BRASILEIROS SÃO LOUCOS POR LIMPEZA

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Nem mesmo os momentos de instabilidades econômicas afetaram de forma significativa o consumo dos produtos de limpeza no Brasil no primeiro semestre. De acordo com as conclusões do Consumer Insights, elaborado pela Kantar Worldpanel, a cesta que inclui esses itens seguiu crescendo em valor e volume em relação ao mesmo período de 2015.  As categorias especialistas e básicas, inclusive, conseguiram capturar novos compradores. Na região metropolitana do país, que responde a 37% dos lares e 34% do volume da cesta, registrou-se um aumento de 17% no valor gasto com os artigos, enquanto unidades e volume em toneladas, respectivamente, atingiram alta de 6% e 8% nos primeiros seis meses de 2016 em relação ao ano passado. No interior, que corresponde a 63% dos domicílios e 66% do volume da cesta, os números tiveram elevação de 11% (valor) e 2% (volume em toneladas).

 

O estudo apontou ainda que enquanto 57% das categorias de limpeza estão no estágio desenvolvidas* nas metrópoles, com destaque para detergente, detergente líquido para roupa, inseticida, tira manchas e limpador brilho, no interior o índice chega a 52%, região em que o sabão em pedra, detergente em pó, amaciantes, água sanitária e espoja de aço têm mais força.

 

Ainda de acordo com os dados, o mercado das metrópoles é mais premium, os consumidores buscam por itens de maior valor agregado, e a frequência é estimulada por compras de necessidades específicas principalmente em lares menores e de classes mais altas.

 

*A Kantar Worldpanel considerou como desenvolvidas categorias com mais de 50% de penetração.

 

Sobre a Kantar Worldpanel

 

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.

 

Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.

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