CANNES LIONS 2018: P&G EM DEFESA DA IGUALDADE DE GÊNERO

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Procter & Gamble Company (NYSE: PG) anunciou ontem, dia 18 de junho de 2018, no Festival Internacional de Criatividade, Cannes Lions,  seu compromisso quanto à igualdade de gênero mediante uma série de novas ações, compromissos e parcerias a fim de aumentar a diversidade em toda a cadeia criativa de produção e distribuição, levando a retratos mais precisos e positivos de mulheres na área de publicidade e mídia, além de conduzir ao crescimento e bem social.

Mulheres são retratadas de maneira imprecisa ou negativa em 29% dos anúncios e programas de mídia*, sendo que elas continuam a ser sub-representadas atrás das câmeras: apenas 32% dos diretores de marketing, 33% dos diretores de criação e meros 10% dos diretores comerciais são mulheres. Estas questões persistem a despeito da evidência que anúncios de igualdade de gênero alcançam 10% mais confiança e 26% mais crescimento de vendas*.

Para enfrentar estas questões, a P&G chamou a uma ambição de atingir 100% de retratos precisos e positivos de mulheres na área de publicidade e mídia, apoiada pela igual representação de mulheres e homens na cadeia criativa de produção e distribuição. A P&G está conduzindo um conjunto abrangente de ações ao fazer sua parte em construir, estimular e conectar uma sequência de diversos talentos femininos em oportunidades de publicidade, mídia e conteúdo como uma solução sistêmica. Reconhecendo a importância da total participação da indústria, a empresa está trabalhando com o movimento #SeeHer da Associação Nacional de Anunciantes (ANA) e outras iniciativas industriais, incluindo a Aliança de Mulheres sem Estereótipo das Nações Unidas, a fim de convidar outros anunciantes, agências e desenvolvedores de conteúdo a conduzir mudanças mediante o ecossistema comercial.

“Uma vez que as maiores mentes criativas do mundo irão se reunir para comemorar a criatividade, estamos comprometidos em fazer nossa parte com ações significativas para avançar na igualdade de gênero em publicidade, mídia e linha de frente criativa nos próximos cinco anos”, disse Marc Pritchard, diretor de marcas na Procter & Gamble. “Sabemos também que nenhuma empresa pode fazer isto sozinha e sendo assim, esperamos inspirar outros a serem agentes de mudança para acelerar este momento.”

Como parte do compromisso, a P&G anunciou parcerias com líderes da indústria conduzindo a igual representação e retratos positivos de mulheres na mídia:

  • The Queen Collective: indicada ao Oscar e vencedora de um Globo de Ouro, Emmy e prêmio SAG, Queen Latifah, junto com sua Unidade de Aromas da Empresa de Produção e a Queen Collective visam acelerar a igualdade de gênero e racial atrás das câmeras. Ao criar a distribuição para filmes produzidos por diversas diretoras, Queen Latifah baseia seu histórico de limites desafiadores em música, cinema e outros empreendimentos artísticos. Inicialmente, a iniciativa dará a luz verde a dois filmes produzidos por diretoras através de uma importante parceria de distribuição. Em 2016, as mulheres compreendiam apenas 4% dos diretores trabalhando em 250 filmes campeões de bilheteria. Isto cria desafios não apenas na filmagem, mas também na produção de outros meios como publicidade. A Queen Collective irá estimular as principais diretoras em uma parceria com a P&G, HP, Inc., Smirnoff, Wieden+Kennedy, Marina Maher Communications / Ketchum +, United Talent Agency Marketing e Tribeca Studios.
  • Katie Couric Media: A mais recente empresa da premiada jornalista fará parceria com patrocinadores em plataformas de distribuição para criar conteúdo inteligente, profundo e de empoderamento. Inspirado por seu envolvimento no conselho consultivo da #SeeHer, uma iniciativa da Associação Nacional de Anunciantes, Couric fará parceria com as principais marcas a fim de cooperar no conteúdo que reflete seus valores mútuos e compromisso com importantes questões. Katie Couric Media será conduzida por uma equipe feminina para produzir e distribuir histórias em uma variedade de formatos alavancando o poder e o alcance do panorama da mídia em constante mudança, incluindo séries digitais, documentários, projetos dirigidos, podcasts e programação ao vivo em plataformas que melhor alcançam públicos alvo interessados em conteúdo específico.
  • Free The Bid: Fundada por Alma Har’el em respostaàsua experiência pessoal de falta de oportunidades para diretoras de publicidade, esta organização defende iguais oportunidades com o fim de oferecer trabalhos comerciais na indústria da publicidade. A P&G e suas marcas estão assumindo o compromisso de incluir uma diretora em qualquer projeto comercial de tripla oferta. Em paralelo, a maior agência de parceria da P&G, Publicis Groupe, está ampliando sua promessa de cobrir todas suas agências e redes ao redor do mundo. A P&G também está comprometida em ajudar a expandir a Free the Bid em todo o mundo durante os próximos três anos em parceria com a HP Inc. e o Publicis Groupe para dobrar o número de diretoras da Free The Bid e expandir a 20 países.
  • #SheIsEqual Summit: Para compartilhar o sucesso criativo e inspirar a ação mais ampla pela igualdade de gênero, a Global Citizen e a P&G farão parceria e irão organizar o primeiro #SheIsEqual Summit em 28 de setembro de 2018 em Nova York durante a Semana da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento irá reunir governos, empresas do setor privado e influenciadores da publicidade, mídia e entretenimento para compartilhar perspectivas sobre a igualdade de gênero, empoderamento econômico das mulheres, educação de meninas e advocacia através da lente de representação feminina na mídia, marketing, tecnologia e entretenimento. Madonna Badger, presidente de júri da Glass Lions e diretora da See It Be It irá organizar uma “Amostra Criativa” em parceria com Phillip Thomas, diretor executivo da Cannes Lions, a fim de destacar e celebrar o melhor trabalho da Glass Lions 2018 e novas competições da SDG Lions que retratam positivamente um mundo igualitário. A iniciativa #SeeHer da ANA irá criar sessões que discutirão o papel que a mídia representa na sociedade e a importância da representação precisa das mulheres no entretenimento.

“A igualdade de gênero é boa para a sociedade e os negócios”, disse Pritchard. “Algumas das marcas de melhor desempenho da P&G têm as campanhas de maior igualdade de gênero – Always Like a Girl, SKII Change Destiny, Olay Live Fearlessly… bem como Tide, Ariel, Dawn e Swiffer que mostram homens compartilhando a carga nas tarefas domésticas. É claro que promover a igualdade de gênero não é apenas uma força para o bem, mas também uma força para o crescimento.”

“Tenho participado na indústria do entretenimento por décadas e sei que retratar mulheres – e especialmente mulheres negras – de modo sincero requer uma equipe diversa tanto na frente como atrás das câmeras. Quando temos mulheres de diversas origens atrás das câmeras, contamos histórias com percepções mais aguçadas e mais honestas que ressoam com mais profundidade com as pessoas”, disse Queen Latifah.

“Em toda minha carreira, trabalhei em muitas salas de redação, contando muitos tipos de histórias. Minha missão para Katie Couric Media é conduzir uma equipe feminina em parceria com as marcas de liderança que compartilham nossos valores em desenvolver conteúdo significativo que irão ajudar as pessoas a navegar em nosso complicado mundo, promover o entendimento e enriquecer suas vidas”, disse Katie Couric.

*estudo #SeeHer da Associação Nacional de Anunciantes.

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Sobre o autor

Carlos Franco

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