Você é Mané?

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A DPZ Propaganda lançou oficialmente nesta semana a DPZRio10, braço de negócios da agência na cidade do Rio de Janeiro e que vai responder por ações de marketing cultural, social, esportivo e meio ambiente. O trabalho já começa com 38 projetos que serão tocados a partir de 2011 – entre eles a campanha “Deixa de ser Mané”, que foi criada para a instituição Rio Como Vamos. O objetivo da campanha da DPZRIO10 é conscientizar a população para a cidadania, evitando atitudes que prejudicam a cidade em pequenos detalhes que muitos não dão atenção, como fazer xixi na rua, andar pelo acostamento, ou estacionar na vaga reservada a pessoas especiais ou idosos.

Todo o planejamento da campanha tem como figura central o personagem Mané, que está pronto, à espera de patrocinadores. A DPZRIO10 vai abrir sua carteira de projetos aos clientes e não clientes da DPZ dispostos a atuar de forma consciente e aproveitar para engajar-se nesse momento de recuperação da imagem do Rio de Janeiro. Para eles, além do projeto do Mané serão apresentados outros já em andamento e formação quanto às necessidades de realização, detalha Fre Zaragoza, diretor da DPZRIO10. Segundo Rubem Duailibi, outro diretor do novo braço de negócios da DPZ, a expectativa é lançar o Mané com muita força já no carnaval do ano que vem, com material para mídia impressa, TV, outdoor, bussdoor, mobiliário urbano e tudo mais que se possa imaginar – até mesmo palito de picolé, com mensagem para que ele não seja jogado no chão.

A estratégia de criação da DPZRIO10 foi iniciada ainda no ano passado, logo depois do anúncio da escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Neste ano a DPZ Rio comemora 40 anos de atividades na Cidade Maravilhosa e a DPZRIO10 é uma forma da DPZ participar mais ativamente da vida do Estado que a recebeu ainda em 1970. A DPZRIO10 será um braço da agência para atuar em ações de marketing ligadas a todos os aspectos econômicos, culturais, sociais, de meio ambiente e esportivos que envolvam a Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Claro que os grandes eventos esportivos serão vitais para a economia local, mas a abrangência disso também trará impactos em todas as demais áreas. É esse o foco de business da DPZRIO10.

A idéia é que haja aproveitamento da experiência da DPZ para uso em toda e qualquer forma de desenvolvimento de negócios que envolva o Rio de Janeiro. A estratégia é usar toda a expertise da agência e seu conhecimento do mercado carioca para promover e realizar ações para empresas de todos os segmentos, assim como para o setor público, nos próximos 10 anos. “Por isso o nome traz o número 10. O 10 é um número emblemático, representa sucesso, o máximo de um conceito. Formamos um núcleo muito forte de pessoas para trabalhar especificamente na formatação de negócios voltados às iniciativas de empresas e dos governos, entre elas as decorrentes das copas de 2010 e 2014 e Olimpíadas de 2016. As ações, públicas ou não, com essa inspiração de tornar melhor, mais bonita e ainda mais agradável a paisagem carioca fazem parte de nossa estratégia”, conta Roberto Duailibi, sócio-diretor da DPZ.

A vinculação da DPZ com o Rio confunde-se com a própria história da agência, na medida em que apenas dois anos após sua fundação, em São Paulo, houve a criação da DPZ Rio, que sempre teve sede própria e durante todos esses anos escreveu sua história com base no atendimento e cases de sucessos de clientes como Coca-Cola, Souza Cruz, Petrobras, BR Distribuidora, BNDES, CHL, FIRJAN, entre outros. “A DPZRIO10 é uma forma de reafirmar nosso comprometimento com a cidade. O Rio sempre foi entendido pela DPZ como um local de grandes potencialidades”, acrescenta Ronaldo Rangel, diretor-geral da DPZ-Rio.

“Nossas equipes sempre entenderam muito do Rio, até porque são formadas da maneira mais plural e profissional possível. Agora, reforçada com novas cabeças, com gente estratégica e com expertise nos negócios que surgirem com vistas ao desenvolvimento da Cidade e Estado do Rio de Janeiro, ligados ou não aos grandes eventos culturais e esportivos, a DPZ será ainda mais agressiva e competitiva”, conta Flávio Conti, diretor-geral da DPZ.

Do time fazem parte, entre outros, Frê Zaragoza, que cuida na DPZ de Assuntos Estratégicos, Rubem Duailibi, que na DPZ cuida da Área de Novos Negócios, Ricardo Caracas com passagens por vários projetos culturais e esportivos e que tem vasta carreira na área de propaganda e marketing nesses campos e Carlos Campana, especialista em Marketing e Publicidade, com amplo conhecimento técnico na iniciativa privada e governamental.

“Criar para o Rio é algo que sempre nos motivou como agência de propaganda. Temos em nossa história um mundo de experiências com marcas e produtos sempre mantendo o bom gosto criativo e a irreverência que nos caracterizou”, informa José Zaragoza, o Z, da DPZ, sócio-diretor da agência. Esses ingredientes, segundo ele, estão embutidos na nova DPZRIO10.

A implantação da DPZRIO10 se dá de forma imediata, em Ipanema, onde a DPZ possui dois andares no famoso edifício Fórum Ipanema. As modificações foram pequenas, feitas apenas para acoplar a nova equipe. A atuação será conjunta em assuntos administrativos e de infra-estrutura, mas a gestão, prospecção, estratégia de negócios e relacionamentos terão tratamento absolutamente isolado, de forma autônoma. “A DPZRIO10 é um braço da DPZ para atuação nas coisas do marketing ligadas ao desenvolvimento da cidade e Estado do Rio de Janeiro. Para nós, haverá grandes transformações e queremos participar desse processo. Queremos fazer parte desse ambiente, caminhar juntos e de forma comprometida com esses ideais que certamente irão influenciar e modificar não só a paisagem, mas a vida das pessoas”, comenta Frê Zaragoza. Para ele, A DPZRIO10, que traz o DNA criativo da DPZ, pretende abrir várias frentes, fazer parcerias com as iniciativas privadas e públicas, atuar nas ações mais importantes que estão sendo desenvolvidas por empresas, Governo do Estado e Prefeitura.

A DPZRIO10 já começa com a responsabilidade de conduzir quatro importantes projetos, todos muito ligados à preservação da memória, à melhoria de vida e à cultura da cidade:
 

E VOCÊ, AFINAL, É OU NÃO É MANÉ?


“A campanha se apóia na ideia de que cada um de nós tem uma contribuição a dar para a cidade. A DPZ acolheu nosso projeto de melhoria da qualidade de vida no Rio”, destaca Rosiska Darcy, presidente da Rio Como Vamos. Mais do que uma campanha, o projeto é visto como um movimento que não tem hora para terminar, disse o redator Fabio Cardoso, que apresentou o projeto. O Mané é caracterizado pela imagem de uma pessoa com um sorvete na testa e uma cara de esperto. Com os patrocínios fechados até o carnaval, até a camiseta do bloco ‘Me beija que não sou Mané’ já está pronta, diz Cardoso.

Até agora foram recebidos 150 projetos de ONGs, agências de marketing cultural e esportivo, curadores, associações de classe entidades de turismo e ensino. Desses, foram selecionados alguns que já começarão a ser tocados, como a comunicação da Orquestra Sinfônica Brasileira, que completou 70 anos em 2010, a restauração de 450 monumentos do Rio até 2015, quando a cidade completa 450 anos, a Feira de Arte Contemporânea, com 80 galerias de arte de todo o mundo, em 2011, a recuperação e modernização dos campos de futebol do Aterro do Flamengo e o patrocínio à Banda de Ipanema. Além desses, há a Casa do Samba, projeto que visa a preservação da memória do samba e que já tem o apoio do jornalista Sergio Cabral e da prefeitura do Rio, que cederá o prédio da antiga sede do Automóvel Clube como endereço do espaço.

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