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Asas universitárias

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As três equipes de AeroDesign, formadas por 39 estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e Universidade Federal de Itajubá, estão com os três aviões prontos para representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, iniciativa a cargo da SAE International, programada para ocorrer entre 4 e 6 de maio próximos, em Dallas, no estado do Texas, Estados Unidos. Os aviões, em escala reduzida e radiocontrolados, foram projetados, construídos e testados pelos estudantes dentro das faculdades. Na SAE Aerodesign East estão inscritas 73 equipes, constituídas por estudantes da Europa e América do Norte, além do Brasil. As equipes brasileiras conquistaram as vagas na competição ao receberem as melhores pontuações na VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em setembro de 2006, em São José dos Campos, SP.

Pela Classe Regular, na qual o Brasil já foi campeão três vezes nos Estados Unidos em (em 2002, 2005 e 2006), a equipe Keep Flying, da Poli/USP, campeã da Competição SAE BRASIL AeroDesign, ano passado, levará um avião simples, segundo o capitão da equipe, o estudante Rodrigo Sauri. A estratégia da equipe para o projeto apresentar bom desempenho nos EUA foi projetar todas as estruturas do protótipo de maneira simultânea visando obter uma otimização global da aeronave. O avião da equipe é monoplano, pesa 2,6 quilos e é capaz de carregar até 10 quilos. Da mesma categoria, a equipe mineira Uirá, de Itajubá, vice-campeã da competição brasileira em 2006, aposta em um avião de 3,5 quilos, capaz de carregar 11,1 quilos.

RUMO AO BICAMPEONATO – Pela Classe Aberta, o Brasil estará representado pela equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, que acumula os títulos de campeã brasileira e campeã da SAE Aerodesign East Competition em 2006. A equipe aponta como ponto forte do projeto a leveza, obtida com a utilização de vários materiais, principalmente madeira balsa, e a aplicação de elastômero (espécie de borracha) no lugar da mola de fibra do sistema de amortecimento. O monoplano pesa 5 quilos e foi projetado para carregar até 20 quilos em carga útil. “Estamos otimistas para o bicampeonato, porque aperfeiçoamos o projeto”, destaca Cecília Pereira Machado, responsável pela parte estrutural do avião e a única mulher da equipe.

O Projeto AeroDesign é uma iniciativa da SAE BRASIL, sociedade dos engenheiros da mobilidade, cujo início data de 1999 e que deverá realizar-se pela nona vez consecutiva no próximo mês de outubro,

A Competição tem sido alvo de grande interesse no meio universitário, envolvendo sempre número crescente de estudantes em nível de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, atraídos pelo desafio de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com o Regulamento da Competição, capazes de superar sucessivas baterias de testes demonstrando capacidade de vôo controlado, para cargas úteis crescentes, até as condições limite do projeto. A avaliação e classificação das melhores equipes são feitas por meio de duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, a Competição SAE BRASIL AeroDesign demonstra o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos Estados Unidos. “Nesta Competição, mostramos para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico”, afirma Fistarol.

Veja as melhores colocações das equipes brasileiras nos Estados Unidos:

CLASSE REGULAR
1º lugar em 2006 – Equipe ALE-UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais.
2º lugar em 2006 – Equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia.
3º lugar em 2005 – Equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
3º lugar em 2004 – Equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004).
2º lugar em 2004 – Equipe CEAV/UAV, da Universidade Federal de Minas Gerais,
1º lugar em 2002 – Equipe Hércules/Abaquaraçu, da Escola de Engenharia de São Carlos/ USP.
2º lugar em 2001 – Equipe Aer2001, do Instituto de Tecnologia Aeroespacial – ITA.
2º lugar em 2000 – Equipe EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

CLASSE ABERTA
1º lugar em 2006 – Equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos/USP.
4º lugar em 2005 – Equipe Leviatã, do ITA.
3º lugar em 2004 – Equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

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