por peça que tenha contato com os produtos Mon Bijou.

Nos comerciais impressos, também vai a assinatura “É mais do que bom. É Bombril.” As peças, feitas para jornais e revistas, terá uma novidade: há um campo específico pedindo para que as pessoas raspem e sintam o cheirinho do Mon Bijou. Essa ação mostra a relação do envolvimento que a campanha busca com o seu consumidor. Apertar, cheirar, enfim, o toque é estratégico nessa relação com o público.
Numa das peças Gianecchini está de camiseta e jeans, com a pose de sedutor que leva a suspiros tantas fãs, com o mesmo carisma que produz todos os dias o sucesso da novela na telinha.

Noutra cena, de roupão, numa confortável espreguiçadeira feita de rolos de toalhas macias, tudo no tom azul de Mon Bijou, o ator não poderia ter expressão mais confortável. É como se ele expressasse todo o bem-estar e maciez numa foto, bem produzida, mas que espelha por si só todo o sentimento que se deseja passar ao público de Mon Bijou. Nas duas peças há versões com e sem o cheirinho.

 

Linha é um dos carros-chefe na Bombril

 

Atualmente, a linha Mon Bijou é um dos carros-chefe da Bombril. Representa 30% do faturamento da empresa, seguido das lãs de aço, que são responsáveis por 60%. Agora, o empresário Ronaldo Sampaio Ferreira, que retomou a Bombril depois de três anos de administração judicial, diz que a empresa está noutro ritmo. A nova Bombril, como ele se refere à atual fase, está de volta às mãos do filho do fundador. E é com base nessa forma de ver os negócios, pra frente, que a Bombril planeja uma série de lançamentos. Na área de limpadores multiuso, panos de limpeza, esponjas, sabão em pó, lustra-móveis, ceras, além da reformulação de linhas já existentes, como o detergente Limpol e o amaciante Mon Bijou. O portfólio tem de ter a componente da ambição, de ampliação de novos mercados, como a entrada em inseticidas. Ronaldo Sampaio Ferreira diz que esta é a “hora da virada”.

A “nova” Bombril trabalha no projeto de uma fábrica de sabão em pó para o próximo ano, um investimento que poderá atingir R$ 20 milhões e vai marcar a volta da indústria ao segmento que abandonou há uma década, quando teve marcas como Quanto, ODD em pó, Pop e Véo.

Desde que assumiu a Bombril lançou cerca de 70 novos itens na categoria limpeza e quer lançar mais 100 para atingir um patamar de 270 itens no seu portfólio. Recentemente a empresa anunciou investimento de R$ 5 milhões para instalar uma nova linha de produção de lãs de aço na fábrica de Sete Lagoas (MG), onde já produz sapólio.

A linha Mon Bijou foi lançada em 1983. Como o Brasil tem experimentado bons indicadores econômicos e sociais, alguns produtos antes tidos como de luxo ou supérfluos, como os amaciantes, têm ampliado a presença na cesta de produtos consumido por várias camadas da população. É o resultado direto da melhora na renda. Isso foi verificado nos primeiros seis meses deste ano. O aumento dos investimentos externos, a maior confiança do mercado internacional no Brasil, as revisões do PIB, tudo tem proporcionado às classes com menor poder aquisitivo o incremento da cesta de compras. Isso se tem verificado em categorias como amaciantes, limpadores multiuso e desinfetantes, o que faz crescer a curva de vendas de várias linhas da Bombril. Na área de limpeza, os amaciantes para roupas estão entre os produtos com maior crescimento, acima de 4%.

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