EM BUSCA DA FELICIDADE

0

Com a aproximação do fim do ano, é chegada a hora de fazer um balanço, se questionar e refletir sobre vários aspectos da vida. A pergunta é: você está feliz com o que conquistou? Levantamento realizado pela plataforma de pesquisa online CONECTAí revela que atualmente 57% dos brasileiros internautas estão felizes e 23% estão muito felizes. Entre os gêneros, as mulheres se dizem mais felizes do que os homens: 81% delas se consideram felizes ou muito felizes contra 77% dos homens.

Ao comparar 2014 com 2013, 66% dos entrevistados disseram que a vida melhorou. A avaliação positiva é maior entre os jovens de 16 a 24 anos, com 73% deles considerando melhora, e nas classes B e C, com 65% e 63%, respectivamente. As regiões com maior número de pessoas que dizem ter melhorado suas vidas são Centro-Oeste e Norte, ambas com 70%.

A pesquisa revela ainda quais são as válvulas de escape utilizadas pelos brasileiros para aliviar o estresse do dia-a-dia. Comer guloseimas aparece em primeiro lugar para 58% dos respondentes, principalmente nas regiões Sul e Sudeste (62% e 59%, respectivamente). As compras por impulso também são apontadas pelos brasileiros como ações praticadas para diminuir o estresse, tendo sido a resposta de 39% do universo dos internautas.

E qual é a expectativa para o próximo ano? 94% dos brasileiros se mostram otimistas, dizendo que a vida vai melhorar em 2015. Questionados sobre o que precisa mudar para que se sintam mais felizes, 57% dos internautas querem mais dinheiro no bolso e 36% desejam melhorias no trabalho. Os outros itens mais mencionados são moradia (22%), viagens (21%) e melhorias nos governos/políticos (21%).

Entre os símbolos de felicidade, a família vem em primeiro lugar para 67% dos brasileiros. Saúde é citada por 30% dos entrevistados e o dinheiro aparece em terceiro lugar, com 19% das menções. “Os dados mostram que os brasileiros estão felizes com suas vidas pessoais, mas quando questionados sobre a situação do país o otimismo diminui”, diz a diretora do CONECTA, Laure Castelnau.

Outra pesquisa, realizada pela WIN (Worldwide Independent Network) em parceria com o CONECTA identificou que, com relação à evolução do país, o brasileiro está menos otimista: apenas 49% acham que 2015 será melhor do que 2014, 26% dizem que será pior e 22% que será igual. Com relação à economia do país, 35% dizem que 2015 será um ano de maior prosperidade econômica que 2014, 24% dizem que será igual e 38% acreditam que o próximo ano será de maior dificuldade econômica.

A pesquisa sobre felicidade foi realizada em outubro/novembro de 2014, com 10.612 internautas participantes do painel CONECTAí, de todas as regiões brasileiras. Já a pesquisa da WIN, que inclui diversos países, deve ser concluída e divulgada no começo do próximo ano.

Sobre o CONECTA

CONECTA é a plataforma web do IBOPE Inteligência, organização do Grupo IBOPE. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa online tradicional, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras de marketing digital.

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.