UM LIVRO PARA VOCÊ ENTENDER A VITÓRIA DE TRUMP

0

The New York Times elaborou uma lista de livros com seis obras que contextualizam o atual contexto político dos Estados Unidos. São obras que, segundo o jornal, explicam a eleição do empresário Donald Trump à presidência do país. Entre os títulos selecionados está Desagregação, de George Packer, lançado em 2014 pela Companhia das Letras.

Vencedor do National Book Award, Desagregação conta a história das últimas três décadas dos Estados Unidos de forma crítica e original através de perfis de personalidades e pessoas comuns, oferecendo um bom contexto social e político do país.

Nesta viagem à nova América, o leitor encontrará figuras como Dean Price, o filho de plantadores de tabaco que tem uma visão messiânica para a economia do Sul rural; Danny e Ronale Hartzell, de Tampa, na Flórida, que largam a escola para se casar e a quem a “terra das oportunidades” oferece subempregos no Wal-Mart, habitação num estacionamento de trailers e o completo afastamento de familiares e amigos; Tammy Thomas, uma operária que luta para se manter no Cinturão da Ferrugem, região do Meio-Oeste que perde suas indústrias de forma irreversível e se converte num aglomerado de urbes fantasmas; mas também Jeff Connaughton, um lobista de Washington que oscila entre o idealismo político e o fascínio pelo capital organizado, e Peter Thiel, o bilionário do Vale do Silício que questiona o significado da internet. Packer justapõe essas histórias a breves perfis de personalidades públicas desta nova era, de Oprah Winfrey a Jay-Z, e colagens feitas de manchetes de jornal, slogans de propaganda e letras de canções que captam a corrente dos acontecimentos e seus mecanismos internos.

Desagregação retrata um superpoder ameaçado de perder sua essência, com elites sem qualquer senso de responsabilidade, instituições que deixaram de funcionar e pessoas comuns às quais não resta nada senão improvisar esquemas próprios de salvação e sucesso.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.