Sucesso absoluto

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Sistematizar o retorno de mídia dos patrocinadores, profissionalizando a relação de investimento em entretenimento. Esta é a fórmula de sucesso do Festival de Verão Salvador, que conta com quatro patrocinadores máster: Seda, Sony Ericson, Skol e Pepsi. Cada um deles investe R$ 2 milhões e 200 mil em cotas de patrocínios masters, fora o investimento que fazem em camarotes, nomes de palcos e ações de merchandising. “A Seda, por exemplo, está conosco desde a primeira edição há dez anos. Isso prova a credibilidade e o sucesso do Festival”, diz Amaury Pekelman, Diretor Geral do Festival de Verão Salvador.

“Participar do Festival de Verão é uma oportunidade de aproximação com um público que tem tudo a ver com a marca: é jovem, animado e cheio de atitude”, analisa Fabrizio Haas, gerente de marketing de Seda. E complementa: “ao longo dos últimos dez anos, a parceria ganhou força e cresceu na mesma proporção do evento, um dos mais importantes do calendário nacional. Hoje é impossível falar de Festival de Verão sem falar de Seda”. A Pepsi investiu a soma extra de 400 mil reais apenas para montar a superestrutura inovadora do Camarote Pepsi. O investimento justifica o novo status do Camarote Pepsi, que quase se iguala ao Camarote Seda – tradicionalmente conhecido como Camarote VIP.

Pepsi e Seda, além de patrocinadores oficiais, são tittle sponsors, já que dão nome a dois camarotes do Festival de Verão. O novo Camarote Pepsi terá espaço climatizado, mirante para palco, artistas circenses, VJs e boate full time, com apresentação diária de DJs, como Anderson Noise, Carlo Dall´Anese, Murphy, Mora e Naccarati. Outra grande novidade do espaço é o Café de La Musique, que traz sua estrutura e expertise de casa noturna e restaurante para dentro do Camarote Pepsi, servindo comida japonesa e sanduíches diferenciados. Para celebrar a nova fase, o refrigerante oficial do Festival de Verão ainda produziu edições especiais de suas embalagens em lata. A Pepsi vai levar muitas celebridades e VIPs para dentro do seu camarote. Tudo para chamar a atenção para a super incrementação que o espaço recebeu.

“Apoiamos o evento há cinco anos, e para homenagear este momento especial do festival, em 2008 teremos novidades em nosso camarote Pepsi. Entre elas, uma discoteca com a assinatura do Café de La Musique, uma das casas noturnas mais conceituadas do país, praça de alimentação que, além de fast food, terá um restaurante com comida japonesa e lanches diferenciados. O Camarote Pepsi, que tem vista privilegiada do palco e capacidade para 3.500 pessoas, terá em sua lista de convidados personalidades locais e celebridades” ressalta Gustavo Siemsen, diretor de marketing da Pepsi.

A Sony Ericsson também investiu pesado este ano. Além da cota de patrocínio máster, a marca ainda financiou a Tenda Eletrônica Sony Ericsson, trazendo a principal atração da tenda, Dj Patife, e providenciando a climatização total do local, garantindo o máximo conforto dos seus freqüentadores. “Este é um ano muito especial para a Sony Ericsson no Festival, pois estamos colocando em prática ações que traduzem exatamente o que queremos com nossa marca: dialogar com o consumidor jovem no universo que ele mais gosta: a música. É muito importante para nós colocar a marca Sony Ericsson em um dos eventos musicais mais importantes do Brasil”, diz Flavia Molina, diretora de marketing da Sony Ericsson no Brasil. Falando em tenda, a Skol, outro máster, montou a Tenda Skol D+, que funciona durante os quatro dias da festa  16 a 19 de janeiro – com música eletrônica e performances artísticas nos intervalos dos shows que acontecem no palco principal.

Além dos patrocínios, o Festival conta com os seguintes apoiadores: Shopping Iguatemi, BR Mania, Petrobras, Governo Federal, Citroën, Golden Cross, Master Card e Bradesco. Dentre eles, destaque para o Bradesco que, assim como a Pepsi e a Sony Ericsson, é tittle sponsor, ou seja, dá nome a um espaço do Festival de Verão. No caso do Bradesco, é a Arena Conta Universitária Bradesco.

Para sempre garantir parceiros, a iContent, empresa realizadora do Festival de Ver/ao Salvador, convida e custeia anualmente a vinda de cerca de 40 pessoas de 35 empresas nacionais, mesmo aquelas que não patrocinam o Festival. “Acreditamos que todas essas empresas são potenciais patrocinadores e apoios. Por isso, é nosso interesse que eles conheçam a dimensão do nosso evento e a quantidade de público que ele alcança”, afirma Pekelman.

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