HOMENS ESTÃO CONFIANTES E… VAIDOSOS

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Segundo o último Estudo Global de Confiança do Consumidor da Nielsen, 18% dos homens brasileiros acreditam que a economia deve melhorar nos próximos 12 meses, sendo que apenas 11% das mulheres têm a mesma opinião. No cenário de consumo, 46% deles acreditam que vivem o momento certo para comprar coisas que desejam, pois são mais confiantes e economizam mais. Diante desses índices, onde será que os homens brasileiros estão desembolsando mais? Segundo pesquisa Nielsen sobre o Mercado Masculino (Male Market), o setor de Higiene & Beleza, que está em ascensão, é uma das principais opções, visto que cuidar da aparência pode ser trazer benéficos a um baixo custo em tempos difíceis na economia. 
 
No período de junho de 2014 a junho de 2015, o público masculino foi responsável por 35% dos gastos dos itens de Higiene e Beleza, entre shampoo, condicionar, tintura, lâminas, sabonete, desodorante, face care (produtos de tratamento para rosto), body care (produtos de tratamento para corpo) e perfumes. “Isso ocorre, pois muitos homens preferem comprar os produtos em lojas do varejo e utilizar em casa, ao invés de ir até o salão de beleza”, explica Margareth Utimura, especialista de indústria da Nielsen. 
 
A compra desses itens foi mais concentrada em produtos de necessidade básica, assim como shampoo, desodorante, lâminas para barbear, shampoo e condicionador. Essas categorias masculinas de necessidades básicas cresceram, no total, 2,3% em volume de vendas. Mas, segundo Margareth Utimura, somente a categoria shampoo “men” (focados no universo masculino) obteve crescimento expressivo em relação ao total do mercado. A categoria condicionador apresentou resultado negativo, talvez por falta de ações que estimulem o público masculino para a compra de um produto especifico para eles. “Em muitos casos, o público masculino está consumindo itens que não foram criados especificamente para eles e optam por produtos utilizados em casa por toda a família. Por isso, itens considerados “men” (focados no universo masculino) não tiveram dados mais representativos de vendas”, explica ela.
 
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Já entre os itens de necessidade ocasional, os gastos com esses produtos no geral, entre perfumes, colônias, hidratantes, cremes para barbear e pós-barba, cresceram 10% por pessoa, na comparação no período de junho de 2015 a junho de 2014.  Quando se trata de hidratantes para o corpo, os gastos aumentaram 18,9%. O canal porta-a-porta foi destaque para o crescimento.
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Em relação às preferências dentro de necessidade ocasional entre as diferentes faixas etárias, “homens de 19 a 25 anos contribuíram para o crescimento de 44% da categoria de hidratantes para o corpo, comportamento que aponta para um homem cada vez mais vaidoso”, destaca Margareth. Já na faixa etária de 36 a 45 anos, o público masculino contribuiu com 66% de crescimento para a categoria perfumes.
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A especialista na indústria explica que mesmo com dados positivos do mercado masculino de Higiene e Beleza, hoje, muitos homens brasileiros não utilizam produtos específicos, talvez por falta de informação ou estímulos de ações no ponto de venda e com a mídia. No caso da categoria desodorantes, por exemplo, cerca de 30% dos homens utilizam produtos que não foram desenvolvidos especialmente para esse público. “Por isso, indústria e varejo precisam ter um posicionamento mais impactante para o mercado de H&B masculino e enriquecer o ponto de venda com marcas e versões voltadas para esse público. Também devem trabalhar de melhor forma a comunicação nesses locais com ações promocionais que facilitem o entendimento dos homens”. 
E onde esses consumidores buscam informações sobre esse mercado? Segundo a Nielsen, a internet é um dos melhores meios para encontra-los. Os homens se atualizam e buscam novidades principalmente através das redes sociais, e-mail, vídeos, portais e sites de notícias. 
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SOBRE A NIELSEN – A Nielsen Holding N.V. (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial.
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