UMA HISTÓRIA DE CANNES

0

O Festival Internacional de Publicidade de Cannes entra na reta final antes da semana festiva que vai de 21 a 27 de junho, reunindo jurados, publicitários e celebridades de todo o mundo. O clima é de expectativas, mesmo que várias agências tenham anunciado a ausência – melhor: presença mínima – como F/Nazca e NeogamaBBH. E grandes grupos, como DDB. tenham cancelado festões que sempre fizeram a alegria do balneário francês da Côte D’Azur. E se muitos apostam em fiasco ou um clima meia-boca (os franceses odeiam a expressão demi-bouche) é melhor rever previsões. Uma coisa é certa: o festival, como ocorre há 55 anos, continuará existindo e na hora H muitos vão torrar seus euros em Cannes, sonhando com a conquista de leões – o troféu estilizado por Pierre Cardin que faz referência ao nascimento do festival na cidade italiana de Veneza.
O próprio surgimento desse que é o maior festival da publicidade e propaganda mundial é prova de sua tenacidade e resistência. Em 1953, exibidores de cinema criaram a Sawa (Screen Advertising World Association), que decidiu exibir filmes publicitários feitos para cinema no encerramento do Festival de Cannes. A mostra, sem caráter competitivo, fez grande sucesso. Diretores de cinema, como Federico Fellini, que temia a concorrência que a televisão viesse a fazer ao cinema, aplaudiram a iniciativa, assim como atores e atrizes. No ano seguinte, a mostra seguiu para Veneza, no encerramento do festival de cinema sediado naquela cidade. O entusiasmo foi tanto que decidiu dar uma estatueta para o melhor filme comercial.
O tempo passou, o festival se mudou definitivamente para Cannes mas levou os leões como prêmio, e estes ganharam a companhia da Palme D’Or, até hoje entregue á melhor produção de comerciais.
O festival resistiu e quando os filmes escassearam nas salas de cinema também decidiu, por força de donos de jornais e revistas, a premiar impressos. Nessa toada passou a criar novas categorias, como out-door, internet (cyber), marketing direto, mídia (trabalhos que mostrem inovação), promoção, titanium (mídias inegragadas) e agora, neste ano, PA, ou no melhor português, assessoria de imprensa e relações públicas.
Assim, Cannes foi se tornando referência e viveu em 2002, o mesmo clima de hoje tomou conta do festival,. Muitos acreditavam que após os atentados terroristas de setembro do ano anterior, o festival perdiria público e glamour.
O festival, ao contrário, fez sucesso e as campanhas exibiram uma maior preocupação do homem como o homem, e uma queda tenaz pelo carpe diem, o colher a melhor fatia do dia. É que os americanos, sobretudo, tomaram consciência da provisoriedade da vida. Hoje, aqui estamos mas nas portas dos cemitérios almas está grafado que por vós esperamos. Então, vamos viver.
Neste ano, quando a crise financeira global parece criar desestímulo, publicidade e propaganda voltam à simplicidade, como que seguindo a cartilha de uma velha cortesã, Coco Chanel, que quanto mais simples melhor. Tanto que e sucesso na internet campanhas que buscam envolver pessoas, como uma de T-Mobile, bonita de se ver e que tem milhões de visitações na internet. Um grupo de dançarinos se posiciona numa estação de trem em Londres, começam a dançar e a contagiar o publico. Há nela o pipocar dos flashs de celulares e telefonemas de quem estava ali, falando para outros o que estava vendo. Intervenções no cotidiano parecem estar ganhando terreno. Cannes será o melhor espelho dessas tendências, com ou sem festa no famoso calçadão do balneário, o verão francês numa das praias mais badaladas do mundo nunca deixou de ser reluzente
.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP