Tracking de Cartões

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Hoje, o IBOPE Inteligência apresenta ao mercado brasileiro sua nova ferramenta: o Tracking de Cartões. O novo produto oferece informações precisas sobre o setor e o comportamento dos usuários de cartões de crédito. O produto é voltado, principalmente, para as empresas de cartões, aos bancos emissores, às empresas co-branded (lojas de varejo que emitem cartões de fidelidade) e às processadoras de cartões.

Os dados coletados serão entregues aos clientes trimestralmente, acompanhados de um relatório que possibilita uma análise mais aprofundada de todo o mercado, contando com informações de fontes secundárias como Banco Central, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Ministério do Trabalho. Esse relatório é composto de gráficos, tabelas, quadros comparativos e bancos de dados.

As informações contidas nesta primeira onda do Tracking de Cartões serão apresentadas aos clientes em um evento de pré-lançamento para demonstrar como funciona e quais informações a ferramenta pode prover, como forma de garantir a confiabilidade deste novo recurso junto aos potenciais assinantes. O produto passa a ser comercializada em janeiro de 2008.

A análise de mercado será feita por analistas do IBOPE Inteligência que possuem experiência profissional em bancos e financeiras, com o objetivo de ajudar a alta gerência dos clientes na tomada de decisões, também apontando questões relevantes para o mercado.

Esse produto foi desenvolvido em parceria com o IBOPE Mídia, por meio do Mídia Mix, e entrevistará durante duas semanas por trimestre cerca de 14.400 pessoas com 18 anos ou mais, das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Segundo Laure Castelnau, diretora executiva de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência, este produto é inédito e sua grande vantagem é que os clientes poderão acompanhar o mercado em que atuam e traçar estratégias de crescimento com base em dados com séries históricas extremamente confiáveis, regulares e comparáveis.

Serão apresentados, divididos por bandeira e emissor:

Penetração de cartões de crédito;
Market share em volume;
Market share em valor com base no valor da última fatura;
Nível de endividamento e inadimplência com base no pagamento da última fatura;
Periodicidade de uso com base na última utilização;
Intenção de cancelamento;
Dados sobre os não-portadores de plásticos: utilização do produto no passado e intenção de posse nos próximos três meses (adesão).
 

Números do mercado de cartões de crédito no Brasil
 

A pesquisa de pré-lançamento do Tracking de Cartões foi realizada no 4º trimestre de 2007, com indivíduos de ambos os sexos, com 18 anos ou mais.

O levantamento mostra que 33% da população possui cartão de crédito, mas apenas 23% o utilizaram nos últimos três meses. Destes, 49% utilizaram o cartão no último mês, 19% usou no mês anterior e apenas 9% nos últimos três meses.

Os cartões de crédito são mais utilizados por homens (34%) do que por mulheres (31%).

No Brasil, Salvador é a cidade em que a maior parte da população tem o chamado “dinheiro de plástico” (38%), enquanto que Florianópolis apresenta a menor incidência do produto (23%) no País.

Outro dado apontado pelo Tracking de Cartões dá conta de que a média de cartões por pessoa nas principais regiões metropolitanas, é de 1,7 sendo que, em Fortaleza, está a maior média, com 2,3 por habitante.

Quando o assunto são os gastos feitos com cartão, o valor total estimado por mês nas regiões pesquisadas é de R$ 5.395 bilhões, sendo que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam 58% desse valor. Em termos de pagamento da fatura, o estudo detectou que 18% dos pesquisados possui algum tipo de endividamento junto à empresa de cartões e 5% encontra-se em situação de inadimplência.

Um dado curioso aponta que o gasto médio dos homens com os cartões de crédito é maior que o das mulheres: respectivamente R$ 347, ante R$ 259 por mês.

Quando vão às compras, indivíduos das classes AB, C e DE têm médias de gasto distintas: AB (R$ 396), C (R$ 231) e DE (R$ 180).

Entre os usuários de cartão de crédito, 12% têm intenção de cancelá-lo em breve. Dentre aqueles que ainda não possuem cartão, 83% não têm interesse em adquiri-lo, 33% usaram no passado e 17% não têm intenção de voltar a tê-lo.

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