Uma campanha inédita em que a tendência da convergência e da publicidade 2.0 se concretiza foi criada pela DM9DDB para Sundown. Tudo começou há cerca de 3 meses, quando a agência iniciou um pesado trabalho de pré-produção em redes sociais e e-mail para incentivar pessoas a compartilharem suas fotos em sequencia do Sol nascendo em diversas parte do mundo em um grupo no Flickr (site de postagem de imagens).
Em três meses de pré-produção, o grupo acumulou mais de 200 fotografias de 20 lugares diferentes. Toda essa contribuição voluntária forma agora a mais nova campanha institucional de Sundow. O site http://www.endlesssunrise.com/ é o ápice dessa campanha. Nesse site, todas as pessoas que contribuíram enviando as fotos, todos os amantes do Sol, da natureza e da marca Sundown têm a oportunidade de acompanhar o nascimento do Sol em diversas partes do mundo na hora exata em que o fenômeno está acontecendo. Além do site, um protetor de telas exibe automaticamente as imagens em países como Haiti, Coréia do Sul.
Esta é a primeira vez que SUNDOWN® utiliza a web de forma interativa como estratégia de construção de marca. Por ser uma marca de proteção solar, SUNDOWN® sempre estimulou atividades ao ar livre, diz Evelin Giometti gerente de produto de SUNDOWN®. Mas este projeto nos chamou a atenção principalmente porque, além de promover a interação, traz o Sol para perto das pessoas mesmo elas estando dentro de casa ou do escritório trabalhando em seus computadores.
A campanha é a maior e mais importante iniciativa da marca até hoje em Internet 2.0. Se a recompensa é nobre, as pessoas participam. Justamente por exigir um certo esforço por parte dos consumidores, a internet colaborativa precisa ter relevância. Nesse projeto, usamos o alcance da web para democratizar o nascer do Sol no mundo e aproveitamos a força das redes sociais para dar vida e retroalimentar a experiência afirma Moacyr Netto, diretor de Criação da DM9DDB, que completa: Ao invés de impor um discurso, criamos uma plataforma simples e amigável para que os próprios consumidores construam a sua relação com a marca. O que eles ganham com isso? Autonomia. E a chance de desfrutar dos primeiros raios do Sol 24 horas por dia, onde quer que estejam explica. Justamente por ser web 2.0, a campanha é um movimento vivo e crescerá indefinidamente por meio da contribuição dos consumidores e admiradores de SUNDOWN®
Para publicar fotos, o interessado deve se registrar no grupo Screensaver Sundown do Flickr, ler as normas e enviar o material. Qualquer pessoa que tenha tirado 6 ou mais fotos do Sol nascendo em qualquer parte do mundo pode submeter as fotos, basta que elas obedeçam os critérios definidos. Com a ação, SUNDOWN se aproxima de seus consumidores ao permitir que eles compartilhem seus registros de viagem para viver uma experiência sensorial inédita.
Com 46,5% de participação de mercado, SUNDOWN® inaugurou a categoria de proteção solar no Brasil. Este ano a marca comemora 25 anos no País estando entre as marcas Top of Mind do verão. Nosso objetivo com este projeto é democratizar um dos momentos mais bonitos do dia possibilitando que o brasileiro possa conferir, por exemplo, o nascer do sol no Havaí sem precisar para isso sair do lugar, finaliza Evelin.
FICHA TÉCNICA
Título: Endless Sunrise
Cliente: Sundown
Produto: Institucional
Agência: DM9DDB
Direção de Criação: Moacyr Netto, Pedro Gravena, Julio Andery, Rodolfo Sampaio, Sérgio Valente
Criação: Moacyr Netto, Marcelo Jesus Dias, Leonardo Ehrlich, Pedro Gravena.
Atendimento: Michelle Martins / Gabriela Guzzardi / Ricardo Zanella
Produção Internet: Denis Gustavo, Leslie Foresta
Produtora: Savoir tecnologia
Mídia: Fabio Saad
Cliente: Marcelo Scatolini, Evelin Giometti; Loara Villares