As novidades do Cannes Lions 2007

0

Durante palestra realizada hoje, no Porão da Bienal de São Paulo, pelo jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes no Brasil, o presidente desta que é a premiação mais importante da propaganda mundial,  Philip Thomas, apresentou números da participação brasileira e falou da preocupação dos organizadores em fazer um evento cada vez melhor e diferente. Segundo o CEO, não há como prever o número de inscrições em 2007, mas a expectativa é de manutenção do crescimento entre 10% e 20%. Ele ressaltou também a importância da escolha dos jurados, afirmando que neste ano a organização foi bem criteriosa para ter “os melhores jurados do mundo, no melhor evento do setor”.

Sobre as mudanças na publicidade e o surgimento de novos mercados, Thomas citou exemplos como o da Tailândia, Índia, China, Coréia e países do Oriente Médio. Na sua opinião, estes países devem aumentar sua representatividade no Palais des Festivals.

O CEO escolheu o Brasil como o primeiro país a visitar após sua posse devido à expressiva participação dos delegados brasileiros e dos resultados alcançados nos últimos dez anos. “O Brasil só perde em número de delegação para Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Japão. Isso é fantástico”, disse. Em 2006, foram 450 delegados nacionais.

Ele também detalhou as novidades para a 54ª edição já anunciadas anteriormente como a criação do prêmio Network do Ano e do The Integrated Lions, além da ampliação da participação dos estudantes e do Content Showcase. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo:

A primeira novidade é o Content Showcase, área de exibição dentro do Palais des Festivals, onde criadores e provedores de conteúdo, entre todas as plataformas de mídia, poderão mostrar seus produtos e qualificações para os 10 mil participantes. Haverá dentro das áreas designadas e no complemento aos quiosques uma série de conteúdos relacionados aos workshops disponíveis a todos os delegados registrados. Dez workshops de Conteúdo serão realizados de 18 (segunda-feira) a 22 de junho (sexta-feira). Os delegados que quiserem participar poderão fazer sua reserva on-line em www.canneslions.com, sem nenhum custo adicional.

A criação da categoria denominada Integrated Lions, que se junta ao Titanium Lions, formando a The Titanium and Integrated Lions, também foi anunciada no ano passado. Reunirá as campanhas integradas que utilizem três ou mais mídias diferentes e que sejam idéias inovadoras. Todos os trabalhos serão analisados por um único júri. Após a definição do shortlist, serão concedidos Leões e Grand Prix para Integrated e Titanium, podendo a campanha ganhar por Integrated, por Titanium ou pelos dois. Os participantes não precisarão especificar se estão inscrevendo um trabalho em Titanium ou Integrated. O Integrated Lions homenageia campanhas integradas de alto padrão. Já Titanium Lions celebra o trabalho que faz a indústria parar e reconsiderar o caminho futuro, significando idéias inovadoras, seja uma totalmente nova ou existente em formato diferenciado. A nova categoria passa a integrar campanhas que integrem mais de três mídias e que também podem concorrer em Titanium.

A abertura do espaço para estudantes é outro ponto alto da edição 2007. Alunos que estejam cursando Marketing e Publicidade também podem se inscrever no evento, com preço diferenciado, mas com iguais direitos concedidos aos delegados. Além disso, professores que acompanharem as delegações universitárias terão gratuidade no momento da inscrição.

Os organizadores de Cannes Lions instituíram um novo prêmio para redes de agências. O Network do Ano (Network of the Year) homenageará a rede mundial mais premiada ao avaliar o sucesso de suas agências em todas as categorias inscritas em Cannes. Ou seja, será avaliado o trabalho realizado não apenas pela agência, mas por todas as integrantes da rede. Para efeito de cálculo da pontuação, a empresa em questão deve ser a principal ou de propriedade majoritária da rede. O cálculo para o Prêmio Network do Ano será baseado na combinação de pontos ganhos por uma agência por todos seus trabalhos na shortlist e demais prêmios. A pontuação seguirá a seguinte norma: Titanium Grand Prix (12 pontos), os demais Grand Prix (10), Titanium Lion (10), Leão de Ouro em Promo e Integrated Lion (7), Leão de Prata (5), Leão de Bronze (3) e incluído na shortlist (1). O Network do Ano será concedido ao vencedor na noite do dia 23 de junho, sábado, durante a cerimônia de premiação das competições Film, Titanium e Integrated.


 

 

Share.

About Author

Comments are closed.