CORONAVÍRUS: OS REFLEXOS NO COMPORTAMENTO SOCIOECONÔMICO

0

Com a evolução do Covid-19 no Brasil, diversas projeções e estimativas foram revistas, setores da economia profundamente impactados e a vida das pessoas transformada com a adoção de medidas preventivas, incluindo a quarentena. Para informar a sociedade sobre essas mudanças e suas consequências, a Kantar está trabalhando em uma constante análise da evolução da pandemia e os impactos no Brasil. As análises serão publicadas periodicamente e as primeiras impressões estão reunidas abaixo:

Durante o período de 16 a 19 de março, 542 respondentes ajudaram a mapear como o consumidor brasileiro está se comportando frente à pandemia do novo coronavírus, quais são as principais atitudes e preocupações nesse momento. Para 21% dos brasileiros, a saúde dos filhos e de crianças da família vem em primeiro lugar, seguido pela saúde dos mais velhos (17%) e das pessoas em geral (16%). Sair somente para o necessário, como bancos e supermercados, reflete a opinião de 74% da população. Chama a atenção o dado de que 67% deixaram de sair para bares e restaurantes e outros 66% deixaram de frequentar shoppings e parques.

Comprar alimentos saudáveis e nutritivos passou a ser mais importante para 27% das pessoas, assim como a compra de alimentos frescos é essencial para 21%, mesma porcentagem que considera comprar mais produtos de limpeza. Estocar alimentos básicos, como arroz e carne aparece como relevante para 20%, mesma parcela que aponta comprar remédios para gripe e resfriado como uma atitude considerada.

A busca pela informação

A TV aparece como o meio mais confiável para se obter informações sobre o novo coronavírus, para 77% da população. Dentre os respondentes, apesar da ampla divulgação, sobretudo em redes sociais e aplicativos de mensagens, 66% disse não saber que as operadoras de TV por assinatura abriram alguns canais que antes eram exclusivos. Outros 60% não sabem que existe aplicativo com informações sobre o coronavírus. Já a grande maioria (93%) disse saber que os campeonatos de futebol foram cancelados, ao passo que 76% disse ouvir falar que museus, cinemas e teatros não funcionarão nos próximos dias.

As recomendações de ficar em casa, a suspensão das aulas e a adoção do home office como alternativa de muitos funcionários afetaram a audiência da TV. Mais pessoas em casa e por mais tempo refletem em um aumento no consumo da programação, com destaque para os jornalísticos (alta de 17%) e os infantis (alta de 14%). O número de jovens e crianças que assistem TV aumenta a cada dia e essa é uma tendência comum no Brasil e nos países da América Latina.

Já em redes sociais, as conversas no Twitter sobre o novo coronavírus representaram 72% de tudo o que foi falado sobre Covid-19 no Brasil nos últimos 10 dias.

Esse primeiro levantamento está disponível no site https://br.kantar.com/covid-19/, que trará atualizações periodicamente durante todo o período de atenção ao novo coronavírus.

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP