IBOPE MAPEIA HÁBITOS DO CONSUMIDOR DE CULTURA POP

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O fã de entretenimento tem de 18 a 34 anos (68%), mora no Sudeste (60%), tem ensino superior completo ou está cursando (65%), tem renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos (64%) e 91% fazem compras online. É o que revela a quarta edição da Geek Power, pesquisa realizada pelo Omelete Group, maior conglomerado de empresas de cultura pop do país, dessa vez em parceria com o CONECTA – plataforma web do IBOPE Inteligencia.

Com mais de 100 perguntas que ficaram no ar no portal Omelete – www.omelete.com.br – durante 14 dias, a pesquisa coletou mais de 26 mil participações, com o objetivo de mapear o perfil desse consumidor de ponta a ponta.

Nerds conectados
74% dos entrevistados declaram se manter online ao menos 6 horas por dia, sendo que 41% se declaram online enquanto está acordado. A média online do país é 10 horas online/dia. O smartphone é o meio mais usado para navegar na internet, sendo preferido por 60% das pessoas. Destes, 37% usam a internet para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se informar com notícias.

Nas horas livres a preferência ainda é estar conectado à internet (27%), mas os jogos vêm na sequência (16%), à frente de hábitos tradicionais como assistir TV (13%) e estudar ou ler (13%). Como se espera de um público sempre em busca do que há de mais moderno, 94% afirmam ter um smartphone. O celular também é o aparelho favorito dos gamers: 58% jogam ao menos 1 vez por semana no mobile, contra 46% em consoles e 37% em computadores.

Os internautas são de fato multitelas. Enquanto assistem TV ou jogam videogame, 68% também usam o celular. Comer alguma coisa também é um hábito para 2/3 dos internautas.

Filmes, séries e heróis
Game of Thrones, da HBO, voltou ao posto de série favorita com 36% dos votos. Demolidor (Marvel e Netflix), preferida da edição anterior da pesquisa, caiu para o terceiro lugar com 9%. Stranger Things (Netflix) foi a novidade da lista: mais de 13% consideraram a melhor dos últimos meses!

Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) permanece no pódio como o ator predileto pelo 4º ano seguido (1o%), seguido de Leonardo DiCaprio (7%) e Will Smith (6%). Scarlett Johansson (a Viúva Negra) também manteve seu título de melhor atriz para o público (14%) pelo 3º ano consecutivo. Emma Watson aparece pela primeira vez na segunda posição (13%), seguida de Jodie Foster (9%).

Apesar do sucesso da Marvel entre os atores, o super-herói favorito é da DC Comics: Batman aparece no topo com 28%. E o gênero de filmes preferido é o de ficção científica (27%), em seguida vêm ação (18%) e aventura (13%).

Entre as melhores franquias de todos os tempos, Marvel (18%) e Harry Potter (13%) sobem para segunda e terceira posição, na sequência do clássico Star Wars (21%) – que também levou voto de melhor filme do último ano com Star Wars: O Despertar da Força (28%).

O crescimento de produções próprias da Netflix (Stranger Things, Narcos e Fuller House e as séries em parceria com a Marvel, entre outras) levou a marca para o posto de distribuidora de conteúdo mais admirada, sendo votada por 43% do público.

Preferências e estilo de vida
Além de produções audiovisuais, os entrevistados (75%) não deixam de lado as clássicas histórias em quadrinhos. 55% preferem o “bom e velho” papel, enquanto 25% já migraram para o computador e 12% para o mobile. Entre os leitores, 55% leram 10 ou mais HQs nos últimos 12 meses e 25% leram mais de 10 livros no mesmo período.

Os gamers não ficam pra trás: 83% dos entrevistados jogam algum tipo de game, sendo o FIFA 2016 (13%) o mais jogado nos consoles nos últimos 12 meses, seguido de Batman: Arkham Knight (9%). Entre os personagens favoritos dos jogos, Kratos (20%) lidera a lista, seguido de  Mario (15%) e Pokémon (8%),  graças ao famoso game mobile da Nintendo e Niantic, Pokémon Go.

Mas não só de “rótulos clássicos” que vivem os consumidores de entretenimento. A pesquisa mapeou, inclusive, que eles se preocupam com uma alimentação saudável (89%), praticam algum tipo de atividade física (53%), e, apesar de 37% já possuírem carro, a bike (22%) está cada vez mais presente.

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