BRASIL TEM 104,7 MILHÕES DE LEITORES, DIZ IBOPE

0

O Brasil tem, aproximadamente, 104,7 milhões de leitores, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro a partir de entrevistas feitas pelo IBOPE Inteligência. A pesquisa considera leitores aqueles que leram (integral ou parcialmente) pelo menos um livro nos 3 meses anteriores à pesquisa.

Entre as principais razões para a leitura estão gosto (25%), atualização cultural ou conhecimento geral (19%) e distração (15%). Na hora de escolher o livro, 30% dos entrevistados são influenciados pelo assunto abordado e 12% pelo autor da obra. A opinião de outras pessoas, o título do livro e capa são importantes para 11% dos entrevistados.

A pesquisa é realizada desde 2007 pelo Instituto Pró-Livro e tem o objetivo de “promover a análise e o debate sobre a situação da leitura no Brasil e apontar caminhos para transformar o Brasil em um país de leitores”, afirma Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-livro e coordenadora da pesquisa.

No site do Instituto Pró-Livro é possível fazer o download da pesquisa completa e do livro Retratos da Leitura no Brasil 4. A pesquisa tem informações sobre frequência de leitura, tipo de material lido, locais preferidos para leitura, hábitos de compra e perfil dos compradores de livros. O livro apresenta análises de renomados especialistas em relação à pesquisa.

Acesso à pesquisa: http://prolivro.org.br/home/confirme

Acesso ao livro: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.